LEIA A COLUNA
Projeto de lei de Fabrício Cardoso (Pode) busca implementar uma nova metodologia para trazer mais eficiência na execução de projetos e ajudar na preservação do meio ambiente
Sandro Thadeu
30/05/2024 - quinta às 03h00
Novo conceito
O vereador de Santos Fabrício Cardoso (Pode) apresentou, no último dia 23 , o Projeto de Lei 130/2024, que trata da autorização para o Executivo implementar o chamado BIM (Building Information Modelling - Modelagem da Informação da Construção, em português) na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizados pela Administração Municipal.
Vantagens de sobra
Essa metodologia permite reunir informações gráficas para a criação e modelagem de projetos tridimensionais, permitindo uma redução significativa de erros, otimização de prazos e processos mais precisos de planejamento e controle das obras, o que resultará em menor custo aos cofres públicos e maior agilidade para a conclusão dos trabalhos.
Mais transparência
No último dia 20, o parlamentar promoveu uma audiência pública para discutir a ideia de o Município adotar o BIM, transformando o modus operandi do setor construtivo a partir de novas soluções que trarão impactos positivos, inclusive no aspecto ambiental. "Com esse sistema, traremos mais transparência a cada etapa das nossas obras públicas, além da possibilidade de erradicar os famosos aditivos contratuais, já que todos os possíveis percalços nos projetos serão evitados com utilização do BIM", frisou Cardoso.
Vai até o fim
A jornalista e pré-candidata à Prefeitura de Guarujá pelo União Brasil, Thaís Margarido, deixou claro que concorrerá ao Executivo nas eleições deste ano, durante entrevista concedida, ontem, à rádio Fly FM. "Vou até o final. Tenho o apoio do meu partido e dos deputados da minha legenda", frisou.
Coragem de sobra
Ao longo dos últimos anos, a Pérola do Atlântico ficou marcada nacionalmente em razão de vários assassinatos de pessoas ligadas à política. Ao conversar com a população sobre eleições, Thaís disse que ouve sempre os seguintes questionamentos: "Você não tem medo de morrer?" e "como você tem coragem de se candidatar?". A jornalista tem sido enfática ao responder essas indagações do povo. "Não tenho medo de morrer. Tenho coragem. Continuo firme e forte!", ressaltou.
Punição
O juiz da 340ª Zona Eleitoral de São Vicente, Leonardo de Mello Gonçalves, decidiu, ontem, aplicar sanção de R$ 53.205,00 à Avance Assessoria Consultoria Gerenciamento de Imagem e Organização de Eventos Ltda. A empresa terá até três dias úteis para apresentar resposta nos autos ou retirar a guia de cobrança no cartório eleitoral.
A regra é clara
Essa ação foi apresentada à Justiça Eleitoral pelo partido Mobiliza, representado pelo advogado Marco Antônio da Silva. O partido apontou que a Avance violou as regras de pesquisa, uma vez que a publicação sobre uma sondagem relacionada à corrida eleitoral na Cidade se deu antes do prazo mínimo exigido por lei. A sigla deverá apoiar o ex-prefeito Pedro Gouvêa (PT) na disputa pelo Executivo vicentino neste ano.
Olhar técnico
O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) informou à coluna que, por questões técnicas, votou favoravelmente à manutenção do veto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a um dispositivo da Lei de Segurança Nacional (LSN) que previa a criminalização da disseminação de fake news (notícias falsas) em campanhas eleitorais. O tucano reiterou que a Justiça Eleitoral já criminaliza essa prática.
Texto ruim
"A proposta do Congresso Nacional é vaga e subjetiva. Isso poderia criar uma insegurança jurídica e inibir o eleitor do debate de ideias diante das inúmeras possibilidades de ser enquadrado como criminoso por suas manifestações e opiniões, o que vai contra os princípios do Estado Democrático de Direito", justificou o parlamentar.
Licença
A assessoria de Alberto Mourão (MDB) explicou que o deputado federal esteve ausente na sessão da última terça-feira, quando foram analisados vários vetos presidenciais, pois está de licença médica. Pré-candidato a prefeito de Praia Grande, ele retomará as atividades somente na próxima semana.
Deixe a sua opinião
ver todos