COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA
Na última quinta-feira, Fernando Paulino (PSD) disse que havia "sabotagem" em algumas escolas municipais. O parlamentar reconheceu o erro e reiterou que ninguém o intimidará
Sandro Thadeu
27/02/2025 - quinta às 01h15
Erro admitido
Após o vereador de São Vicente Fernando Paulino (PSD) ter afirmado, na sessão da última quinta-feira, que os problemas registrados em algumas escolas municipais estavam sendo causados por "sabotagem" de servidores, o parlamentar reconheceu ontem, ao discursar na Câmara, que "passou um pouco do razoável" e pediu publicamente desculpas à categoria. A fala dele, noticiada pela coluna na última segunda-feira, gerou muita repercussão e críticas entre os trabalhadores do setor.
De peito aberto
"Sempre fui um defensor da Educação e dos servidores públicos de todas as áreas da nossa cidade. Jamais na minha fala eu tive a intenção de imputar ou fazer juízo de alguém. Na verdade, eu trouxe fatos que me foram relatados e eu, como vereador, não posso me omitir. Tenho a humildade para reconhecer que errei ao ter usado o termo 'sabotagem'", justificou.
Não vai se calar
Várias representações foram protocoladas no Ministério Público de São Paulo para que o órgão abra um inquérito civil a fim de que Paulino e a Secretaria Municipal da Educação (Seduc) expliquem a "sabotagem" de funcionários públicos. O parlamentar disse que não vai se intimidar e que não tem medo de ameaças. "Em 11 de agosto, eu completarei 21 anos como advogado. Processar é comigo mesmo", frisou ele, que complementou: "o mar do Judiciário é o mar que eu nado borboleta, costas, peito e crawl. Ninguém jamais vai me calar".
Algo fora do lugar
Na última segunda-feira, o parlamentar do PSD esteve reunido com a direção do Sindicato dos Trabalhadores no Magistério e na Educação Municipal (Sintramem) para pedir desculpas e expressar o arrependimento. O legislador explicou aos representantes da categoria que esteve em uma reunião na Seduc para tratar da climatização das unidades de ensino. Ele admitiu que ninguém mencionou a palavra "sabotagem" e que utilizou esse termo com base nas informações obtidas nessa conversa. Paulino lamentou, ainda, que sua fala foi "retirada de contexto" e comprometeu-se a cobrar oficialmente uma explicação da Administração Municipal.
Pautas secundárias, mas fundamentais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará hoje, às 10h30, no Parque Valongo, em Santos, para autorizar a licitação da construção do túnel Santos-Guarujá. O evento contará com a presença do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) e do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos). A cerimônia também será marcada por outros dois importantes anúncios.
Alívio para portuários
Durante a solenidade, será assinado o acordo extrajudicial coletivo entre as autoridades portuárias e o Instituto Portus, mediado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Esse pacto, que envolve valores em litígio de R$ 5 bilhões, reduzirá os passivos das estatais, beneficiando diretamente os cerca de 4 mil beneficiários desse instituto de previdência que são pensionistas e aposentados da Autoridade Portuária de Santos (APS).
Acordo prorrogado
Lula também assinará a renovação antecipada da delegação do Porto de São Sebastião ao Governo do Estado por mais 25 anos. Desde 2007, São Paulo está responsável pela gestão desse complexo, que está recebendo R$ 100 milhões em investimentos para ampliar a capacidade de exportações e se consolidar como um hub logístico.
Passagem temporária
Com forte base eleitoral na Zona Noroeste, o professor de Radiologia Médica João Neri (União) está exercendo novamente a função de vereador em Santos por alguns dias. Após atuar no Parlamento na última legislatura (2021-2024), ele não conseguiu ser reeleito e ficou como terceiro suplente da sigla.
Suplentes no governo municipal
Neri está substituindo o colega de partido Adriano Piemonte, que pediu licença do Legislativo nesta semana. Os dois primeiros suplentes não quiseram assumir o posto na Câmara: a jornalista Nina Barbosa está à frente da Secretaria Municipal de Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos, enquanto Augusto Duarte exerce a função de diretor de Habitação da Cohab Santista.
Nova secretária
O prefeito de Cubatão, Cesar Nascimento (PSD), nomeou a vereadora Jaque Barbosa (PSD) para comandar a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos. Desde a última terça-feira, a vaga dela no Legislativo passou a ser ocupada pelo ex-parlamentar Afonsinho, o segundo suplente da legenda.
Dança das cadeiras
Na mesma data, o ex-titular da pasta de Esportes Washington Luiz Lessa de Souza, o Carioca (PSDB), assumiu uma cadeira na Casa de Leis. Terceiro suplente do partido, ele está na vaga de Ivan Hildebrando, que comanda a área de Assistência Social no Município. O primeiro suplente, Pastor Elias, está à frente do setor de Turismo. Já o segundo, Anderson de Lana, é o secretário adjunto de Segurança e Cidadania.
Deixe a sua opinião
ver todos