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PROCON Santos celebra Mês do Consumidor com programação especial e destaca direitos pouco conhecidos

Atendimentos itinerantes, fiscalizações e ações educativas visam ampliar o acesso à informação e fortalecer a defesa do consumidor

Robson de Castro

15/03/2025 - sábado às 12h00

Em comemoração ao Mês do Consumidor, o PROCON Santos preparou uma série de atividades voltadas à conscientização dos direitos dos consumidores e ao fortalecimento da defesa do consumidor. A programação inclui atendimentos itinerantes, fiscalizações, eventos acadêmicos e ações educativas ao longo de março.

 

Muitos consumidores desconhecem direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), o que pode levar à perda de benefícios importantes. Por exemplo, é ilegal a cobrança de taxa por perda de comanda em bares e restaurantes, sendo responsabilidade do estabelecimento controlar o consumo do cliente.

 

Além disso, os bancos são obrigados a oferecer serviços essenciais gratuitos, como fornecimento de cartão de débito e até 10 folhas de cheque por mês. Outro direito pouco conhecido é que a cobrança de preços diferenciados para homens e mulheres em eventos e casas noturnas é considerada prática abusiva e discriminatória.

 

Programação do Mês do Consumidor em Santos:

15/03 (sábado) – Ação educativa no Shopping Parque Balneário: Das 10h às 16h, em parceria com a Universidade São Judas, estagiários e especialistas do PROCON estarão disponíveis para orientar os consumidores.

 

20/03 (quinta-feira) – Aula Magna na Faculdade de Direito São Judas: O diretor do PROCON Santos, Sidney Vida, ministrará a palestra "Direito do Consumidor na Era Digital: Desafios e Oportunidades para a Nova Geração de Juristas", às 19h30.

 

27 e 28/03 (quinta e sexta-feira) – Encontro Nacional do Sistema de Defesa do Consumidor em Vitória-ES: O PROCON Santos será representado pelo diretor Sidney Vida no evento que reunirá órgãos de defesa do consumidor de todo o país para debater políticas e estratégias de proteção ao consumidor.

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