POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA
A proposta é de autoria de Renata Bravo (PSD), que também defende a instalação de um conselho municipal para discutir com mais profundidade as políticas públicas desse setor
Sandro Thadeu
27/04/2025 - domingo às 04h00
Pensando no futuro
Ex-vice-prefeita de Santos, a vereadora Renata Bravo (PSD) apresentou, na última terça-feira, uma indicação ao Executivo para que seja criado o Fundo Municipal de Incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação. A proposta tem como objetivo captar recursos destinados ao fomento e financiamento de pesquisas, desenvolvimento tecnológico e inovação científica na Cidade.
Inspiração
Segundo a parlamentar, a iniciativa foi inspirada na experiência bem-sucedida implantada em Curitiba (PR). "Ao instituir um mecanismo próprio de financiamento, Santos poderá impulsionar parcerias com universidades, centros de pesquisa, startups e empresas inovadoras, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, a geração de empregos qualificados e o aumento da competitividade local", ressaltou.
Maior integração
Renata também defendeu a instalação de um conselho municipal ligado ao setor. A ideia é promover uma maior transparência e articulação entre os setores público, privado e acadêmico, garantindo que ações e investimentos nesse segmento estejam alinhados com as reais necessidades e potencialidades de Santos. Esse tipo de órgão tem se mostrado eficaz em outras localidades do País para fortalecer o ecossistema de inovação, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Inovação no SUS em debate
A Assembleia Legislativa receberá amanhã, a partir das 14 horas, o seminário SUS e Saúde Digital: Oportunidades para Municípios e Consórcios. O evento é uma articulação do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT), que coordena as frentes parlamentares pelo Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas e Consórcios Intermunicipais e da Ciência, Tecnologia, Inovação e sua Integração com o Mercado de Trabalho.
Bancada qualificada
O evento contará com a participação de representantes de diversos órgãos, tais como: Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde; Cristina Balestrin, coordenadora de Saúde Digital da Secretaria de Estado da Saúde; Roseli Lopes, professora do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP); Adriana Martins, 2ª vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo; e Gervásio Foganholi, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado.
Tirando o chapéu
Conforme antecipado pela coluna, o deputado estadual Caio França foi confirmado ontem como novo presidente do PSB paulista. A decisão foi oficializada durante o congresso do partido realizado na Assembleia Legislativa. Colega do parlamentar da Baixada Santista na Casa de Leis, Marina Helou (Rede) destacou o empenho e a dedicação do socialista à população e à sigla. Além disso, mencionou que ambas legendas têm se destacado no fortalecimento da juventude e na defesa das ações voltadas à sustentabilidade.
Lúcia França em destaque
Outro nome da família de Caio terá um papel de destaque no PSB em âmbito estadual: a professora Lúcia França, mãe do deputado, que foi escolhida para comandar a Executiva das Mulheres da agremiação. Em 2022, a docente foi vice de Fernando Haddad (PT) na disputa pelo Governo do Estado. No ano passado, ela teve essa mesma função na chapa liderada pela deputada federal Tabata Amaral (PSB), que concorreu à Prefeitura de São Paulo.
Simplicidade
Após o Congresso Estadual do PSB, o presidente do partido em Mongaguá e pré-candidato ao Executivo municipal, Renato Donato, e outros integrantes da sigla na Cidade foram almoçar em uma lanchonete simples ao lado do Parlamento paulista. De repente, surge o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) no local. Após conversar com os funcionários e clientes, ele pediu um lanche e um refrigerante e, sem fazer alarde, deixou pago o almoço dos amigos do Litoral Sul.
Possibilidades
O PMB de Mongaguá terá uma reunião hoje para discutir o posicionamento da legenda na disputa pela Prefeitura, que ocorrerá no dia 8 de junho. A advogada Márcia das Dores Silva, a Dr. Márcia, é a pré-candidata da legenda ao Executivo. O partido também está dialogando com outras siglas.
Deixe a sua opinião
ver todos