LEIA A COLUNA
Os ônibus turísticos terão três rotas diferentes para que as pessoas possam conhecer os principais pontos de visitação da Orla, Centro Histórico e locais relacionados ao futebol
Sandro Thadeu
14/01/2025 - terça às 01h15
Nova atração
Na próxima quinta-feira, a Prefeitura de Santos fará o lançamento da linha turística Visite Santos. Os ônibus terão três itinerários diferentes, permitindo que a população e turistas possam conhecer os principais pontos de visitação do Município no Centro Histórico e na região da orla, assim como aqueles relacionados a Pelé, o Rei do Futebol, e ao Santos Futebol Clube. Essas viagens poderão ser feitas às sextas-feiras, sábados, domingos e finais de semanas prolongados.
Atendimento diferenciado
A novidade foi confirmada ontem pelo secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo de Santos, Thiago Papa, durante a participação no programa CDL no Ar, da rádio Santa Cecília FM. No mesmo dia, serão inauguradas duas agências de receptivo (os antigos Postos de Informação Turística - PITs), onde serão vendidas as passagens para a linha Visite Santos. Uma delas ficará na Praça Mauá, no Centro. A outra unidade será na Praça Vereador Luiz La Scala, na Ponta da Praia, próxima ao Aquário Municipal
Tirando o chapéu
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Santos Praia, Nicolau Obeidi, elogiou a decisão do prefeito Rogério Santos (Republicanos), de criar uma pasta para representar o comércio, uma antiga reivindicação da instituição. "Estamos falando de um setor que emprega cerca de 40 mil pessoas no Município e que necessita de um olhar especial. Fiquei feliz com essa mudança, porque o Turismo casa com o Comércio", ressaltou o dirigente.
Pensando no futuro
Os representantes das organizações ligadas ao comércio varejista, bares e restaurantes da Baixada Santista estarão reunidos hoje, a partir das 10 horas, na CDL - Santos Praia. O objetivo é debater ações para fortalecer o setor, que foi prejudicado neste início de ano com o surto de virose provocado pelo norovírus.
Novas caras
A Assembleia Legislativa passou a ter algumas caras novas neste mês, com a posse de quatro deputados estaduais: o contador Fábio Faria de Sá (Pode), o cantor gospel e ex-parlamentar federal Marcelo Aguiar (Pode), o ex-prefeito de Taubaté Ortiz Júnior (PSDB) e o engenheiro e ex-secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni (União), que já exerceu mandato na Casa de Leis por três vezes.
Vitória nas urnas
O quarteto ocupa as vagas deixadas pelos legisladores que venceram as eleições para o Executivo no ano passado: Edmir Chedid (União - Bragança Paulista), Gerson Pessoa (Pode - Osasco), Helinho Zanatta (PSD - Piracicaba) e Vinicius Camarinha (PSDB - Marília).
Quase lá
O resultado das urnas no ano passado poderia ampliar a bancada da Baixada Santista na Assembleia Legislativa, que atualmente é formada por cinco deputados: Caio França (PSB), Paulo Corrêa Junior (PSD), Paulo Mansur (PL), Solange Freitas (União) e Tenente Coimbra (PL). A delegada da Polícia Civil e secretária de Segurança de Santos, Raquel Gallinati, é a primeira suplente do PL.
Na trave
A ex-vereadora e ex-prefeita de Santos Telma de Souza é segunda suplente no PT. Essa é a mesma posição no PCdoB da economista Carina Vitral, que concorreu à Prefeitura de Santos pela sigla, em 2016. O ex-deputado estadual e secretário de Governo de Praia Grande, Cássio Navarro, também ocupa a segunda suplência no MDB.
Possibilidade descartada
A ex-vereadora e atual vice-prefeita de Santos, Audrey Kleys (Novo), também estava bem posicionada como segunda suplente do PP. Como ela trocou de legenda durante a janela partidária do ano passado, ela ficou impedida de ser alçada à condição de titular na Assembleia Legislativa. A Justiça Eleitoral entende que, nesses casos, a vaga pertence à antiga sigla e não ao candidato.
Agrado ao funcionalismo
O prefeito de Cubatão, Cesar Nascimento (PSD), encaminhou ontem à Câmara o projeto de lei que estabelece o aumento de 23,11% sobre o salário-base dos servidores públicos concursados em cargos de nível superior, com exceção dos professores. Os vencimentos relacionados aos docentes possuem outras regras. Essa propositura deverá impactar positivamente cerca de 800 trabalhadores.
Compromisso
O chefe do Executivo explicou que esse reajuste foi possível graças à política econômica adotada pelo antecessor, Ademário Oliveira (PSDB), que conseguiu reduzir os gastos públicos. "Essa medida é o início da valorização salarial dos servidores públicos. Começamos pelos funcionários de nível superior, mas, durante o mandato, os demais níveis serão valorizados", ressaltou.
Valorização da arte japonesa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, na última sexta-feira, a Lei 15.098/2025, que institui o 23 de setembro como o Dia Nacional de Ikebana. De autoria do ex-deputado federal Rodrigo Maia, a matéria foi apresentada na Câmara em 2006 e busca valorizar essa tradicional arte japonesa de fazer arranjos florais, que simbolizam elementos de harmonização e embelezamento dos ambientes e da convivência.
Deixe a sua opinião
ver todos