LEIA A COLUNA
Presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves afirma que o desafio atual é garantir a integração plena dos ônibus municipais com os veículos intermunicipais e VLT
Sandro Thadeu
08/05/2023 - segunda às 00h00
Mais oito anos
A Viação Piracicabana tem contrato com a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos) para operar o transporte coletivo municipal de passageiros até o dia 19 deste mês. No entanto, esse acordo será renovado por mais oito anos. O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da empresa municipal, Antonio Carlos Silva Gonçalves, na última sexta-feira, durante o programa Jornal Litoral, da rádio Litoral FM.
Maior eficiência
Segundo Gonçalves, a permissionária cumpriu todas as cláusulas contratuais. “O grande desafio que temos a partir de agora é a gente ter a integração plena dos ônibus municipais com os intermunicipais e com o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Essa segunda fase do VLT vai retirar das vias 70 ônibus intermunicipais que circulam em nossa cidade. Buscamos ter um transporte coletivo mais inteligente”, explicou.
Fim de uma era?
O presidente da CET-Santos disse que o Município fará um novo convênio com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU - ligada ao Governo do Estado). Um dos itens deste documento é a resolução da falta de sincronia entre os semáforos da rede municipal e os equipamentos desse gênero instalados ao longo dos trechos por onde passa o VLT nas avenidas Francisco Glicério e Afonso Pena. “São tecnologias diferentes. Isso é um absurdo que precisa ser consertado”, afirmou.
Mudança de ares
O advogado Sidnei Aranha deixou o comando da Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá, após seis anos e cinco meses. A exoneração foi publicada na edição de sábado do Diário Oficial do Município. Ele deixou a Administração Municipal por ter aceitado o convite para exercer a função de superintendente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho da Autoridade Portuária de Santos (APS).
Missão cumprida
Em postagem nas redes sociais, Aranha fez um agradecimento ao prefeito Válter Suman (PSDB) e para a “aguerrida equipe da Semam, que realiza um trabalho extraordinário diariamente”. “Vou com olhos voltados para a nossa cidade e com a certeza de que deixo uma equipe extremamente gabaritada”, frisou. O novo titular da pasta será Ricardo de Souza, que vinha atuando como secretário adjunto.
Agenda cheia
A deputada estadual Solange Freitas (União) esteve em Brasília, na última semana, para buscar recursos às cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira. Ela foi recebida pelos parlamentares federais Alexandre Leite (União), Delegado da Cunha (PP), Fernando Marangoni (União) e Rosana Valle (PL). A jornalista também participou da audiência pública para discutir a Medida Provisória que recriou o programa Minha Casa, Minha Vida.
Força feminina
Solange e Rosana jantaram juntas e fizeram questão de registrar publicamente esse momento marcado por um clima bastante amigável. Foi uma longa conversa. Um dos assuntos tratados foi a eleição municipal de 2024. A parlamentar do PL é cotada para disputar a Prefeitura de Santos. Já a integrante do União concorreu ao Executivo de São Vicente, em 2020, quando militava no PSDB, e pode fazer uma nova tentativa no próximo ano.
Cidadania garantida
Os servidores do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) estiveram, na última quinta-feira, na aldeia indígena Itaóca, em Mongaguá. Essa iniciativa faz parte do projeto de inclusão político-eleitoral da corte. A intenção é fortalecer o exercício da cidadania em comunidades de difícil acesso, com comunidades caiçaras, quilombos e aldeias indígenas.
Oportunidade de melhorias
Durante essas atividades, são mapeadas as necessidades dos eleitores para o exercício do voto, como o alistamento eleitoral e melhorias no transporte, assim como o atendimento àqueles que tenham interesse em fazer a transferência temporária do título eleitoral para votar no pleito do próximo ano. O TRE-SP estará de volta à Itaóca no próximo dia 23.
Deixe a sua opinião
ver todos