LEIA A COLUNA
Pronunciamento de Fernando Paulino (PSD) na sessão da última quinta-feira foi contestado pelo sindicato da categoria, que cobra explicações da Câmara e da Secretaria de Educação
Sandro Thadeu
24/02/2025 - segunda às 02h00
Boicote interno
Durante a sessão da Câmara de São Vicente da última quinta-feira, o vereador Fernando Paulino (PSD) utilizou a tribuna para comentar uma reunião recente com a secretária municipal de Educação, Nívea Marsili. O encontro tratou da falta de aparelhos de ar condicionado e de ventiladores em várias unidades de ensino. No pronunciamento, o parlamentar afirmou que "coisas muito graves" estavam ocorrendo e que havia "sabotagem em algumas escolas".
Caos deliberado
"Tem escola que estava sem água, foram descobrir que fecharam o registro e, por esse motivo, estava sem aula. Em outras, estão desligando o ventilador de forma proposital. Há escolas e creches onde a pessoa responsável por fazer o relatório dos equipamentos está omitindo essas informações, de forma proposital, para causar o caos na rede pública de ensino", ressaltou.
Tirando o chapéu
O parlamentar aproveitou a oportunidade para elogiar a titular da pasta. "A secretária Nívea se desdobra para fazer as coisas acontecerem na Educação da nossa cidade e eu acho que a gente tem que abraçá-la como parceira e fazer com que as coisas aconteçam e que as pessoas que querem sabotar sejam expelidas do poder público", reiterou.
Vítimas do sistema
O Sindicato dos Trabalhadores no Magistério e na Educação Municipal de São Vicente (Sintramem) reagiu ao comentário de Paulino e convidou o legislador a visitar uma escola para conhecer de perto os problemas. A instituição cobrará explicações da Seduc e da Câmara para saber mais detalhes sobre a denúncia. A entidade reforçou que os servidores são os verdadeiros sabotados, pois não têm condições adequadas de trabalho e atuam em prédios precários.
Dificuldades diárias
A entidade apontou, ainda, que os funcionários do setor são tratados como incompetentes e sofrem pressão descomunal. "Quando temos dezenas de planilhas para preenchimento ao invés de lecionarmos, somos sabotados ao recebermos um salário baixo e precisarmos trabalhar 12 horas diárias para sustentar nossas famílias, ou seja, a sabotagem vem contra o servidor e não ao contrário", destacou.
Pedido ao Ministério Público
O advogado Rui Elizeu apresentou, na última sexta-feira, uma representação ao Ministério Público de São Paulo, solicitando que a Administração Municipal e a Câmara expliquem as alegações do vereador e informem as providências adotadas. Também foi cobrado que sejam apontados os responsáveis pelas sabotagens nas unidades escolares e que sejam fornecidas todas as informações necessárias para subsidiar eventual procedimento criminal.
Sem resposta
Na manhã da última sexta-feira, a coluna pediu um posicionamento da Prefeitura de São Vicente a respeito das afirmações de Paulino, mas não obteve retorno.
Chegou atrasado
O vereador de Santos Allison Sales (PL) apresentou, na última quinta-feira, o projeto de decreto legislativo para conceder o título de Cidadão Emérito de Santos ao jogador Neymar, do Santos Futebol Clube. "É inegável que Neymar Jr. é um símbolo do talento santista para o mundo e um exemplo de sucesso, dedicação e impacto positivo na sociedade", justificou. Apesar da boa intenção, a proposta não prosperará.
Ano mágico
Em 2011, o Parlamento santista já havia aprovado uma proposta do então legislador Ademir Pestana (PSDB) para entregar essa honraria ao jogador. Essa medida está prevista no Decreto Legislativo 19/2011, de 29 de agosto daquele mesmo ano, que ficou marcado pela conquista do tricampeonato do Peixe na Taça Libertadores da América.
Nova atribuição
O vereador santista Paulo Miyasiro (Republicanos) é o novo presidente da Associação Japonesa de Santos. O mandato terá validade de dois anos. O legislador assumiu o posto que vinha sendo ocupado pelo ex-parlamentar Sadao Nakai (MDB) desde 2018. A eleição do novo Conselho Deliberativo da entidade ocorreu ontem.
Sem parar
Miyasiro fez questão de agradecer os novos dirigentes da instituição e a Nakai pela forma como conduziu a associação ao longo dos últimos anos. "Seguiremos adiante, dando continuidade a todo trabalho realizado, com muita disposição e empenho", destacou o vereador, que é neto de japoneses.
Deixe a sua opinião
ver todos