Quinta, 03 de Abril de 2025

DólarR$ 5,63

EuroR$ 6,22

Santos

27ºC

COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA

Santos retomará o Fórum Permanente da População em Situação de Rua

Proposta partiu do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Elias Júnior

Sandro Thadeu

03/04/2025 - quinta às 01h40

Retorno
O secretário de Desenvolvimento Social de Santos, Elias Júnior, defendeu que o Fórum Permanente da População em Situação de Rua seja retomado com o objetivo de garantir um trabalho integrado e contínuo para esse público. A proposta foi apresentada na noite de ontem, durante audiência pública realizada na Câmara e promovida pelo vereador Sérgio Santana (PL), que discutiu diversas questões relacionadas ao tema. 

Diálogo franco
O titular da pasta explicou que o fórum será um espaço essencial para discutir ideias e ações voltadas ao aprimoramento do atendimento a essa população. "É preciso transformar essa discussão em um diálogo permanente", reiterou. O grupo deverá contar com a participação de representantes das secretarias de Educação, Esporte, Saúde e Segurança, assim como de integrantes de instituições da sociedade civil. 

Chave do sucesso
Com mais de 30 anos de experiência na área da Assistência Social, o promotor de Justiça Carlos Cabral Cabrera reconhece que um dos grandes desafios da Administração Municipal é integrar a rede. Ele ressaltou que, quanto maior a cidade, mais complexo será esse processo. Por esse motivo, entende que a articulação entre as áreas é fundamental para o sucesso de qualquer política pública.

Assunto prioritário
Cabrera explicou que o Ministério Público de São Paulo delimitou alguns temas de trabalho nas regiões. No caso da Baixada Santista, a prioridade definida foi o atendimento à população em situação de rua. O promotor está coordenando essa atividade, cujo objetivo é garantir a aplicação de políticas públicas efetivas para garantir o atendimento humanizado e adequado.

Na bronca
Os vereadores de oposição Allison Sales (PL), Chico Nogueira (PT), Débora Camilo (PSOL) e Rui De Rosis Júnior (PL) fizeram vários questionamentos e indagações sobre os problemas nos serviços da Assistência Social, mas deixaram o Legislativo frustrados com a falta de respostas do secretário municipal. "Saio dessa audiência pública sem as respostas que a gente tanto esperava. Esse é o momento para que a gente tenha condições de questionar e obter respostas", lamentou a parlamentar.

Críticas de sobra
Durante o evento, vários munícipes se manifestaram e apontaram uma série de problemas relacionados ao atendimento à população em situação de rua, como o número insuficiente de servidores para fazer abordagens, a dificuldade de entrar em contato com o telefone 153 (disque urgência social), a existência de ambientes insalubres nos abrigos e a falta de integração das equipes da Assistência Social com as de Saúde e de Segurança. 

Nova responsabilidade
Na noite de ontem, o prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Pode), usou as redes sociais para avisar que nomeou o vereador Jailton Jatobá (Pode) para o comando da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Esse cargo estava vago desde 16 de janeiro, quando Monica Geny dos Santos foi exonerada.

O herdeiro
Por exercer um cargo no primeiro escalão da Administração Municipal, Jatobá ficará licenciado do Legislativo. A vaga dele na Casa de Leis será ocupada pelo primeiro suplente da sigla, o médico especialista em Medicina da Família e Comunidade e ex-parlamentar José Eduardo Doca.

Quarteto do Legislativo
Jatobá é o quarto vereador da atual legislatura que integra o secretariado de Amado neste segundo mandato. Os outros que ocupam postos estratégicos na Cidade são os seguintes: Felipe Rominha (PP - titular da pasta de Desenvolvimento Econômico), Higor Ferreira (União - Habitação e Regularização Fundiária) e Professor Thiago Alexandre (PSD - subprefeito da Área Continental). 

Olhar diferenciado
A Câmara de Cubatão aprovou, na última terça-feira, o projeto de lei que institui a Política Municipal de Fornecimento Gratuito de Medicamentos de Derivado Vegetal à Base de Canabidiol nas unidades de saúde pública e privada conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). De autoria do vereador Guilherme do Salão (PSB), a proposta segue para a sanção do prefeito Cesar Nascimento (PSD). 

Sem tabu
Um dos objetivos da propositura é diagnosticar e tratar pacientes que possam se beneficiar do uso da cannabis medicinal, com base em evidências científicas que comprovem a eficácia do tratamento. Além disso, a matéria busca promover políticas públicas voltadas ao debate e à disseminação de informações sobre o uso da medicina canábica, por meio de palestras, fóruns, simpósios e cursos de capacitação para gestores.

Mais qualidade de vida
O parlamentar mencionou que a futura legislação garantirá o acesso gratuito a produtos que podem melhorar a vida de pacientes que convivem com epilepsia, esclerose e outras enfermidades. Também foi mencionado que há vários estudos científicos e laudos que comprovam os benefícios desses medicamentos. 

Nova finalidade
Na última segunda-feira, o prefeito de Bertioga, Marcelo Vilares (União), encaminhou ao Legislativo o Projeto de Lei 21/2025, que pretende alterar a finalidade de um imóvel, no bairro Costa do Sol, que seria destinado para a construção de uma nova unidade de ensino. A proposta prevê que o espaço passe a abrigar uma unidade básica de saúde (UBS) a ser financiada pelo Governo Federal. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA

Audrey Kleys assumirá a Prefeitura de Santos por cinco dias

COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA

Justiça Eleitoral rejeita pedido para cassar mandato de Marcelo Téo

COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA

TCESP julga irregular contrato de gestão do AME Santos

2
Entre em nosso grupo