COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA
Secretária de Segurança de Santos aponta que Allison Sales (PL) divulgou informações sigilosas da viatura descaracterizada utilizada por ela, em 2024, após ser ameaçada de morte
Sandro Thadeu
09/04/2025 - quarta às 04h00
Caso de polícia
A secretária de Segurança de Santos, Raquel Gallinati (PL), protocolou ontem uma representação na Polícia Civil para que seja instaurado um inquérito policial a fim de apurar a conduta do vereador Allison Sales (PL). A medida foi tomada após o parlamentar divulgar, na última segunda-feira, um vídeo nas redes sociais sobre uma viatura descaracterizada utilizada pela titular da pasta. As imagens traziam a reprodução de telas de um sistema restrito e exclusivo das forças de segurança pública, com informações dos locais e horários por onde o veículo transitava.
Ameaça de morte
Delegada da Polícia Civil, Raquel explicou à coluna que, no ano passado, utilizou o automóvel descaracterizado para fazer deslocamentos de Santos para São Paulo para participar de compromissos profissionais, "especialmente relacionados à minha função pública", pois havia sofrido ameaças de morte. "O conteúdo divulgado expõe dados, como placa, modelo e cor da viatura, criando de forma alarmista e equivocada a falsa impressão de uso indevido do carro", justificou.
Possíveis crimes
Na avaliação da secretária, "o vereador sugere possíveis ilegalidades, como improbidade administrativa, induzindo o público ao erro e me expondo, como agente de segurança pública, a sério e concreto risco à minha integridade física". Raquel citou que há indícios de que Sales teria praticado os seguintes crimes: violação de segredo funcional, perseguição e violência psicológica e difamação. Se confirmadas, tais condutas se agravam por se tratarem de delitos cometidos contra agente público no exercício da função.
Surpresa desagradável
O parlamentar do PL afirmou à coluna que ficou surpreso com a atitude tomada pela titular da pasta e reiterou que apenas estava cumprindo o seu papel como fiscal do Executivo ao apresentar um requerimento para convocá-la ao Legislativo para responder diversos questionamentos feitos pela população, incluindo o possível uso indevido da viatura descaracterizada.
Denúncia anônima
Sales afirmou que recebeu os dados sobre os locais e horários do veículo utilizado por Raquel de forma anônima por meio do canal de comunicação onde recebe demandas e denúncias dos munícipes. "Já recebi imagens mostrando essa viatura dentro de um hotel e em outras localidades do Estado. A situação só piora a cada dia. Vou levar essa questão ao Ministério Público de São Paulo (MPSP). Estou muito calmo e tranquilo para seguir adiante e continuar fiscalizando e trabalhando em prol dos santistas", reiterou.
Pedido negado
O requerimento de Sales para convocar a secretária de Segurança a dar explicações na Câmara foi votado na sessão de ontem e rejeitado por 13 votos a 7. A proposta do parlamentar teve a adesão dos demais integrantes da oposição na Casa de Leis - Chico Nogueira (PT), Débora Camilo (PSOL), Fábio Duarte (PL), Marcos Caseiro (PT), Rui De Rosis Júnior (PL) e Sérgio Santana (PL).
Cortando na carne
Na sessão do Legislativo de Itanhaém realizada na última segunda-feira, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Complementar 6/2025, de autoria do Executivo, que busca extinguir 72 cargos comissionados da Prefeitura.
Cumpra-se
O prefeito Tiago Cervantes (Republicanos) encaminhou essa matéria para o Parlamento em razão de uma decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo, proferida em março do ano passado, que considerou inconstitucional alguns trechos da Lei Complementar 196/2018, que criou essas funções de livre provimento na Administração Municipal. No entendimento dos magistrados, essas funções técnicas e burocráticas deveriam ser exercidas por servidores concursados.
Apoio à anistia
O deputado federal Delegado da Cunha (PP) assinou ontem o requerimento com o pedido de urgência para que seja pautado em plenário o projeto de lei que trata da anistia para os acusados e condenados pela participação nos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
Busca pelo equilíbrio
"Acredito que muitas das penas aplicadas foram exageradas e merecem uma nova análise. Defendo que quem cometeu crimes deve responder por seus atos, mas com penas proporcionais. A Justiça deve ser firme sim, mas também deve ser justa, proporcional e equilibrada", justificou.
Capital da saúde
De hoje até sexta-feira, o Santos Convention Center receberá o 38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, que tratará da modernização da gestão em saúde, a digitalização dos serviços e a eficiência do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento à população. Também fazem parte da programação a 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o 14º Prêmio David Capistrano, que leva o nome do ex-prefeito de Santos e reconhece iniciativas inovadoras das cidades nesse setor.
De volta à terra natal
Ex-ministro da Saúde e ex-secretário da pasta em São Vicente, o médico santista Arthur Chioro será um dos palestrantes do painel sobre saúde digital, que será realizado na sexta-feira, a partir das 9 horas. Atualmente, ele preside a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), instituição vinculada ao Ministério da Educação responsável pela administração de 45 hospitais universitários federais.
Deixe a sua opinião
ver todos