Quarta, 16 de Abril de 2025

DólarR$ 5,87

EuroR$ 6,68

Santos

24ºC

COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA

Raquel Gallinati está envolvida em nova polêmica com os vereadores de Santos

Vídeo com fala ofensiva a parlamentares atribuída à secretária de Segurança vem à tona. Base governista esvazia sessão de ontem da Câmara, que é encerrada por falta de quórum

Sandro Thadeu

16/04/2025 - quarta às 02h00

Ofensa ao Parlamento
Mais uma vez, o nome da delegada da Polícia Civil e secretária de Segurança de Santos, Raquel Gallinati (PL), está no centro de uma polêmica. No início da tarde de ontem, o vereador Rui De Rosis Júnior (PL) divulgou nas redes sociais um vídeo com áudio atribuído à titular da pasta, no qual ela pede para que uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) estacione em frente a um estabelecimento comercial. No mesmo trecho, é possível ouvir a seguinte fala: "Pode parar, não tem problema nenhum não. Esse negócio desses vereadores, manda tudo à m...!".

Flagrante
Segundo o parlamentar, a situação ocorreu durante uma live shopping (modelo de vendas ao vivo apresentado via redes sociais) realizada em uma loja de decoração com a presença de influenciadoras digitais. Durante a transmissão, Raquel teria entrado no local e feito o comentário. "Não podemos aceitar esse tipo de ofensa. Recentemente, a secretária já ofendeu munícipes. A situação saiu do controle", desabafou De Rosis Júnior, o líder da Oposição no Legislativo.

Fuga da base aliada
A repercussão imediata do caso levou à ausência de vereadores da base do governo na sessão da Câmara de ontem, que acabou encerrada por falta de quórum após quatro minutos. Dos oito vereadores presentes, apenas dois eram aliados do prefeito Rogério Santos (Republicanos): Benedito Furtado (PSB) e Lincoln Reis (Pode), que presidia os trabalhos.

Situação delicada
Nos bastidores, um aliado do chefe do Executivo na Casa de Leis admitiu "que o negócio está ficando difícil" para a secretária. Os parlamentares do PL estão bastante incomodados com a frequência com que Raquel aparece em alguns veículos de imprensa para tratar de temas alheios à realidade do Município. Além disso, o grupo cobra explicações dela sobre a possível utilização de uma viatura descaracterizada da GCM para fins particulares. 

Desconhecimento
A coluna pediu um posicionamento da Prefeitura e da secretária de Segurança a respeito das informações divulgadas por De Rosis Júnior. Raquel informou que "não se recorda de ter feito fala nesse contexto do vídeo". 

Sessão do barulho
Sob protestos de funcionários públicos municipais, os vereadores de Praia Grande aprovaram ontem, por 18 votos a 3, o projeto de lei complementar que autoriza a Prefeitura a conceder 5,48% de reajuste salarial e no vale alimentação da categoria. Esse é o índice da inflação acumulado entre abril do ano passado e março deste ano aferido pelo IPCA. Esses foram os três vereadores contrários à propositura: Anderson Martins (Pode), Eduarda Campopiano (PL) e Marcinho MJ (União Brasil). Gordinho do Povo (MDB) não compareceu à sessão, enquanto Marco Antonio de Sousa, o Marquinho (MDB), não votou por presidir a Casa de Leis. 

Desconto autorizado
De autoria do Executivo, a proposta prevê desconto nos vencimentos dos servidores que aderiram à greve nos dias 17, 21, 24 e 25 do mês passado. No entanto, os trabalhadores poderão solicitar a compensação dessas faltas via banco de horas.

A luta continua
O presidente do sindicato da categoria, Adriano Pixoxó, criticou a Administração Municipal por não ter apresentado a proposta à instituição antes de encaminhá-la ao Legislativo. Ele disse que a paralisação dos funcionários públicos retomada ontem terá continuidade hoje. Um ato público será realizado na entrada da Cidade a partir das 8 horas.

Unanimidade
Por 62 votos favoráveis e 16 contrários, a Assembleia Legislativa aprovou ontem o Projeto de Lei 164/2025, que autoriza o Governo do Estado a contratar uma parceria público-privada (PPP) para fazer a operação, manutenção e gestão do sistema de travessia de balsas e embarcações para transporte de passageiros e veículos no Litoral Paulista. Os cinco parlamentares da região deram o sim à matéria: Caio França (PSB), Paulo Corrêa Júnior (PSD), Paulo Mansur (PL), Solange Freitas (União) e Tenente Coimbra (PL).

Emendas rejeitadas
A bancada do PT apresentou quatro emendas, mas nenhuma foi acatada pelo relator, o deputado estadual Carlos Cezar (PL). Além disso, foi elaborada uma emenda de plenário para condicionar a aprovação do texto a realização de mais estudos sobre os impactos da privatização. Essa sugestão também acabou rejeitada pela maioria dos integrantes da Casa de Leis. 

Ressalvas
A concessão seguirá a política tarifária atual, com a manutenção das gratuidades existentes e sem previsão de reajuste nos valores cobrados. O Estado bancará cerca de 80% da remuneração da futura concessionária. O restante será coberto pela arrecadação com tarifas. Esse modelo foi alvo de ironia por parte do deputado estadual Reis (PT). "A proposta busca conceder as travessias à iniciativa privada por meio da concessão patrocinada, ou seja, o Governo vai pagar para o particular fazer o trabalho", afirmou.

Compromisso com a juventude
Na última sexta-feira, o prefeito de Itanhaém, Tiago Cervantes (Republicanos), assinou o decreto que instituiu a Agenda Jovem do Município, que terá o objetivo de desenvolver programas, ações e projetos voltados à cidadania, educação, profissionalização, diversidade, sustentabilidade, acesso à justiça, liberdade de expressão e participação social daqueles entre 15 e 29 anos. 

Referência regional
Essa iniciativa estará sob a responsabilidade de Caíque de Sousa Alves, que está à frente do recém-criado Departamento de Políticas para a Juventude, vinculado à Secretaria Municipal de Governo. O servidor público também representa a Baixada Santista junto à presidência do  Conselho Estadual da Juventude. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA

Luiz Moura desiste de concorrer à Prefeitura de Mongaguá

COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA

Após denúncias, CMDCA cassa o registro definitivo do Instituto Camará Vicentino

COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA

Embate entre Kayo Amado e docentes da rede municipal ganha novo capítulo

2
Entre em nosso grupo