Terça, 26 de Novembro de 2024

DólarR$ 5,80

EuroR$ 6,09

Santos

20ºC

LEIA A COLUNA

Pessoas em situação de rua estão sendo deixadas em Mogi por carros da Prefeitura de Bertioga

Situação foi denunciada, no último sábado, pelo prefeito Caio Cunha (Pode) nas redes sociais. Diante da omissão do Executivo da cidade litorânea, o caso será levado ao Ministério Público

Sandro Thadeu

04/06/2024 - terça às 02h00

Denúncia grave
O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Pode), usou as redes sociais, no último sábado, para denunciar que moradores em situação de rua estão sendo deixados na Cidade por carros da Prefeitura de Bertioga. Desde fevereiro, o sistema de câmeras registrou em torno de 60 viagens desse tipo, segundo a Administração Municipal, que informou à coluna que levará o caso ao Ministério Público de São Paulo.

Diálogo infrutífero
O chefe do Executivo explicou que cobrou, "de forma amigável e diplomática", providências dos representantes do poder público do município vizinho, mas as conversas não surtiram efeito. "É um problema social sério que precisa ser tratado com muita responsabilidade. Não pode ser romântico e muito menos higienista", desabafou Cunha.  

Processo correto
A Administração de Bertioga garantiu que mantém o cadastro de todas as pessoas recambiadas, ou seja, aquelas encaminhadas ao seu local de origem. "Todo o processo é feito dentro da legalidade: com veículos identificados, adesivados, com termos de responsabilidade entregues aos cidadãos", justificou. Normalmente, o desembarque deles é feito próximo às estações ferroviárias e a Prefeitura explicou que paga a passagem de trem para os cadastrados.

Grande demanda
Conforme a Prefeitura, os constantes recâmbios para Mogi das Cruzes estão relacionados ao grande volume de indivíduos oriundos das cidades da região do Alto Tietê - cerca de 70% da demanda total deste ano.  "Estamos abertos e à disposição da Prefeitura de Mogi para que novas políticas conjuntas possam ser incrementadas", ressaltou o Executivo de Bertioga.

Erradicação da miséria
Foi lançado ontem um abaixo-assinado para a criação do Fundo Estadual de Erradicação da Miséria da Baixada Santista (FEM-BS). Idealizada pelo servidor público de São Vicente e pré-candidato a vereador pelo PSOL Danilo Tavares, a iniciativa foi abraçada pelo Fórum de Economia Solidária e Fórum PopRua. A coleta de assinaturas termina no dia 4 de agosto, quando a proposta será entregue à Assembleia Legislativa. Os interessados em apoiar a ideia devem acessar o seguinte link: https://taplink.cc/fembs.

Novo paradigma
O FEM-BS terá como foco garantir o acesso contínuo a alimentos nutritivos às famílias da região, financiar a construção e a melhora de habitações de interesse social e implementar projetos que fortaleçam a resiliência das comunidades locais contra os impactos do clima. Além disso, a proposta contempla, ainda, o apoio a cooperativas e associações que promovam a justiça social e econômica e o incentivo a métodos agrícolas sustentáveis, reduzindo a pegada ecológica e impulsionando a economia local.

Mudança de ares?
A coluna não ficaria surpresa se o deputado estadual e coordenador regional do PSD, Paulo Corrêa Júnior, decidir apoiar a parlamentar federal Rosana Valle (PL) na disputa pela Prefeitura de Santos nas eleições deste ano. Na manhã de ontem, ele participou do programa Manhã na Fly, da rádio Fly FM, e foi questionado pela jornalista Roberta Lemos sobre o nome que irá apoiar no próximo pleito. 

Liberdade de escolha
Corrêa Júnior respondeu que a legenda estará na aliança liderada pelo atual chefe do Executivo, Rogério Santos (Republicanos), mas fez uma ressalva. "Costumo e gosto muito de acompanhar o posicionamento do meu partido. Porém, dependendo da conjuntura do momento, eu tenho liberdade e o respeito do meu presidente nacional (Gilberto Kassab) para, quem sabe, trilhar um caminho independente".

Voz do povo
O deputado estadual do PSD destacou que o posicionamento dele levará em consideração diversos aspectos. "Tem a instituição a qual pertenço (a Igreja Assembleia de Deus - Ministério Santos). Grande parte do meu eleitorado tem um viés de direita, que é representado pela pré-candidata Rosana (Valle). São várias conjunturas que a gente precisa levar em consideração e analisar o quadro um pouco mais lá na frente, entendendo quem serão os candidatos para eu ter uma decisão definida", destacou. 

Ideia nobre
A Câmara de Cubatão realiza, na tarde de hoje, mais uma sessão ordinária. A ordem do dia possui somente um item: o projeto de Lei 103/2023, que prevê a obrigatoriedade de os cinemas instalados no Município reservarem, pelo menos, uma sessão especial por mês para a apresentação de filmes para as crianças com transtorno do espectro autista (TEA).

Lazer e diversão para todos
De autoria do vereador Allan Matias (PSD), a proposta prevê que, durante essas sessões, não serão exibidas publicidades comerciais, as luzes deverão estar levemente acesas e o volume de som ficará mais baixo do que o normal. "Tal proposição é justa e benéfica para todos que possuem TEA. Além de favorecer o portador, ela também irá proporcionar aos familiares uma forma de lazer tranquila e coletiva, abraçando as diferenças e as individualidades que fazem cada indivíduo ser único", justificou.
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

LEIA A COLUNA

Prefeitura de Cubatão planeja novo estacionamento de caminhões

LEIA A COLUNA

Paulo Corrêa Jr. cobra maior fiscalização de caminhões na Rodovia dos Imigrantes

LEIA A COLUNA

Futuro da pesca de São Paulo será discutido amanhã na Alesp

2
Entre em nosso grupo