Terça, 26 de Novembro de 2024

DólarR$ 5,80

EuroR$ 6,09

Santos

26ºC

LEIA A COLUNA

PCdoB define Guarujá como uma das cidades prioritárias para eleição de 2024

O partido tem o advogado Sidnei Aranha como pré-candidato à Prefeitura

Sandro Thadeu

13/05/2024 - segunda às 01h30

Bem avaliado
As lideranças paulistas do PCdoB colocam Guarujá como um município prioritário para lançar uma candidatura ao Executivo pela federação Brasil da Esperança, formada por PT, PV e pela legenda comunista, que tem como pré-candidato a prefeito o advogado e ex-secretário municipal de Meio Ambiente Sidnei Aranha.

Resultados positivos
Atual superintendente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho da Autoridade Portuária de Santos, Aranha esteve à frente da área ambiental da Administração Municipal de Guarujá durante seis anos e cinco meses e se destacou no comando da pasta. Ele também conciliou a função de secretário com a presidência do Fórum Nacional de Gestores de Limpeza. 

Apoio de peso
A federação Brasil da Esperança tem outro pré-candidato ao Executivo na Cidade. Trata-se do vereador e ex-presidente da Câmara Edilson Dias (PT). Na noite do último dia 3, houve uma plenária do partido no Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mocidade Amazonense, que ratificou o nome do parlamentar para a disputa da Prefeitura. O evento reuniu cerca de 2 mil pessoas. Uma delas era o deputado federal e secretário nacional de Comunicação do PT, Jilmar Tatto.

De volta ao jogo
O PV de Guarujá anunciou o empresário Nelson Fernandes como pré-candidato a vice-prefeito. Ex-vereador, ex-presidente do Legislativo municipal e ex-deputado estadual, o empresário pretende utilizar a experiência e a vivência na política para contribuir novamente com o desenvolvimento da Pérola do Atlântico. 

Aguarde e confira
Na semana passada, a coluna questionou o comando nacional da federação Brasil da Esperança a respeito do nome que disputará a Administração Municipal de Guarujá neste ano. A resposta obtida foi a seguinte: essa definição deverá ser tomada em "meados de junho ou nas vésperas das convenções eleitorais". 

Lançamento
O movimento Mães de Maio lançará amanhã uma cartilha com as reivindicações das integrantes desse grupo para o tratamento psicossocial que atenda os familiares de vítimas do Estado. Essa atividade ocorrerá a partir das 13 horas, no prédio da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Campus Baixada Santista, que fica na Rua Silva Jardim, 136, Vila Mathias, em Santos. 

Debate necessário
Além da cartilha, será feito um debate sobre as potencialidades da luta por verdade, memória e justiça contra o autoritarismo na democracia brasileira. Participam dessa atividade os seguintes nomes: Débora Maria da Silva,coordenadora da Mães de Maio; Raiana Assumpção, reitora da instituição de ensino; Dina Alves, advogada; e Gabriel Sampaio, diretor de litigância e incidência da Conectas Direitos Humanos. 

Sem respostas
Após o encerramento dessa atividade, será feita uma caminhada até o Fórum de Santos para relembrar os 18 anos dos Crimes de Maio. Entre os dias 12 e 21 de maio de 2016, 505 pessoas foram executadas por grupos de extermínio na Baixada Santista, Capital e em outras regiões paulistas, após um grande ataque organizado pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Até o momento, não houve a responsabilização do Estado ou dos agentes de segurança por essas mortes. 

Ausência de médicos
A Secretaria de Saúde de São Vicente instaurou um procedimento administrativo para apurar uma possível irregularidade contratual da Smedimix Serviços Combinados em Saúde Ltda., devido a não cobertura dos plantões médicos contratados para os serviços de pediatria no Pronto-Socorro Central.

Prejuízo à população
Segundo informações da pasta, esse tipo de situação "vem ocasionando 'claros' na escala e consequentemente a descontinuidade da assistência pediátrica pré-hospitalar, conforme observado nos dias 5, 6, 7 e 8 de maio". A empresa recebeu essa notificação no último sábado. Ela poderá ser punida com uma advertência para resolver o problema de forma imediata. 

Possíveis penalidades
Se a demanda não for atendida, a Smedimix Serviços Combinados em Saúde estará sujeita à multa contratual de 3% do valor anual, rescisão do contrato e até mesmo a suspensão do direito de licitar e contratar com o Município por dois anos. A empresa tem cinco dias para apresentar a defesa para a Secretaria Municipal de Saúde. 

Ajuste na lei
O prefeito santista Rogério Santos (Republicanos) sancionou, na última sexta-feira, a Lei 4.480/2024, que altera a norma que trata do selo "Estabelecimento Amigo do Bariátrico". Desde o ano passado, os restaurantes que aderirem à iniciativa e oferecem rodízio e festivais deverão conceder desconto de 50% no preço das refeições para pessoas submetidas à gastroplastia.  

Exigências
De autoria do vereador Zequinha Teixeira (PP), a nova legislação deixa claro como é possível obter esse benefício. O consumidor deverá apresentar a Carteira de Identificação do Paciente Bariátrico ou o laudo ou declaração de médico responsável, devidamente inscrito no Conselho Regional de Medicina. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

LEIA A COLUNA

Prefeitura de Cubatão planeja novo estacionamento de caminhões

LEIA A COLUNA

Paulo Corrêa Jr. cobra maior fiscalização de caminhões na Rodovia dos Imigrantes

LEIA A COLUNA

Futuro da pesca de São Paulo será discutido amanhã na Alesp

2
Entre em nosso grupo