Segunda, 25 de Novembro de 2024

DólarR$ 5,80

EuroR$ 6,08

Santos

19ºC

LEIA A COLUNA

Ricardo Queixão renuncia ao mandato de vereador

Preso desde abril deste ano, o ex-parlamentar de Cubatão foi alvo da Operação Munditia, do MPSP, que investiga o envolvimento de membros do PCC na disputa de licitações públicas

Sandro Thadeu

31/07/2024 - quarta às 01h45

Pediu o boné
O vereador e presidente da Câmara de Cubatão no biênio 2021-2022, Ricardo Queixão (PSD), renunciou ao mandato ontem. Oficialmente, o parlamentar estava licenciado do Legislativo, sem remuneração, desde o dia 23 de abril deste ano, quando a Casa aprovou este pedido do integrante da Casa. O suplente Anderson de Lana (PSDB) foi convocado para tomar posse hoje, às 14 horas, e vai disputar a reeleição neste ano.

Atrás das grades
Ex-líder do Governo Ademário na Casa de Leis, Queixão está preso desde o dia 16 de abril, quando o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou a Operação Munditia. Conduzida pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP), a investigação identificou o envolvimento de membros da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) na disputa de licitações públicas promovidas por prefeituras e câmaras de diversas cidades paulistas, como Cubatão. 

Pagamento mensal
A apuração identificou diversos diálogos entre Queixão e o proprietário de uma das empresas envolvidas nesse esquema criminoso, como pedidos mensais para o envio de dinheiro. Os valores eram pagos a familiares e servidores que trabalhavam para o político na Câmara. Em depoimento aos promotores de Justiça do Gaeco, o ex-parlamentar admitiu ter recebido essa "ajuda" do empresário.

Luta por justiça
Responsável pela defesa do ex-vereador, o advogado Felipe Cassimiro optou por não se manifestar sobre o caso. "Estamos empenhados em solucionar a injusta prisão preventiva o mais breve possível", explicou. 

Segue no PSD
O presidente do PSD de Cubatão, Alessandro Bortolomasi, afirmou que Queixão segue filiado ao partido. O dirigente da sigla explicou que as medidas a serem tomadas em relação ao ex-vereador ainda serão analisadas pela Executiva municipal em uma data a ser definida. O partido lançará o parlamentar e ex-secretário de Governo, Cesar Nascimento, para a disputa da Prefeitura. 

Força feminina
A advogada Marcia das Dores Silva teve a candidatura à Prefeitura de Mongaguá homologada no último domingo, durante a convenção municipal do PMB. Ela é a atual presidente do partido na Cidade. O vice da chapa será o técnico em Eletrônica e estudante de Engenharia, Jefferson de Castro.

Fazendo história 
Essa será a primeira vez que o PMB lançará um nome para disputa do Executivo em uma cidade da Baixada Santista. A chapa de vereadores da legenda é composta por sete mulheres e três homens. Em 2020, a enfermeira Sira da Silva considerou concorrer à Prefeitura de Cubatão pela sigla, mas acabou apoiando a reeleição de Ademário Oliveira (PSDB). 

Promessa feita
O pré-candidato a prefeito de Santos pelo Avante, Nando Pinheiro, afirmou ontem que está cada vez mais animado em participar das eleições deste ano ao ver o seu nome amplamente comentado na Cidade e destacou que não vê a hora de participar dos embates diretos com os demais concorrentes ao Executivo. "Podem pegar a pipoca e o refrigerante, porque vocês vão ver algo muito diferente nos debates de Santos. Eu prometo", ressaltou.

Efeito colateral
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Pinheiro disse que não deve escolher adversários, mas acredita que a vereadora Telma de Souza (PT) poderia contribuir mais com Santos e com a região, seja na Câmara ou na Assembleia Legislativa, onde é a segunda suplente do partido. Em relação à deputada federal Rosana Valle (PL), o integrante do Avante argumenta que, se eleita ao Executivo, ela deixará São Vicente desassistida, pois foi a parlamentar mais votada naquele município nas eleições de 2022, com 59.825 sufrágios.

Voz do povo
Pré-candidato a prefeito de Bertioga pelo Republicanos, o vereador Matheus Rodrigues optou por elaborar o plano de governo para a Cidade com base nas ideias e propostas apresentadas pelos munícipes. Para coletar um número maior de sugestões, ele promoveu duas reuniões: uma na região central e outra em Boraceia, no extremo norte da Cidade.

Ação inédita
O parlamentar explicou à coluna que esta foi a primeira vez que um postulante ao Executivo promoveu esse tipo de iniciativa, permitindo que os cidadãos participassem ativamente da construção de um projeto para Bertioga. Rodrigues será oficializado como candidato à Administração Municipal no próximo sábado, às 14 horas, na Avenida Anchieta, 413, Centro. Além do Republicanos, a coligação contará com PDT, PP e PSB.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

LEIA A COLUNA

Paulo Corrêa Jr. cobra maior fiscalização de caminhões na Rodovia dos Imigrantes

LEIA A COLUNA

Futuro da pesca de São Paulo será discutido amanhã na Alesp

LEIA A COLUNA

Sincronismo dos semáforos de Santos estão em fase final de ajustes

2
Entre em nosso grupo