Terça, 11 de Fevereiro de 2025

DólarR$ 5,80

EuroR$ 5,99

Santos

27ºC

LEIA A COLUNA

Classe política de Cubatão está em Brasília contra instalação de pátio de caminhões na Ilha do Tatu

Prefeito Cesar Nascimento (PSD) e vários vereadores querem convencer o Ministério de Portos e Aeroportos a rever a ideia defendida pela Autoridade Portuária de Santos

Sandro Thadeu

11/02/2025 - terça às 02h00

Unidade por Cubatão
O prefeito de Cubatão, Cesar Nascimento (PSD), e um grupo de vereadores estarão hoje em Brasília para se reunir com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), e com outras lideranças do Governo Federal. O objetivo da comitiva é tentar convencê-los de que o projeto defendido pela Autoridade Portuária de Santos (APS) para a instalação de um pátio de caminhões na Ilha do Tatu – área localizada ao lado do Viaduto Mário Covas – trará prejuízos ao Município.

Prejuízo ambiental
Na semana passada, a coluna trouxe a informação de que o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) - Núcleo Baixada Santista é contrário à proposta da APS, pois o local indicado para o empreendimento é uma área de preservação permanente (APP). Além de comprometer a drenagem natural naquela região da Cidade, essa obra causaria grande impacto no trânsito e afetaria cerca de 40 mil pessoas que vivem nos bairros do entorno.  

Alternativas
O vereador Alessandro Oliveira (Republicanos) preparou um ofício para a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), solicitando que ela interceda junto aos órgãos do Governo Federal a fim de encontrar outras alternativas para o desenvolvimento do Porto de Santos, sempre priorizando os interesses da preservação ambiental e da população local. 

Apoio popular
Ex-prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira (PSDB) lançou ontem um abaixo-assinado contra a instalação do pátio de caminhões na Ilha do Tatu. Um dos trechos do documento destaca que "a falta de planejamento adequado e de diálogo (por parte da APS) com as autoridades locais e a comunidade é um desrespeito não só à população de Cubatão, mas também à toda a região". Também foi mencionado que "não podemos permitir que decisões tomadas sem consultar a população sejam impostas à força, causando danos irreparáveis à nossa cidade e às nossas rodovias".

Reconhecimento
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), entregaram ontem, em Brasília, o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização para 2.592 municípios. Três cidades da Baixada Santista foram classificadas na categoria ouro: Bertioga, Mongaguá e Santos. 

Boas práticas
Lançada no ano passado, essa medida busca valorizar as iniciativas e os esforços exitosos das secretarias de Educação na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças. A pasta federal utilizou vários critérios para definir os premiados, como a implementação das ações de formação de professores e gestores e a distribuição de materiais complementares de apoio aos estudantes.

Agenda em Brasília
A vice-prefeita de Santos e titular da pasta de Educação, Audrey Kleys (Novo), representou o Município na entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. Ela também estará participando do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que será realizado de hoje até quinta-feira no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. 

Exemplo positivo
Na manhã de quinta-feira, Audrey participará do painel "Cardápio de Universidades e Institutos Federais para Municípios". A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Campus Baixada Santista apresentará as ações realizadas em parceria com Santos. A vice-prefeita aproveitará essa oportunidade para reforçar as parcerias com o Governo Federal e demonstrar o compromisso da gestão municipal com a educação e com o desenvolvimento social.

Despedida
Aos 62 anos, o ex-vereador e ex-secretário de Governo, de Habitação e de Turismo de São Vicente, Brito Coelho, morreu ontem. Militante histórico do PT do Município e da Baixada Santista, o jornalista faleceu justamente no dia em que a legenda da estrela vermelha completou 45 anos de existência. O velório ocorrerá hoje, a partir das 9 horas, na Câmara Municipal (Rua Jacob Emmerich, 1195, Parque Bitaru). O sepultamento será às 17 horas, no Cemitério Metropolitano (Rua Lima Machado, 563, Parque Bitaru).

Política na veia
Ainda criança, Brito já demonstrava vocação para a política e se destacava por ser um articulador nato. O chargista do BS9, Sergio Ribeiro Lemos, o Seri, recordou que o colega de escola já fazia campanha entre os colegas de sala para ser o "chefe da classe". Na década de 1980, Brito foi um dos fundadores do PT de São Vicente. Com apenas 20 anos, ele se elegeu vereador pela primeira vez, em 1982, permanecendo no Legislativo até 2000. Em 2004, concorreu à Prefeitura, conquistou 29.791 votos, mas perdeu a disputa para Tércio Garcia (PSB). 

Referência
Figura presente na interlocução com os movimentos sociais, o petista se destacou por sempre buscar o diálogo, manter uma postura equilibrada e apresentar suas ideias e  seus pensamentos de forma clara e fundamentada, o que o tornou uma referência para os mais jovens e uma importante voz da esquerda regional. Coordenador regional do PT na Baixada Santista entre 2001 e 2007, ele atuou na assessoria da ex-prefeita de Cubatão Marcia Rosa, da ex-vereadora santista e ex-deputada estadual Telma de Souza e do parlamentar de Guarujá Edilson Dias (todos do PT). Além da política, Brito era apaixonado pela família e torcedor fanático do Palmeiras. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

LUTO

Brito Coelho, ex-vereador em São Vicente, faleceu nesta segunda (10)

LEIA A COLUNA

Justiça Trabalhista condena Santa Casa por abuso de poder hierárquico

LEIA A COLUNA

Temporal deixa Pariquera-Açu em estado de emergência

2
Entre em nosso grupo