LEIA A COLUNA
Proposta foi apresentada na Câmara pelo parlamentar Fábio Duarte (PL) na última semana
Sandro Thadeu
20/08/2024 - terça às 02h00
Perda de honraria
O vereador santista Fábio Duarte (PL) apresentou, na última quinta-feira, uma proposta para revogar o título de Cidadão Emérito de Santos concedido ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O pedido foi apresentado pelo parlamentar após a divulgação pelo jornal Folha de S. Paulo, na semana passada, de que o gabinete do magistrado teria utilizado a estrutura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para embasar decisões contra bolsonaristas no inquérito das fake News no STF durante e após as eleições de 2022.
Hora de reagir
"Veículos de direita e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro sempre foram alvos de uma perseguição implacável e explícita. Chega! O ministro Alexandre de Moraes não tem mais condições de permanecer no STF. O Senado precisa agir. Chega de omissão! Esta Casa tem que se posicionar sobre todos os ataques contra a nossa democracia", desabafou Duarte.
Recordar é viver
A homenagem ao ministro do STF partiu do vereador Ademir Pestana (PSDB) e foi aprovada pela Casa em maio de 2017. Moraes recebeu a honraria durante sessão solene realizada no dia 21 de agosto daquele ano, cinco meses depois de assumir a vaga na mais alta corte do País deixada por Teori Zavascki, que morreu em um acidente aéreo em 19 de janeiro de 2017.
Evento badalado
Diversas autoridades prestigiaram o evento na ocasião, incluindo o então prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), o ex-deputado federal Beto Mansur (MDB) e o parlamentar estadual Paulo Corrêa Junior (PSD). A atuação de Moraes, como titular da pasta estadual de Segurança Pública, foi muito elogiada nessa atividade por Márcio França (PSB), que, em 2017, era o vice-governador e liderava a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.
Repúdio
A Câmara de Guarujá pode aprovar na sessão de hoje uma moção de repúdio ao presidente nacional do PL, o ex-deputado federal Valdemar Costa Neto, por ter menosprezado os eleitores da Cidade. No último dia 3, quando esteve em Santos para participar da convenção do partido, o cacique partidário afirmou que "você vai a qualquer lugar em Santos e vê o nível das pessoas", mas "chega no Guarujá, é uma tristeza".
Revolta geral
A declaração de Costa Neto gerou uma onda de reações negativas entre os candidatos ao Executivo da Pérola do Atlântico. "É preciso respeitar os guarujaenses. É preciso compreender que declarações como essas incitam o ódio e violam a Constituição Federal", justificou o autor do pedido, o vereador Fernando Peitola (PRD), que é candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Raphael Vitiello (PP).
Simplicidade
O candidato a prefeito de Cubatão pelo DC, Carlinhos de Freitas, tem percorrido diversos lugares da Cidade para apresentar suas ideias e propostas aos munícipes. Ele estaciona o próprio veículo em pontos estratégicos, liga a caixa de som e o microfone e manda o recado para a população.
Eterno apaixonado
"Não tenho os recursos dos meus concorrentes. Estou indo de porta em portar levar a minha mensagem. O jeito é apelar para a criatividade. Sou morador de Cubatão e apaixonado pela nossa cidade", ressaltou.
Congelamento
Uma das propostas de campanha do candidato a prefeito de Praia Grande pelo Mobiliza, Danilo Sugoi, é o congelamento do valor do IPTU pelos próximos cinco anos. Na avalição dele, essa medida é fundamental para assegurar que as famílias do Município possam planejar o futuro sem se preocupar com aumentos inesperados de impostos.
Compromisso
Sugoi entende que essa medida administrativa vai estimular a economia local, permitindo que mais recursos sejam direcionados para o consumo e investimentos na própria cidade. "Estamos comprometidos em trabalhar por soluções que favoreçam a qualidade de vida em Praia Grande", garantiu.
Deixe a sua opinião
ver todos