Sábado, 07 de Setembro de 2024

DólarR$ 5,60

EuroR$ 6,19

Santos

19ºC

LEIA A COLUNA

PSOL confirma José Manoel como candidato a prefeito de Guarujá

O vice da chapa será Sidnei Bibiano (PSOL), que é conselheiro municipal de Políticas Culturais

Sandro Thadeu

24/07/2024 - quarta às 02h15

Pronto para a disputa
O engenheiro e advogado José Manoel Ferreira Gonçalves (PSOL) foi oficializado ontem como candidato a prefeito pela federação PSOL/Rede, durante a convenção realizada ontem, de forma virtual. Muito atuante em diversas frentes, o postulante ao Executivo foi o autor de quatro pedidos de impeachment contra o atual gestor municipal, Válter Suman (PSDB), que foi um dos alvos da Operação Nácar-19, deflagrada pela Polícia Federal, em setembro de 2021. Esse inquérito para investigar possíveis desvios de recursos públicos foi arquivado por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em abril deste ano.

Olhar especial ao meio ambiente
O vice da chapa será o diretor secretário da Associação dos Moradores e Amigos da Cachoeira (Amac), Sidnei Bibiano. Conhecido por ser um militante da área ambiental e defensor da pesca artesanal, ele é conselheiro municipal de Políticas Culturais e coordenador suplente da Central dos Movimentos Populares (CMP) da Baixada Santista no Município. "Quero agradecer a confiança desse grupo e de todo o PSOL à minha candidatura e à do Bibiano. Vamos continuar nossa luta pelo resgate de Guarujá", frisou Gonçalves.

Firme na luta
Ex-secretário municipal de Habitação, o empresário Marcelo Mariano havia se colocado à disposição da Rede para disputar a Prefeitura, mas ele acabou retirando a pré-candidatura na última segunda-feira. Ele não compareceu à convenção, mas mandou um advogado para representá-lo.  "Preciso esclarecer a todos que eu não desisti de nada. Muito menos do nosso sonho de mudar nossa cidade. Pelo contrário: sigo firme na construção de um projeto para transformar o Guarujá e o Itapema em um lugar melhor para todos", destacou o ex-titular da pasta em seu perfil no Instagram.

Deu a lógica
Por 8 votos a 5, a Câmara de Cubatão rejeitou ontem o pedido de abertura de um processo de impeachment contra o prefeito Ademário Oliveira (PSDB) apresentado pelo vereador Alessandro Oliveira (PL). A sessão ocorreu de forma online. Para ser aberta, a comissão processante precisava ter a aprovação de dez parlamentares.

Bancada unida
O pré-candidato a prefeito apoiado pela situação, Cesar Nascimento (PSD), e os demais colegas de partido no Legislativo foram contrários ao pedido para analisar o afastamento do atual chefe do Executivo: Afonsinho, Allan Matias, Cleber do Cavaco, Jaque Barbosa, Rony do Bar, Tinho e Topete.

Poder limitado
Os cinco votos contrários foram dos legisladores da bancada de oposição: Fábio Roxinho (Avante), Guilherme do Salão (PSB), Rafael Tucla (PSB), Rodrigo Alemão (PSB) e Sergio Calçados (PSB). O autor da denúncia estava impedido de participar dessa discussão, conforme previsto no Regimento Interno. Por esse motivo, o suplente Renato Silva de Araújo (PL) foi convocado pela Câmara, mas não participou da sessão.

Acordo selado
A pré-candidata à Prefeitura de Santos pelo PL, a deputada federal Rosana Valle, e o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, selaram ontem a aliança entre os partidos na disputa pelo Executivo municipal. Essa reunião realizada na sede estadual do MDB, na Capital, contou com a participação de várias lideranças estaduais e municipais das duas legendas. O acordo entre as siglas foi antecipado pela coluna na última sexta-feira. 

Boas ideias
Durante o encontro, Rosana aceitou a proposta de incluir no plano de governo algumas ações e experiências bem avaliadas nas áreas da assistência social, educação, saúde e segurança alimentar desenvolvidas em cidades administradas pelo MDB.

E o vice?
Ficou acertado, ainda, que o MDB irá indicar o vice da chapa, mas o escolhido para encarar essa missão ainda não foi definido. O nome de preferência da deputada é o do ex-presidente da Câmara e ex-secretário municipal de Esportes, Sadao Nakai, que participou desse encontro. O novo presidente da sigla na Cidade, Marcelo Del Bosco, deverá dar uma atenção especial à chapa de vereadores. O partido não tem representantes no Legislativo atualmente.  

Mulheres em foco
O Lions Clube de Itanhaém recebe hoje, a partir das 18h22, o evento intitulado Movimento Mulheres na Política, Sua Voz, Nossa Força, que tem o objetivo de incentivar o engajamento das pessoas do sexo feminino nesse ambiente dominado por homens. Além da presença das pré-candidatas ao Legislativo dos partidos da aliança do postulante ao Executivo pelo PL, Marco Aurélio Gomes, a atividade receberá a presidente estadual do Podemos, Alessandra Algarin, a coordenadora do Podemos Mulher na Baixada Santista, Cris Forssell, e a embaixadora do projeto PSB Por Elas, a professora Lúcia França. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

LEIA A COLUNA

Avenida da Ponta da Praia receberá o nome de Rei Pelé

POLÍTICA

TCESP alerta Prefeituras sobre suspensões indevidas de sites oficiais

LEIA A COLUNA

Novo ajuíza ação de abuso de poder econômico contra Nicolaci

2
Entre em nosso grupo