CULTURA
Biblioteca do equipamento cultural terá oficina e contação de histórias, além de encontro com a autora Mayra Sigwalt
Robson de Castro
04/04/2025 - sexta às 10h14
A biblioteca da Fábrica de Cultura Iguape — Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Organização Social Poiesis —, estará com uma agenda dedicada à cultura indígena no mês de abril. Confira:
Na quinta-feira, 17, às 14h, a escritora e ativista Mayra Sigwalt conversa com o público sobre desconstrução de estereótipos ligados à representação indígena na sociedade e a importância de reconhecer a pluralidade das identidades indígenas contemporâneas. A atividade contará com uma conversa dinâmica, leitura do livro Não Quero Ser Índio (obra que está sendo lançada neste mês) e reflexões sobre como a narrativa literária deve ser um espaço de valorização e visibilidade dos povos originários.
Já na sexta-feira, 25, às 10h, acontece uma oficina de histórias em quadrinhos a partir de uma contação de histórias sobre cosmovisões indígenas. Ministrado pelo artista visual Levi Gama, do povo Kokama, o encontro permitirá que o público conheça as histórias dos povos originários e depois aprenda técnicas básicas de narrativa visual e ilustração para criar a própria história em quadrinhos, usando referências da cultura e das cosmovisões indígenas.
Para conhecer mais sobre o trabalho das Fábricas de Cultura e formas de apoiar, acesse o site do Programa.
Vem para a Fábrica!
A Fábrica de Cultura Iguape oferece um ônibus circular que passa pelos principais pontos da cidade, com saída na Sabro, seguindo pela Escola José Muniz, Escola Clodonil Cardoso, Quadra Coberta, Mercearia Jessé/Nova Iguape, Mercado Franco, Praça Rua Jalde Antônio Fragoso, Rua Registro, Ponto da Rua Tucano, Rodoviária, Deiró's, Esquina Vila Sapo e CIM até desembarcar na Fábrica de Cultura, localizada no centro histórico. No retorno é realizado o mesmo trajeto.
O serviço é gratuito e funciona de terça a sexta com saídas às 8h30, 13h30 e às 17h30, e retorno às 11h30, 16h30 e às 20h30.
SERVIÇO:
Toda a programação é gratuita.
Os destaques, a seguir, não exigem inscrição. É só chegar e aproveitar!
Fábrica de Cultura Iguape
Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, Centro Histórico – Iguape | Tel: (13) 3848-9300
Encontro com autora | Desconstruindo imaginários: representação indígena na mídia com Mayra Sigwalt
17/4, quinta-feira, às 14h | A partir de 10 anos de idade
Oficina e contação de história: cosmovisões indígenas e as histórias em quadrinhos com Levi Gama
25/4, sexta-feira, às 10h | A partir de 6 anos de idade
Funcionamento das unidades: terça a sexta, das 9h às 21h.
Sábados, das 9h às 17h,
Domingos: Fábricas de Cultura funcionam no domingo somente em caso de programação cultural.
Funcionamento das bibliotecas: de terça a sexta, das 9h às 19h.
Sábados: das 9h às 17h (conforme a programação) | Domingos: Fechadas.
Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 191 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de dicionário em Libras. A Fábrica de Cultura Osasco tem rampa de acesso, elevador e os recursos de acessibilidade na Bibliotech, enquanto a Fábrica de Cultura Iguape tem piso tátil nas escadas e elevador.
Deixe a sua opinião
ver todos