Quinta, 19 de Setembro de 2024

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,03

Santos

22ºC

LEIA A COLUNA

Prefeituráveis de Santos trocam farpas e apresentam ideias na TV Santa Cecília

Emissora realizou na noite de ontem debate entre os concorrentes ao Executivo

Sandro Thadeu

18/09/2024 - quarta às 03h15

Cardápio variado
Na noite de ontem, a TV Santa Cecília promoveu debate entre os candidatos à Prefeitura de Santos, que discutiram temas fundamentais para o Município, como investimentos na Zona Noroeste, necessidade de implementar a gratuidade no transporte público, uso da tecnologia para melhorar a gestão urbana e adoção de medidas para gerar mais postos de trabalho formais. Também foram apontados problemas na rede municipal de ensino e na saúde, assim como críticas à situação do Centro e à lentidão das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), evidenciando as preocupações deles com os anseios da população.

Visões distintas
O atual chefe do Executivo, Rogério Santos (Republicanos), aproveitou o tempo para destacar as entregas realizadas pelo Governo desde 2021 e se defender das críticas. Em alguns momentos, o atual gestor municipal trocou farpas com a deputada federal Rosana Valle (PL), que adotou um tom mais crítico em relação à administração atual. A parlamentar apontou a importância de gerenciar melhor os recursos públicos e se estranhou com Nando Pinheiro (Avante), que apresentou ideias para o futuro de Santos. Em contrapartida, Telma de Souza (PT) evitou conflitos e defendeu a ideia de que a Cidade precisa de um projeto solidário e democrático, garantindo o desenvolvimento de diversas áreas e beneficiando todo o povo. 

Mistério no ar
Durante o segundo bloco do debate, ao fazer uma pergunta sobre meio ambiente para Rosana, Nando a chamou de "surfista". Em resposta, ela disse que o concorrente estava ali "fazendo um papel, um papelzinho feio". "Recebi a sua visita em novembro do ano passado, em meu escritório, e você (Nando) quer que eu fale o que você foi fazer lá, o que você propôs para mim? Mas eu não vou falar disso", completou. 

De outra laia
Na réplica, o integrante do Avante questionou a moral da deputada para criticá-lo. "Não me chame de ladrão e corrupto, porque eu não sou político. Você gastou mais de meio milhão de reais só com seus asseclas em Brasília. (...) Por que será que ela está tão irritada e preocupada com alguém que está com apenas 1% das pesquisas?", indagou.

De volta à infância
Em um tom mais leve na réplica, a concorrente ao Executivo pelo PL explicou que não estava irritada. "Eu estou até achando graça em você. Até parece aquele dublador do He-Man, mas está mais para príncipe Adams (He-Man é o alter ego do príncipe Adam)", citou. Posteriormente, após responder um questionamento de Telma, o integrante do Avante foi irônico. "Ela (Rosana) falou que eu sou o He-Man. Eu sou mesmo", disse Nando, que complementou, em tom de brincadeira, com o grito do personagem: "eu tenho a força!". A petista não conseguiu segurar a risada, assim como outras pessoas que estavam no estúdio. 

Troca de farpas
O clima acirrado entre ambos também se estendeu em um dos intervalos. Nando chamou Rosana de "Bruxa do 71", apelido pejorativo da Dona Clotilde, uma das personagens do seriado Chaves, que fez grande sucesso no Brasil. A equipe da candidata do PL ficou indignada e um deles chamou o integrante do Avante de "bobalhão".
 
Estratégia eleitoral?
Diferentemente do debate da TV Thathi Band Litoral, realizado em 21 de agosto, Rosana não mencionou nenhuma vez o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e da mulher dele, Michelle, que comanda nacionalmente o PL Mulher. 

Tirando o chapéu
Rogério, por outro lado, fez uma menção positiva ao ex-presidente. Ao ser perguntado por Telma sobre a ideia de o Município adotar a tarifa zero no transporte coletivo, o postulante à reeleição explicou que essa medida será viável com uma mudança no pacto federativo e que não haverá reajuste na tarifa pública dos ônibus municipais pelos próximos quatro anos. "Uma boa medida que o ex-presidente Bolsonaro fez durante a pandemia (de covid-19) foi ter dado subsídio aos municípios e, com isso, a gente realmente ajudou o transporte público, mas isso deveria ser uma política permanente", justificou. 

Desconfiança
Ainda na questão da mobilidade urbana, Rosana criticou o traçado do VLT e insinuou que Rogério é "um amigo da onça" do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). "Quando se trata do VLT, ele fala que a culpa é do Estado, porque não entregou (no prazo), quando fala em segurança, ele fala que a culpa é do Estado e não é dever do Município", desabafou. Como resposta, o prefeito explicou que a sugestão de mudar o traçado do VLT para revitalizar a região do Mercado Municipal foi o renomado arquiteto e urbanista Jaime Lerner (falecido em 2021).

Bate-papo com servidores públicos
Os prefeituráveis de Santos foram convidados a participar hoje, às 19 horas, no Sindicato dos Metalúrgicos (Avenida Ana Costa, 55, Vila Mathias), de um encontro para apresentar as ideias e propostas para o funcionalismo público. Essa iniciativa é promovida pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserv). 

Assassinato de ex-vereador
O ex-vereador de São Vicente Marcelo Correia foi assassinado, na tarde de ontem, quando estava em uma padaria na Vila Margarida. Segundo informações de testemunhas, os suspeitos chegaram de moto no estabelecimento comercial e atiraram contra ele, que atuou no Legislativo de 2009 a 2016.
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

LEIA A COLUNA

Instituto Badra reverte decisão no TRE-SP em ação movida pelo PL de Santos

SAÚDE

Sete em cada 10 municípios têm risco alto ou muito alto para pólio

SAÚDE

Presidente do Condesb, Kayo Amado, propõe a EMTU, Uber e 99 desconto para quem doar sangue

2
Entre em nosso grupo