Terça, 26 de Novembro de 2024

DólarR$ 5,79

EuroR$ 6,09

Santos

26ºC

LEIA A COLUNA

Telma apresenta sugestões de áreas 
em Santos para receber Instituto Federal

Vereadora do PT conversou ontem com o reitor da instituição, Silmário Batista dos
Santos, e apontou três terrenos na Zona Noroeste que podem receber a unidade de ensino

Sandro Thadeu

17/05/2024 - sexta às 01h15

Zona Noroeste em pauta
A vereadora e pré-candidata à Prefeitura de Santos pelo PT, Telma de Souza (PT), foi recebida ontem pelo reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Silmário Batista dos Santos. Durante a reunião, a parlamentar reiterou a importância de o campus anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o Município ser instalado na Zona Noroeste, que possui mais de 120 mil habitantes. A ideia foi vista com bons olhos pelo representante da instituição de ensino.

Opções na mesa
Telma apontou a Santos três áreas da União localizadas nessa região da Cidade que poderiam receber a nova unidade do IFSP: Avenida Jornalista Armando Gomes, próximo à rotatória de acesso ao Viaduto Deputada Mariângela Duarte, no Chico de Paula; Caminho São Jorge, na Caneleira; e Avenida Engenheiro Manoel Ferramenta, 154, na Areia Branca. 

Preparando o terreno
"Agora, vamos sensibilizar o Governo Federal para definir o local e, assim, esperamos que, já nos próximos meses, possam ser iniciados os preparativos necessários para a obra", destacou Telma, que esteve nessa agenda acompanhada pela professora Marcia Farah Reis e pelo estudante da Zona Noroeste Luis Henrique Fernandes, um dos pré-candidatos a vereador pelo PT.

Diálogo franco
O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, irá hoje, às 14 horas, até a Rua José do Patrocínio, onde conversará com moradores e comerciantes do entorno. As pessoas estão muito preocupadas com o traçado do túnel Santos-Guarujá e com possíveis desapropriações nessa via.

Dúvida cruel
Em 2013, a Dersa apresentou um projeto para a ligação seca entre os municípios. Em Santos, a embocadura do túnel ficaria na Rua José do Patrocínio, o que exigiria muitas desapropriações. Desde o ano passado, Pomini tem afirmado à imprensa que tem trabalhado para que não haja nenhuma desapropriação, com exceção de uma área da própria APS. Resta saber qual proposta de traçado do túnel será definida.

Nova tentativa
Na manhã de ontem, o advogado e engenheiro José Manoel Ferreira Gonçalves foi até a Câmara para protocolar o pedido de impeachment contra o prefeito Válter Suman (PSDB), pois entende que a permanência do tucano à frente da Administração Municipal representa uma ameaça à sociedade e aos cofres públicos. Esse é o quarto pedido de cassação apresentado por ele ao Legislativo. Os três anteriores foram rejeitados pelos vereadores.  

Reação imediata
A solicitação para afastar o chefe do Executivo foi feita um dia após ter vindo à tona que a Justiça Federal determinou o bloqueio de bens de Suman e de outras 11 pessoas que foram alvo da Operação Nácar-19, da Polícia Federal, que apura supostos crimes de organização criminosa, corrupção passiva/ativa e lavagem de dinheiro cometidos por agentes políticos da Pérola do Atlântico.

A bola está com Legislativo
"A Câmara Municipal, agora em posição crucial, precisa analisar as acusações com seriedade e responsabilidade, decidindo sobre o futuro político de Suman. A decisão de abrir, ou não, o processo de impeachment terá um impacto significativo na vida política do Guarujá e na percepção da população sobre a gestão pública", ressaltou Gonçalves, que é pré-candidato a prefeito pelo PSOL. 

Mudanças à vista
O chefe do Executivo de Itanhaém, Tiago Cervantes (Republicanos), deverá fazer algumas mudanças no primeiro escalão do Governo nos próximos dias, conforme apurado pela coluna. O vereador licenciado Hugo Di Lallo (PSD) deixará a Secretaria de Administração e retornará ao Legislativo. Na atual gestão, ele comandou a pasta de Assistência e Desenvolvimento Social entre janeiro de 2021 e julho do ano passado.

Passagem marcante pelo Parlamento
Cotado para ser vice de Cervantes, Di Lallo não deverá disputar nenhum cargo público pela primeira vez desde 2008. Para tentar a reeleição, ele precisaria ter deixado o cargo na Administração Municipal até o início de abril. O vereador presidiu a Câmara no biênio 2019-2020 e teve um papel de destaque na criação da Frente Parlamentar do Litoral Sul e Vale do Ribeira, em 2019, que contava com a participação de legisladores de Itanhaém, Itariri, Mongaguá, Pedro de Toledo e Peruíbe. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

LEIA A COLUNA

Prefeitura de Cubatão planeja novo estacionamento de caminhões

LEIA A COLUNA

Paulo Corrêa Jr. cobra maior fiscalização de caminhões na Rodovia dos Imigrantes

LEIA A COLUNA

Futuro da pesca de São Paulo será discutido amanhã na Alesp

2
Entre em nosso grupo