COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA
O vereador Benedito Furtado será novamente presidente da sigla em Santos
Sandro Thadeu
30/03/2025 - domingo às 03h10
De volta
Filiados ao PSB de várias cidades paulistas participaram ontem dos congressos municipais para eleger os novos integrantes dos diretórios municipais. Em Santos, o vereador Benedito Furtado (PSB) foi confirmado como presidente da sigla, durante a assembleia realizada na Câmara. O vice será o colega de Parlamento Chita Menezes. O mandato terá duração de três anos.
Passando o bastão
Desde maio de 2021, a legenda socialista está sob o comando do atual secretário municipal de Saúde, Fábio Lopez, que passará a se dedicar exclusivamente à pasta. Ele não fará parte da Executiva santista, mas será um dos delegados no congresso estadual, que ocorrerá em abril. O deputado estadual Caio França é o nome mais cotado para comandar a agremiação no território paulista.
Conectado com a base
Caio participou ontem do congresso do PSB de São Vicente, realizado na Câmara. Na ocasião, o secretário municipal de Cultura, Alexandre Rodrigues, foi reeleito para a presidência do partido. A atividade contou com a participação do diretor de Empreendedorismo do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e filho do ex-prefeito Tércio Garcia (já falecido), Daniel Papa Garcia.
Reeleito
Em Guarujá, o vereador Nego Walter, que está no PSB desde 2012, foi reconduzido ao cargo de presidente. Betinho Sposito ficou como vice. O congresso ocorreu no Charme Hotel, na Enseada, e foi prestigiado pelo prefeito Farid Madi (Pode).
Time reunido
Atual chefe de gabinete de Caio França na Assembleia Legislativa, o ex-vereador de Cubatão Rodrigo Alemão foi confirmado ontem como presidente da agremiação na Cidade. "Demos um grande passo para fortalecer o nosso partido e trabalhar pelo futuro de nossa cidade", ressaltou. O ex-vereador Sérgio Calçados estará como vice. Os dois vereadores do partido também farão parte da nova Executiva: Guilherme do Salão (2º secretário) e Marcinho (2º secretário de Finanças).
Surpresa desagradável
A City Transportes, a concessionária do transporte coletivo de Guarujá, foi surpreendida com o anúncio, na noite da última sexta-feira, do decreto de intervenção da Prefeitura na empresa. Com 15 anos de trajetória, a companhia nunca passou por tal situação. Ela está presente em outras cidades, como Bertioga, Sorocaba, Votorantim, Rio de Janeiro e Santos, onde opera a linha turística e o traslado no terminal do Concais.
Consequências
Conforme nota divulgada ontem, a City informou que avalia tomar as medidas cabíveis "para resguardar seus direitos e de seus colaboradores, bem como garantir o cumprimento do contrato vigente, o que sempre foi feito com lisura e com a prestação de um serviço que prima pela qualidade e o respeito à população".
Impasse
A Prefeitura de Guarujá deve mais de R$ 50 milhões para a empresa. Há mais de um ano, a City vem enfrentando dificuldades para receber as faturas mensais. No mês passado, ocorreu uma greve e saiu uma decisão judicial para determinar a volta dos pagamentos.
Sustentabilidade em pauta
O vereador de Bertioga Taciano Goulart (PL) solicitou ao Executivo que seja realizado um estudo de viabilidade técnica e financeira para a instalação de placas solares nos prédios municipais. A proposta inclui a busca por parcerias com empresas do setor para viabilizar essa ideia.
Exemplos positivos
O parlamentar apontou que vários municípios brasileiros estão adotando o sistema de energia solar para reduzir custos e promover a sustentabilidade, como Mogeiro (PB), que possui 13 mil habitantes, e Carmo do Cajuru (MG), que tem 21 mil moradores.
Novo mandato
Na última quarta-feira, o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) assinou o decreto para reconduzir Leticia Formoso Delsin Matuck Feres ao cargo de procuradora-geral do Ministério Público de Contas de São Paulo para o biênio 2025-2027.
Deixe a sua opinião
ver todos