COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA
Rui Klein detalhou ontem as melhorias que serão realizadas nas rodovias ao longo dos próximos anos, durante reunião convocada pelos deputados estaduais da Baixada Santista
Sandro Thadeu
27/03/2025 - quinta às 04h30
Caminho certo
O presidente da Ecovias, Rui Klein, garantiu que o cronograma alinhado com o Governo do Estado para viabilizar a construção da terceira pista da Imigrantes está sendo seguido à risca. Os projetos estarão finalizados até o final deste ano. O licenciamento ambiental será concluído no início do próximo ano. Aguardada há mais de 20 anos, essa nova ligação entre o Planalto e o Litoral Paulista tem um caráter estratégico para a economia brasileira.
Tempo perdido
"A gente lamenta que, nos últimos cinco, dez anos, essa proposta não tenha avançado, mas, desde o ano passado, está sendo trabalhado, de forma intensa, um cronograma real, factível, exequível desse projeto que vai mudar o patamar de mobilidade da Baixada Santista", ressaltou ele ontem, durante a reunião na Assembleia Legislativa (Alesp), promovida pela Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Santista, Vale do Ribeira e Litoral Norte. O objetivo do encontro foi discutir ações emergenciais e um plano de contingência no SAI, após uma carreta ter derrubado uma passarela de pedestres na Via Anchieta, no último dia 13, interditando as duas pistas dessa rodovia por quase 12 horas.
Agora vai
Enquanto a terceira pista da Imigrantes não sai do papel, Klein explicou que uma das ações imediatas para melhorar o fluxo de caminhões ao Porto de Santos é o projeto Corredor de Exportação Anchieta, ideia que nasceu na gestão do ex-governador João Doria (ex-PSDB - 2019-2022). Essa iniciativa prevê uma série de melhorias operacionais, como a iluminação do trecho de serra nas duas pistas dessa via, a construção de uma rampa de escape na pista Norte, a instalação de câmeras inteligentes e a implementação de uma nova base operacional para usuários no trecho de serra.
Alívio para Praia Grande
Durante a reunião, o representante da empresa garantiu que a concessionária do SAI fará as obras de duplicação do viaduto da Curva do S, em Praia Grande, uma antiga reivindicação da comunidade, devido aos constantes congestionamentos nos períodos da manhã e da tarde provocados pelo alto fluxo de veículos nesses horários.
Recuperação da passarela
O gerente de engenharia da Ecovias, Naélson Cândido, explicou que a construção da nova passarela da Via Anchieta deverá ter início em julho ou agosto. A expectativa é que a obra seja concluída até o final do ano. O diretor de Operações da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), Santi Ferri, explicou que será discutida a possibilidade de incluir, nos contratos de concessão, a construção de passagens de pedestres com estruturas metálicas, com a substituição gradual das de concreto.
Diálogo franco
Conforme antecipado pela coluna, o secretário de Desenvolvimento Social de Santos, Elias Júnior, esteve ontem na Câmara para conversar e responder aos questionamentos dos vereadores na sala da Presidência do Legislativo. Durante duas horas e dez minutos, o titular da pasta deu explicações sobre algumas medidas administrativas tomadas neste início de gestão para enxugar gastos, após visitar alguns equipamentos e tomar ciência dos serviços ofertados à população.
Pé atrás
Em resposta à parlamentar Débora Camilo (PSOL), o representante do Executivo negou que tenha determinado a redução na quantidade de alimentos ofertada aos usuários acolhidos nos abrigos municipais. Ela não saiu convencida do encontro. "As informações que obtive indicam o contrário. Vamos seguir fazendo as averiguações nos locais e conversando com os usuários e os servidores", afirmou.
Voz da experiência
Líder do Governo, Cacá Teixeira (PSDB) acredita que Elias conseguiu demonstrar aos legisladores os desafios da pasta e explicar as ações em andamento, como a concentração de serviços em alguns imóveis. O tucano, que já esteve no comando dessa mesma secretaria por quase oito anos, sugeriu que o representante do Executivo mantenha uma relação próxima com os servidores.
Martelo batido
O primeiro vice-presidente do Podemos, em Santos, Leandro Chadad, anunciou que o partido definiu que o vereador licenciado e atual secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Fabrício Cardoso, será candidato a deputado estadual pela legenda nas eleições do próximo ano.
Perto do povo
O parlamentar tem uma forte atuação nas redes sociais e busca seguir a mesma postura do período em que esteve no Legislativo, divulgando as ações à frente da pasta e mantendo um diálogo constante com a população. Cardoso já deixou claro que almeja um futuro mais ambicioso na vida pública.
Sabesp na mira
A Câmara de Cubatão criou uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para acompanhar, fiscalizar e propor melhores soluções para as obras que a Sabesp está realizando no Município. Esse grupo é presidido por José Elan dos Santos Gomes, o Batoré (Agir), e terá Marcio Silva Nascimento, o Marcinho (PSB), como relator. A CEV também contará com a participação de Marcos Roberto Silva, o Topete (PSD).
Deixe a sua opinião
ver todos