LEIA A COLUNA
Decisão tomada pelos ministros da corte foi unânime. Prefeito de Guarujá era um
dos alvos da Operação Nácar-19, deflagrada pela Polícia Federal em setembro de 2021
Sandro Thadeu
06/06/2024 - quinta às 01h30
Fim da linha
Por unanimidade, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, na última terça-feira, o trancamento definitivo da investigação contra o prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSDB), por supostos crimes de organização criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro. Esse inquérito policial está relacionado à Operação Nácar-19, deflagrada pela Polícia Federal, em setembro de 2021.
Inércia
A corte tomou essa posição após rejeitar o pedido de reabertura do inquérito policial apresentado pelo Ministério Público Federal. Em fevereiro, o ministro do STJ Reynaldo Soares da Fonseca havia concedido habeas corpus para trancar essa investigação em razão da demora do MPF pedir o arquivamento do caso ou oferecer denúncia contra o chefe do Executivo.
Confiança na justiça
"O resultado reconhece os argumentos apresentados pela defesa do prefeito de Guarujá, Válter Suman, que reitera sua confiança na Justiça e, considerando todo o processo legal, respeitando todos os atos da investigação, permanece à disposição para provar sua inocência em todas as instâncias e instituições necessárias", destacou a assessoria jurídica do tucano por meio de nota.
De olho na eleição
O engenheiro civil Adilson de Jesus deixou ontem o comando da Secretaria de Infraestrutura e Obras de Guarujá. Ele precisou deixar o cargo por causa da legislação eleitoral, porque ele é pré-candidato a prefeito pelo PSDB. O novo titular da pasta é o engenheiro Mauro Antonio Braga.
Surpresa
Na última terça-feira, o prefeito santista, Rogério Santos (Republicanos), concedeu uma entrevista à rádio CBN Santos. O gestor municipal demonstrou ter ficado surpreso com um questionamento do jornalista Douglas Gonçalves com base na informação divulgada pela coluna que o deputado estadual Paulo Corrêa Júnior (PSD) poderá apoiar a parlamentar federal Rosana Valle (PL) na disputa pelo Executivo municipal.
Alinhamento e amizade
"A política é dinâmica. O deputado é muito amigo meu, assim como o pai dele, o apóstolo Paulo Corrêa. Montamos juntos a chapa de vereadores do PSD e temos um alinhamento com o presidente municipal, Marcelo Teixeira (Filho)", disse Santos. Gonçalves reiterou que esse seria um posicionamento pessoal do deputado, mas que o partido seguiria com o prefeito. O chefe do Executivo complementou da seguinte forma: "Não é o que a gente tem conversado. Enfim, na política, a gente tem que entender o momento em que as pessoas fazem as suas escolhas. Isso acontece o tempo todo. Desde que isso seja feito de maneira respeitosa e democrática, é normal".
Turismo em alta
Em sessão extraordinária realizada ontem, a Assembleia Legislativa aprovou seis projetos de lei que seguem agora para a sanção do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). Uma dessas propostas, de autoria de Corrêa Júnior, trata da criação da Rota de Cicloturismo da Costa da Mata Atlântica.
União de esforços
A ideia de apresentar essa matéria surgiu em uma reunião da Câmara Temática de Turismo do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) e contou com a colaboração do turismólogo Almir Douglas de Oliveira Marcelino. O texto foi elaborado com o objetivo de explorar os cenários naturais e culturais locais por meio dessas rotas de bicicleta. “A união de esforços ativa entre o poder estadual e municipal foi fundamental
para chegarmos até aqui", destacou o deputado.
Saúde acima de tudo
Outro projeto de lei que recebeu o aval do Parlamento paulista foi o que trata da criação da Semana de Conscientização e Prevenção ao Câncer, que será realizada anualmente na segunda semana de abril. Essa é a segunda propositura de Solange Freitas (União) aprovada na Casa - a primeira foi a Legislação 17.759/2023, que determina o Protocolo Individualizado de Avaliação (PIA) aos estudantes com transtornos globais do desenvolvimento.
Disseminação do conhecimento
Essa proposta de Solange que vai à sanção do Executivo busca disseminar informações relacionadas aos riscos, fatores, causas, combate e tratamentos pertinentes à doença. "É uma conquista importante, pois essa lei tem por objetivo levar conhecimento, diminuir informações falsas que interferem no acesso à prevenção ao câncer nas periferias de todo o Estado”, explicou a parlamentar, que foi vítima de câncer de mama em 2021.
Deixe a sua opinião
ver todos