Terça, 01 de Abril de 2025

DólarR$ 5,68

EuroR$ 6,12

Santos

26ºC

ELEIÇÕES 2024

Se candidato, Paulo Alexandre venceria eleição para a Prefeitura de Santos

É o que revelam as duas mais recentes pesquisas de intenção de voto realizadas no município

Da Redação

30/06/2024 - domingo às 17h12

Os institutos de pesquisa Badra e IPAT (A Tribuna) divulgaram, respectivamente no sábado, dia 29, e no domingo, dia 30, o resultado de duas pesquisas de opinião, registradas na Justiça Eleitoral, com vistas a eleição de outubro próximo, marcada para o dia 6.

O ex-prefeito Paulo Alexandre Barbosa, do PSDB, atual deputado federal, lidera a corrida eleitoral em todos os cenários propostos por ambos os institutos.

Na simulação de segundo turno, contra a também deputada federal Rosana Valle, do PL, se a eleição fosse hoje ele venceria o pleito – segundo a Badra – com 51,7% dos votos. Rosana teria 35,0%. Ninguém, brancos e nulos somam 6,2% e indecisos 7,1%.

Já segundo o IPAT/A Tribuna, a disputa seria mais apertada, mas ainda com vitória do tucano. Paulo Alexandre registraria 43,7% da preferência, contra 39,7% de Rosana Valle. Exatos 13,1% disseram que não votariam em nenhum dos dois, que não irão votar ou votariam branco ou nulo. Outros 3,6% não souberam dizer.

No primeiro turno

Também nos cenários de primeiro turno, tanto pela Badra como pelo IPAT/A Tribuna, o ex-prefeito supera a deputada federal. Pela Badra, Paulo Alexandre tem 45,0% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece Rosana Valle, com 32,2%, seguida da ex-prefeita e vereadora Telma de Souza, do PT, com 12,4%. Em quarto lugar está a vereadora Débora Camilo, do PSOL, com 2,0%. Ninguém, brancos e nulos são 4,4% do eleitorado e indecisos 3,9%.

Segundo o IPAT/A Tribuna, Paulo Alexandre tem, no primeiro turno, a preferência de 39,6% do eleitorado santista. Rosana vem logo atrás com 36,7% e Telma de Souza alcança 10,9%. O IPAT não propôs cenário estimulado com o nome de Débora Camilo, do PSOL. De acordo com esse levantamento, os indecisos somam 3,2% e brancos, nulos, não vão votar e não votariam em nenhum dos dois, 9,7%.

Já com Rogério Santos...

A situação é de flagrante empate técnico, ainda que numericamente a deputada federal Rosana Valle apareça em vantagem em todos os cenários. Na simulação de segundo turno ela teria 41,9% contra 38,3% do atual prefeito, segundo a Badra. Diferença de mirrados 2,5%. Ninguém, brancos e nulos somam 7,8% e não souberam responder 12,0%.

O levantamento produzido por IPAT/A Tribuna traz diferença idêntica, de 2,6%. Rosana Valle alcança  42,1% das intenções de voto contra 40,4% de Rogério Santos. Os indecisos são 3,2% e não votaria em nenhum dos dois, não vão votar, brancos e nulos, 14,3%,

O que de mais interessante os resultados desses levantamentos revelam é a diferença para a pesquisa produzida pelo instituto Paraná Pesquisas, também em junho, e que aponta uma vantagem de Rosana Valle para Rogério Santos de 14,1%, seis vezes mais do que apontam as pesquisas da Badra e do IPAT/A Tribuna. O levantamento da Paraná foi contratado e pago pelo Partido Liberal (PL).

Registro no TSE

A pesquisa Badra para o município de Santos está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 02226/2024. Ela ouviu 1.060 eleitores santista entre os dias 25 e 28 de junho de 2024. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa é autoral, com recurso do próprio instituto. O caderno completo você pode obter no site do instituto: badracomunicacao.com.br.

Já o levantamento realizado por IPAT/A Tribuna tem o seguinte número de registro: 05131/2024. Foram realizadas 800 entrevistas entre os dias 24 e 26 de junho de 2024. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada pelo IPAT e contratada pelo Jornal A Tribuna.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA

Justiça Eleitoral rejeita pedido para cassar mandato de Marcelo Téo

COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA

TCESP julga irregular contrato de gestão do AME Santos

COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA

PSB elege novos diretórios municipais

2
Entre em nosso grupo