LEIA A COLUNA
Governador recebeu demandas e citou investimentos que serão realizados nessas regiões
Sandro Thadeu
13/11/2024 - quarta às 02h00
Encontro no Palácio dos Bandeirantes
Na tarde de ontem, o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) recebeu os prefeitos eleitos e reeleitos do Litoral Sul e Vale do Ribeira, no Palácio dos Bandeirantes. O objetivo do encontro foi ouvir as demandas dos municípios e apresentar os investimentos programados para essas regiões nas áreas da saúde, infraestrutura e turismo. Os titulares das pastas de Saúde e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Eleuses Paiva e Natália Resende, respectivamente, também participaram dessa atividade.
Trabalho conjunto
O futuro chefe do Executivo de Peruíbe, Felipe Bernardo (PSD), considerou a reunião uma excelente oportunidade para avançar em demandas regionais e municipais, como o início da operação do Hospital de Peruíbe, a duplicação da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, o projeto de instalação do aterro sanitário e a construção de uma Faculdade de Tecnologia (Fatec). "Agradeço a todos pela excelente conversa. É trabalhando juntos, com parceria e bom diálogo, que vamos construir o futuro da nossa região", ressaltou.
Diálogo frutífero
"Foi um encontro muito produtivo no que diz respeito ao planejamento estratégico do Governo do Estado para nossa região", destacou Paulinho Wiazowski (PP), que retornará ao comando de Mongaguá a partir de 1º de janeiro do próximo ano. Os desafios da regionalização da saúde e a necessidade de desenvolver programas para a capacitação de mão de obra foram outros temas abordados nesse encontro.
Futuro promissor
Reeleito em Itanhaém, o prefeito Tiago Cervantes (Republicanos) aproveitou a chance para apresentar algumas reivindicações do Município ao governador. Ele afirmou que, ao longo dos próximos meses, serão desenvolvidas ações importantes que gerarão novas oportunidades para a Cidade. "Em breve, estaremos levando ótimas notícias à população", garantiu.
Unanimidade
A Assembleia Legislativa aprovou ontem, de forma unânime, o Projeto de Lei 293/2024, que prevê a proibição do uso de aparelhos celulares, tablets, relógios inteligentes e similares por estudantes das escolas públicas e privadas do Estado. Agora, o texto segue para a sanção do governador.
Exceções
Os dispositivos serão permitidos, porém, apenas em situações que exijam a utilização pedagógica, como o uso de conteúdos digitais ou ferramentas educacionais, além de casos em que alunos com deficiência necessitem de auxílios tecnológicos. As secretarias municipais, os colégios particulares e a pasta estadual da Educação deverão criar canais acessíveis para a comunicação entre pais, responsáveis e instituições de ensino.
Pluralidade
A proposta é da deputada estadual Marina Helou (Rede) e tem como coautores mais 43 parlamentares, incluindo dois deles da Baixada Santista: Caio França (PSB) e Tenente Coimbra (PL). A relatora da matéria nas comissões de Educação e Cultura e de Finanças, Orçamento e Planejamento foi Solange Freitas (União), que integra a bancada regional.
Inspiração santista?
No dia 26 de dezembro de 2013, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), sancionou a Lei 2.957/2013, de teor similar à proposta aprovada pelo Parlamento paulista. A legislação local é de autoria do então vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (PSD). Na ocasião, ele reconhecia a tecnologia como uma ferramenta útil para o desenvolvimento pedagógico, mas já alertava sobre os riscos da utilização em excesso desses equipamentos, devido a prejuízos causados ao aprendizado e ao desempenho escolar de crianças e adolescentes.
Isento de culpa
O PSB não pode ser responsabilizado pelos danos materiais provocados pelo acidente aéreo do dia 13 de agosto de 2014, que resultou na morte do então candidato à Presidência da República pelo partido, Eduardo Campos, e de outras seis pessoas, em Santos. Esse é o entendimento da 7ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo. A decisão é do dia 2 deste mês.
Indenização
No entendimento dos desembargadores, a sigla era apenas um usuário do serviço. Por outro lado, a AF Andrade Empreendimentos e Participações, empresa proprietária do avião, foi condenada a pagar indenização de R$ 20 mil, por danos morais, ao proprietário desse imóvel que ingressou com essa ação na Justiça. Além disso, ela terá de arcar com os custos para restaurar a construção ao seu estado anterior ao sinistro.
Novo adiamento
Mais uma vez, a Câmara de Guarujá adiou o julgamento das contas do prefeito Válter Suman (PSDB) referentes aos anos de 2019 e de 2020. A solicitação foi apresentada pelo líder do Governo na Casa, Mário Lucio da Conceição (Cidadania). Esses temas serão pautados novamente daqui a duas sessões, ou seja, somente no início de dezembro.
Luto
Ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista, Arnaldo Gonçalves morreu ontem, aos 87 anos, no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), na Capital. Ele se destacou na resistência e na luta contra a ditadura militar e foi um dos organizadores da 1ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), realizada em Praia Grande, nos dias 21, 22 e 23 de agosto de 1981.
Projeção internacional
Filho do ex-vereador de Guarujá Valdemar Gonçalves (PTB), o sindicalista foi um dos importantes quadros do PCB. Fundador da Força Sindical, em 1991, ele também teve um papel de destaque na criação do Sindicato Nacional dos Aposentados da entidade, em 2000. Além disso, fez parte da União Internacional de Sindicatos Metalúrgicos e integrou a direção executiva da Federação Sindical Mundial (FSM).
Deixe a sua opinião
ver todos