LEIA A COLUNA
Mais mudanças foram oficializadas ontem pelo Governo de Estado. Rosani Bonadia Guterres substituirá Nilson Rezende Lara no DRS-12, que abrange os municípios do Vale do Ribeira
Sandro Thadeu
03/03/2023 - sexta às 00h00
Dança das cadeiras
O Governo do Estado oficializou ontem diversas trocas nos comandos dos departamentos regionais de saúde. O DRS-4, que engloba as cidades da Baixada Santista, terá como diretor o médico e ex-secretário adjunto de Saúde de Santos, Valter Makoto. Ele assume a função que vinha sendo ocupada pela psicóloga Paula Covas nos últimos seis anos.
Respeito absoluto
O novo diretor do DRS-4 atuou por 21 anos na Vigilância Sanitária de Santos. Em 2018, ele recebeu título de Cidadão Santista. A homenagem partiu do vereador Sérgio Santana (PL). Makoto é uma figura muito querida e respeitada pela classe política local.
Mudança no Vale
Também houve mudanças no DRS-12, que abrange os municípios do Vale do Ribeira: Rosani Bonadia Guterres, profissional muito benquista pelos gestores de saúde da região, assume a vaga deixada por Nilson Rezende Lara, que é cunhado do ex-deputado federal Samuel Moreira (PSDB).
Reforço
A Santa Casa de Santos inaugura hoje, às 10h30, a nova ala para oncologia pediátrica voltada para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Equipada com 16 leitos distribuídos em cinco quartos climatizados, ela terá o mesmo padrão dos espaços do hospital reservados para cidadãos com convênio médico.
Parceiro estratégico
Segundo o provedor da instituição, Ariovaldo Feliciano, mais três unidades de internação reservadas ao SUS serão reformadas e entregues até o dia 30 de junho. Essas obras de melhorias foram custeadas com recursos oriundos de uma emenda parlamentar de R$ 4 milhões do deputado estadual Paulo Corrêa Júnior (PSD).
Próximos passos
O parlamentar estará presente na inauguração de hoje e adiantou que anunciará uma emenda R$ 10 milhões ao complexo de saúde, que foi indicada e aprovada ao orçamento estadual deste ano. “A Santa Casa faz um belíssimo trabalho atendendo a população de toda a Baixada Santista. Nada mais justo que continue recebendo recursos para se modernizar cada vez mais”, destacou.
Papo com o vice
Na última quarta-feira, o vice-governador Felicio Ramuth (PSD) recebeu, no Palácio dos Bandeirantes, o secretário de Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório, e o deputado estadual Caio França (ambos do PSB). O objetivo do encontro foi debater o desenvolvimento de ações ligadas ao combate à dependência química na chamada Cracolândia, localizada na região central de São Paulo.
Crença no ser humano
O titular da pasta apresentou a Ramuth o líder do projeto “Da Pedra para a Rocha”, Rica Cypriano. Há mais de uma década, essa iniciativa - que tem o apoio de Liborio - promove um trabalho de assistência e reabilitação social das pessoas que vivem na Cracolândia. “Para nós, essas ações não são como ‘enxugar gelo’. Se trata de implementar políticas públicas assertivas”, frisou o secretário municipal.
No forno
Deverá sair em breve a nomeação do economista e consultor portuário Fabrízio Pierdomênico para o cargo de Secretário Nacional Portos e Transportes Aquaviários. Ele já havia trabalhado como secretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário, entre junho de 2008 e março de 2011, e como diretor Comercial e de Desenvolvimento da Codesp (atual SPA), entre março de 2003 e setembro de 2007.
Um passo de cada vez
É muito provável que as nomeações dos novos diretores da Autoridade Portuária de Santos sejam oficializadas somente após Pierdomênico ingressar oficialmente no Ministério de Portos e Aeroportos, que tem como titular o ex-governador Márcio França (PSB).
Deixe a sua opinião
ver todos