EVENTO
Em evento com entrada gratuita realizado no sábado (22), no Espaço do Escritório Regional de Governo, em Registro
Robson de Castro
19/02/2025 - quarta às 12h24
O palmito, in natura e presente em diferentes preparos, chama a atenção no Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, que chega sábado (22/02) em Registro. O evento acontece no Espaço do Escritório Regional de Governo, das 11h às 17h, é gratuito e integra o Sabor de São Paulo, maior programa de valorização da gastronomia paulista, promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com o Mundo Mesa e o Senac-SP. Nesta etapa, estão contempladas atrações da Rota Gastronômica Vale do Ribeira, composta pelas regiões turísticas Caminhos da Mata Atlântica, Cavernas da Mata Atlântica e Lagamar.
Quem passar pelo festival poderá degustar receitas e levar para casa o palmito pupunha, típico da região e carro-chefe em pelo menos três endereços que integram esta Rota Gastronômica. Um dos participantes é a Fazenda Vale do Pupunha, ou Palmitolândia, na estrada entre a Barra do Turvo e Iporanga. Como o nome sugere, é um "parque de diversões" para quem gosta do vegetal. O lugar comandado pelo casal Fábio Mayer Braga e Anna Gabriela Araújo tem mais de 100 mil pés de palmito, de onde é retirado o produto usado no preparo de receitas de lasanha, pizza, salada e até brigadeiro. No evento do sábado, serão servidos, além do palmito in natura (foto à esquerda), espaguete de palmito e até uma cerveja.
Também marca presença a Palmito da Fazenda - Green Buffalo, que funciona como restaurante, hamburgueria e empório em Registro. O lugar oferece pratos com ingredientes livres de conservantes e agrotóxicos, no mercado há mais de 20 anos. Estarão à venda tanto o fruto in natura quanto em conserva. Já da cidade de Eldorado, a chef-proprietária Regiane Santos, do Craibeira Cozinha e Bar, apresenta sua Moqueca de peixe com pupunha. O prato clássico do restaurante explora ingredientes típicos do Vale do Ribeira e chama a atenção pelo sabor marcante.
Outros participantes do Festival Sabor de São Paulo são os produtores do Sítio Shimada e Beta Hops Brewing, de Registro, a Cachaçaria J. Rios, de Cananéia, o Rancho Sertanejo, de Juquiá, a produtora Rosilene de França, de Apiaí, o Açaí Space, de Ilha Comprida, e a Cooperafloresta, de Barra do Turvo. Entre os restaurantes, destaque para o Manjuba & Cia, de Ilha Comprida, o Na Canoa, de Cananéia, e a Innsbruck Cervejaria, de Jacupiranga.
Sobre o programa Sabor de São Paulo
O Sabor de São Paulo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, realizado por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com o Mundo Mesa e o Senac-SP, que apresenta, em dez diferentes Rotas Gastronômicas distribuídas por regiões do interior e litoral, os caminhos percorridos por diversos alimentos artesanais, do campo à mesa do consumidor. O programa divulga o rico cenário gastronômico que existe fora da capital, mostrando o dedicado trabalho de produtores regionais e estabelecimentos comerciais, facilitando a compreensão da cadeia de produção do turismo paulista por meio da gastronomia. Entre julho de 2023 e novembro de 2024 foram visitadas 35 regiões turísticas que integram 13 Rotas Gastronômicas pelo Sabor de São Paulo. Ao todo, 6.110 pessoas participaram dos festivais regionais e 1.170 estiveram presentes em capacitações de produtores, profissionais da gastronomia e do turismo de 301 municípios mapeados. O programa também tem apoio de instituições como Sebrae, Faesp, Senar, Aprecesp, Amitesp, prefeituras locais, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Fundo Social.
Serviço:
Festival Gastronômico Sabor de São Paulo
Data: 22 de fevereiro
Horário: das 11h às 17h.
Endereço: Espaço do Escritório Regional de Governo - Av. Wild José de Souza, 456 – Registro
Entrada gratuita
Deixe a sua opinião
ver todos