Política
O evento ocorrerá a partir das 11h, na unidade da ESPM da Vila Marina, na Capital. Nando Pinheiro (Avante) não foi convidado a participar da atividade e criticou a postura da revista
Sandro Thadeu
02/09/2024 - segunda às 02h40
Segundo embate
Hoje, a partir das 11 horas, a revista Veja promoverá o debate entre os candidatos à Prefeitura de Santos. O evento será realizado nas instalações da ESPM da Vila Mariana, na capital paulista, e poderá ser assistido pelo canal da Veja no YouTube. Este será o segundo debate entre os concorrentes ao Executivo. O primeiro foi promovido pela TV Thathi Band Litoral, no último dia 21.
Ausência notável
Nando Pinheiro (Avante) não foi convidado a participar do debate promovido pela Veja. A justificativa apresentada foi que ele não está entre os mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais. Em uma postagem no Instagram, o prefeiturável manifestou o descontentamento: "o povo não é bobo. A quem interessa eu ficar de fora dos debates? O povo quer ouvir as verdades. A política está se tornando um jogo extremamente sujo que realmente prejudica você".
Propaganda fora dos padrões
Desde o debate da TV Thathi Band, Pinheiro tem intensificado as críticas contra a deputada federal Rosana Valle (PL), que também está na disputa pelo Executivo santista. Recentemente, o juiz da 273ª Zona Eleitoral do Município, Frederico Messias, acolheu o pedido apresentado pelo integrante do Avante e determinou que a parlamentar do PL retirasse o outdoor instalado no comitê central da campanha, localizado na Avenida Ana Costa, na Encruzilhada, por extrapolar as dimensões permitidas pela Lei Eleitoral. A decisão, emitida na última sexta-feira, já foi cumprida.
Uso irregular de vale transporte
Na semana passada, o ouvidor público da Prefeitura de Santos, Rivaldo Santos, instaurou inquéritos administrativos para apurar a responsabilidade de servidores públicos municipais pelo possível uso irregular de vale transporte. Sete funcionários das secretarias de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Segurança e da própria Ouvidoria estão sendo investigados.
Prazo de 90 dias
A 3ª Câmara da Comissão Permanente de Inquéritos e Sindicâncias conduzirá os processos administrativos disciplinares, garantindo o direito ao contraditório e à ampla defesa. Os relatórios finais de cada apuração serão entregues em até 90 dias, conforme previsto no Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais (Lei 4.623/1984).
Prestígio
O deputado federal e presidente estadual do PP, Maurício Neves, prestigiou o lançamento da campanha à reeleição do vereador de São Vicente e coordenador regional da legenda, Felipe Rominha. Realizado no Espaço da Mama, na última quinta-feira, o evento contou com a presença do prefeito Kayo Amado (Pode), que também busca renovar o mandato por mais quatro anos.
Exemplo a ser seguido
"O Rominha faz um grande trabalho como vereador. É um político jovem, dedicado, trabalhador, humilde e que briga demais para trazer cada vez mais investimentos para São Vicente!", destacou Neves.
Agenda no Litoral Sul
Na última sexta-feira, outra liderança política nacional esteve na Baixada Santista: a deputada federal Renata Abreu, presidente do Podemos no País. A parlamentar foi até Itanhaém para participar de uma reunião com Marco Aurélio Gomes (PL), que teve ontem a candidatura à Prefeitura deferida pela Justiça Eleitoral. Ao lado da empresária Cris Forssell, que preside o Podemos na Cidade, Renata relembrou que Gomes sempre esteve próximo da população durante o período em que governou o Município (2013-2020) e demonstrou ter capacidade de ouvir.
Compromisso firmado
A parlamentar também participou de uma agenda em Peruíbe com o candidato a prefeito pelo MDB, Gilson Bargieri. Ela também passou por Mongaguá para participar de uma ação ao lado do atual vice-prefeito e candidato ao Executivo pelo Republicanos, Rafael Redó.
Foco em eventos
A última parada de Renata na Baixada Santista ocorreu no sábado, em Praia Grande, onde se reuniu com Vitrolinha, candidato a vereador pelo Podemos. Além disso, a deputada participou de um compromisso de campanha do prefeiturável Dr. Lissandro (PL) no Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares e Restaurantes de São Paulo. No local, foram discutidas questões importantes para os trabalhadores e o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), que oferece apoio a empresas e funcionários desse segmento.
Deixe a sua opinião
ver todos