LEIA A COLUNA
Ricardo Queixão (PSD) e Fabiana de Abreu Silva são alvos de investigação que apura o envolvimento de integrantes do PCC na disputa de licitações em várias cidades paulistas. Diretor-secretário da Câmara, Áureo Tupinambá, também foi detido
Sandro Thadeu
17/04/2024 - quarta às 01h15
Na mira do Ministério Público
Presidente do Legislativo de Cubatão no biênio 2021-2022 e atual líder do Governo na Casa, o vereador Ricardo Queixão (PSD) foi uma das 13 pessoas presas ontem, quando o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou a Operação Munditia. Essa investigação apura o envolvimento de integrantes da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) na disputa de licitações públicas promovidas por prefeituras e câmaras de diversas cidades paulistas, como Cubatão e Guarujá.
Outros envolvidos
Mais dois nomes ligados ao poder público de Cubatão foram detidos por determinação da 5ª Vara Criminal de Guarulhos: o advogado e diretor-secretário do Legislativo, Áureo Tupinambá - que atua na Casa desde 2021 -, e Fabiana de Abreu Silva, que foi assessora especial de Políticas Estratégicas da Prefeitura e, recentemente, assumiu o cargo de secretária-adjunta de Governo.
Esquema milionário
A apuração aponta que empresas envolvidas simulavam concorrências com outras pessoas jurídicas. O objetivo era garantir contratos públicos relacionados ao fornecimento de mão de obra para limpeza e postos de fiscalização e controle. Nos últimos cinco anos, esses contratos fechados superam a casa dos R$ 200 milhões, segundo os representantes do Gaeco.
Sem envolvimento com o PCC
Além de Queixão, vereadores de outras duas cidades foram presos ontem: Luizão Arquiteto (MDB), de Santa Isabel, e Flavio Batista de Souza (Pode), de Ferraz de Vasconcelos. Sem dar detalhes, os representantes do Gaeco informaram que eles recebiam valores para favorecer as empresas. Essa propina era paga via Pix, em dinheiro, por terceiros e até diretamente. Até o momento, não existem informações de que os parlamentares teriam vínculo com o PCC.
Tucana de carteirinha
Fabiana é filiada há mais de 20 anos ao PSDB, partido do prefeito Ademário Oliveira. Desde setembro do ano passado,ela preside a sigla na Cidade. A Administração Municipal decidiu exonerá-la ontem e informou que tem colaborado com o Ministério Público de São Paulo ao fornecer documentos e informações solicitados.
Serenidade
O advogado de defesa de Tupinambá, Marcelo Cruz, afirmou que o cliente se encontra sereno, pois, "de forma segura alega não ter participação nas atividades ilícitas em apuração, colocando-se, inclusive, à disposição das autoridades competentes para
esclarecer o que for necessário". O jurista disse que já solicitou acesso aos autos para demonstrar a ausência de responsabilidade criminal do secretário-diretor da Câmara de Cubatão.
Sem resposta
A coluna entrou em contato com um dos assessores de Queixão, mas não obteve retorno até as 23h30 de ontem. A defesa de Fabiana não foi localizada. O espaço segue aberto para a manifestação de ambos.
À disposição
A Prefeitura de Guarujá explicou que não foi notificada sobre a operação e que nenhum servidor municipal foi detido ou afastado. A Administração Municipal reiterou que está à disposição das autoridades para prestar quaisquer esclarecimentos caso sejam necessários. A Câmara de Cubatão também informou que está à disposição da Justiça e que vem colaborando com as equipes de investigação ao fornecer todos os documentos solicitados pelas autoridades.
Jovens no Legislativo
Os 13 jovens eleitos de Mongaguá para compor a nova legislatura da Câmara Jovem e os respectivos suplentes tomaram posse na última sexta-feira. Esse grupo passará a ter contato com a rotina do Legislativo, assim como debaterá e apresentará sugestões de melhorias para o Município. O evento foi prestigiado pelo presidente da Casa, Guinho Silvestre, e pelo prefeito Márcio Cabeça (ambos do Republicanos).
Plantando sementes
Essa iniciativa integra o Projeto Cidadania, que é promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Parlamento. O objetivo da Câmara Jovem é aumentar a integração entre os estudantes do Ensino Fundamental 2 com o Legislativo.
Solução definitiva?
O vereador de Santos Lincoln Reis (Pode) apresentou ontem requerimento direcionado ao Executivo para saber se há estudos para obras de macrodrenagem na Avenida Rangel Pestana, mais precisamente no bairro do Jabaquara.
Problema crônico
O parlamentar quer saber se existe algum projeto em andamento para a execução desse serviço e se alguma ação paliativa vem sendo feita naquela região da Cidade, pois vários trechos ficam alagados durante os períodos de chuva mais forte.
Deixe a sua opinião
ver todos