LEIA A COLUNA
A delegada da Polícia Civil será a primeira mulher a comandar essa pasta no Município
Sandro Thadeu
25/06/2024 - terça às 03h00
Troca de comando
A delegada da Polícia Civil Raquel Gallinati assumirá hoje o comando da Secretaria de Segurança de Santos, que vinha sendo liderada, desde 2013, pelo ex-comandante da Polícia Militar na Baixada Santista e no Vale do Ribeira Sérgio Del Bel Júnior. Ela será apresentada oficialmente pelo prefeito Rogério Santos (Republicanos), ao meio-dia, no Centro de Controle Operacional (CCO), que fica no embasamento do Palácio José Bonifácio.
A pioneira
Raquel será a primeira mulher a estar à frente dessa pasta no Município, que foi criada, em setembro de 2005, pelo então prefeito João Paulo Papa (PSD). Ela também foi a primeira pessoa do sexo feminino a presidir o Sindicato dos Delegados de Policia do Estado de Sao Paulo (de 2016 a 2022). Raquel é a atual diretora de Relações Sociais da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil.
Aval do governador
Um fato que chamou a atenção no comunicado enviado pela Prefeitura de Santos à imprensa é a informação que a indicação da delegada "foi atestada pelo governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos)", com o objetivo de ampliar as ações de inteligência e segurança no Município.
Primeira da fila
Nas eleições de 2022, Raquel se candidatou à Assembleia Legislativa pelo PL e obteve 52.932 votos. Atualmente, ela é a primeira suplente da sigla e tem chances de assumir o mandato no próximo ano, porque dois parlamentares estaduais da legenda são pré-candidatos a prefeito (Rodrigo Moraes, em Itu, e Alex de Madureira, em Piracicaba). O partido deverá lançar a deputada federal Rosana Valle ao Executivo santista.
Transformação
A Prefeitura de Santos realizou ontem a inauguração do Parque dos Morros, que tem 290 mil metros quadrados e nasce como o maior parque do Município. Conhecido por ser um local de descarte irregular de lixo, esse espaço no Morro da Nova Cintra passou por uma ampla revitalização, com uma bela trilha que incentiva o ecoturismo e que permite a realização de oficinas de educação ambiental.
Homenagem
No parque, foi instalada uma unidade da EcoEscola, que recebeu o nome de Jornalista e Professor Dirceu Fernandes Lopes, uma importante referência do Jornalismo da Baixada Santista como repórter. Por mais de 30 anos, ele atuou na Universidade Católica de Santos (UniSantos) e na Universidade de São Paulo (USP), contribuindo para a formação de centenas de profissionais da comunicação. Falecido em 22 de dezembro de 2021, o docente foi o idealizador do Mural dos Morros, jornal-laboratório da comunidade produzido por estudantes da UniSantos.
Time reunido
A assistente social Rosana Caruso (PT) será apresentada hoje oficialmente como pré-candidata à Prefeitura de São Vicente, durante reunião com os pré-candidatos a vereador do PT que ocorrerá na Avenida Ulysses Guimarães, 310, Jardim Rio Branco. O ex-chefe do Executivo municipal Pedro Gouvêa (PT) também participará dessa atividade.
Candidatura coletiva
Antes de ter o nome indicado pela sigla para concorrer à Administração Municipal, Rosana era uma das integrantes da candidatura coletiva "Coletivo de Lutas", que é formada por quatro nomes: Cristiano Qjada, metalúrgico aposentado, líder comunitário do Catiapoã e representante do movimento popular contra as enchentes; Francisco Márcio, pedagogo, dirigente sindical e vice-presidente do PT na Cidade; Lucia Rocha, promotora legal popular e presidente da Associação Acolher; e Eloisa Rocha, produtora cultural e arte educadora.
Tênis para todos
A Câmara de Bertioga analisará na sessão de hoje o Projeto de Lei 29/2024, que prevê a obrigatoriedade de a Prefeitura custear um par de tênis, como parte integrante do uniforme, para todos os estudantes da rede municipal de ensino. A proposta é de autoria do presidente da Casa, Carlos Ticianelli (PSD).
Igualdade
"Em visita aos colégios, percebi que há muitas crianças com tênis gastos pelo uso contínuo e até mesmo em tamanho inadequado para o estudante e que não atende a sua necessidade. O poder público tem a obrigação de corrigir as desigualdades sociais e, de fato, proporcionar igualdade de condições educacionais para todos. Uma condição básica é o direito de a criança ter um calçado para ir à escola", destacou o vereador.
Deixe a sua opinião
ver todos