Sábado, 04 de Janeiro de 2025

DólarR$ 6,18

EuroR$ 6,36

Santos

24ºC

LEIA A COLUNA

Pedido de cassação da chapa de vereadores do MDB de SV é rejeitado

Decisão da Justiça Eleitoral é de primeira instância e ainda cabe recurso. A ação foi apresentada pelos candidatos ao Legislativo Perivaldo do Gás (PV) e Aninha Ferreira (PL)

Sandro Thadeu

01/01/2025 - quarta às 03h00

Solicitação negada
Na última segunda-feira, a juíza da 177ª Zona Eleitoral de São Vicente, Vanessa Aufiero da Rocha, indeferiu o pedido de cassação da chapa de vereadores do MDB, apresentado pelos candidatos ao Legislativo Perivaldo do Gás (PV) e Aninha Ferreira (PL). Ambos alegaram que o partido teria registrado candidaturas femininas 'laranjas'. Como a decisão foi proferida em primeira instância, cabe recurso.

Falta de provas
Segundo a magistrada, os autores não apresentaram indícios de fraudes ou de manipulação explícita e documentada que comprovem o abuso de poder. Além disso, não havia elementos probatórios mínimos de qualquer irregularidade grave que justificasse a suspensão da diplomação e posse dos candidatos. Juntas, as cinco mulheres do MDB que concorreram ao Parlamento conquistaram 162 votos.

Votação irrelevante
Na sentença, Vanessa apontou que concorrentes do sexo masculino à Câmara também apresentaram prestações de contas zeradas e tiveram votações irrelevantes - em alguns casos, com apenas quatro e oito votos. "A circunstância de a votação de um ou outro candidato, seja homem ou mulher, ser considerada inexpressiva não configura, por si só, qualquer evidência de fraude ou manipulação do processo eleitoral", destacou.

Impacto político
Em uma eventual cassação da chapa de vereadores do MDB vicentino, o empresário Edivaldo da Auto Escola perderia a cadeira. Com a retotalização dos votos, o vereador Higor Ferreira (União) também teria de deixar a Casa de Leis. Nesse cenário, as vagas seriam ocupadas pelos autores da ação, Perivaldo do Gás e Aninha Ferreira.

Saindo na frente
O prefeito reeleito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), confirmou ontem a nomeação da vice, a jornalista e ex-vereadora Audrey Kleys (Novo), como nova secretária de Educação. Essa informação já havia sido antecipada pela coluna.

Comunicação de volta
Além de Audrey, mais uma representante do sexo feminino foi anunciada ontem como integrante do primeiro escalão do chefe do Executivo: a pedagoga e servidora pública municipal Selley Storino será transferida da pasta de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo para a de Comunicação e Economia Criativa, uma das novidades deste segundo mandato de Rogério.

Nova atribuição
Atual presidente do diretório municipal do Republicanos, Thiago Leal foi designado para liderar a nova Secretaria da Casa Civil, após ter comandado a pasta das Prefeituras Regionais, responsável pela zeladoria e atendimento nos bairros. 

JB eternizado
Em um dos últimos atos como prefeita de Praia Grande, Raquel Chini (Republicanos) assinou ontem o Decreto 8172/2024, que dá o nome de João Bernardo Simões a uma praça localizada na confluência da Avenida Presidente Kennedy com as ruas Limeira e Emancipador Paulo Fefin. Trata-se de uma homenagem ao apresentador de TV e uma das referências do colunismo social da Baixada Santista conhecido como JB, que morreu, aos 64 anos, no último dia 9.

Legado
"Essa honraria reflete a dedicação, o impacto e o carinho que ele sempre teve por essa cidade. Ver o nome dele estampado em um lugar tão especial é uma forma de eternizar sua memória e seu trabalho", destacou a filha do apresentador Maria Vitória.

Em aberto
O prefeito eleito de Peruíbe, Felipe Bernardo (PSD), será empossado hoje, às 10 horas, na Câmara Municipal. O chefe do Executivo iniciará a gestão sem os titulares de duas secretarias: Cultura e Finanças. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

LEIA A COLUNA

Fogo amigo impede Sirana de ser a nova presidente da Câmara de Guarujá

LEIA A COLUNA

Tubarão assume a Prefeitura de Mongaguá

LEIA A COLUNA

Farid Farid anuncia os secretários de Cultura e de Gestão Administrativa

2
Entre em nosso grupo