LEIA A COLUNA
Aliança dependia de acordos em algumas cidades do Interior, como São José do Rio Preto, onde não houve acerto. Os rumos do MDB santista serão definidos pela Executiva nacional
Sandro Thadeu
28/06/2024 - sexta às 02h30
Incerteza
A possibilidade de o MDB apoiar a pré-candidatura da deputada federal Rosana Valle (PL) à Prefeitura de Santos depende do acordo entre as legendas em algumas cidades paulistas, como São José do Rio Preto. Porém, um fato recente pode atrapalhar essas negociações e afetar essa possível parceria local entre os partidos.
Cada um por si
Na cidade do Interior mencionada acima, o MDB tem o deputado estadual e ex-secretário de Estado de Agricultura, Itamar Borges, como pré-candidato ao Executivo, e havia um diálogo para o vice da chapa ser indicado pelo PL. Na última quarta-feira, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) anunciaram apoio integral ao nome do coronel Fábio Candido (PL) na disputa pela Administração Municipal.
Integração para valer
A decisão de o MDB apoiar Rosana dependerá do aval do presidente nacional da sigla, o deputado federal Baleia Rossi. "O MDB de Santos quer uma construção com diálogo, com participação e acima de tudo com união", destacou o presidente municipal da agremiação, André Ursini, em sua página no Instagram.
Apoio fechado
A empresária e ex-diretora regional de Assistência e Desenvolvimento Social na Baixada Santista, Cris Forssell, anunciou que fará hoje, às 18h30, no Hotel Namoa Pollastrini, um pronunciamento oficial a respeito das eleições deste ano . A coluna apurou que ela deverá anunciar o apoio à pré-candidatura ao Executivo do ex-prefeito Marco Aurélio Gomes (PL).
Compromisso
Durante o evento, Cris apresentará detalhes do projeto Avança Itanhaém, que promete “transformar a Cidade” e gerar 5 mil novos empregos no Município. Essa proposta era uma espécie de carro-chefe da pré-campanha dela. O integrante do PL assumiu o compromisso de incorporá-la no plano de governo que será apresentado aos eleitores.
Réu por homofobia
O juiz da 1ª Vara de Bertioga, Daniel Leite Seiffert Simões, acatou a denúncia apresentada pela promotora de Justiça Joicy Romano, na última terça-feira, e tornou o vereador Eduardo Pereira (PSD) réu por homofobia. O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) fez esse pedido, devido a uma atitude tomada pelo parlamentar na sessão do dia 21 do mês passado.
Saindo de cena
Naquela ocasião, Pereira se recusou a ler o Projeto de Lei 35/2023, que institui o Programa Respeito Tem Nome, voltado à promoção da cidadania de pessoas LGBTQIA+ do Município. Na sequência, ele abandonou o plenário. A proposta é de autoria de Renata Barreiro (PL).
Atitude hostil
Na avaliação de Joicy, o parlamentar "incitou a discriminação e estimulou a hostilidade contra o grupo LGBTQIA+, praticando discriminação penalmente típica diante da externalização de ideias de inferiorização, aversão, segregação e intolerância, razão pela qual a conduta encontra subsunção no crime de racismo".
Em aberto
A coluna não conseguiu contato com Pereira até o fechamento da coluna de hoje, mas o espaço segue aberto para a manifestação do vereador de Bertioga.
Nova rodada
A vereadora e pré-candidata à Prefeitura de Santos pelo PT, Telma de Souza, participará hoje da conversa com moradores e comerciantes do Macuco para tratar do projeto do túnel submerso Santos-Guarujá. Organizada pela Associação Comunitária do Macuco (Acom), essa atividade ocorrerá na Rua José do Patrocínio, 138, a partir das 15 horas.
Responsabilidade
Na semana anterior, o grupo recebeu o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). "A comunidade pode contar com o meu apoio na defesa de um projeto responsável e aperfeiçoado para gerar o menor impacto possível para quem vive na região", destacou o tucano em suas redes sociais ao divulgar a participação dele nesse bate-papo com a comunidade.
Audiência remarcada
A Comissão Especial de Vereadores (CEV) da Câmara de Santos para tratar de assuntos relacionados ao túnel Santos-Guarujá realizaria hoje audiência pública, na sede do Legislativo. No entanto, o encontro foi adiado para a próxima quarta-feira, dia 3, no mesmo horário, em razão da agenda do presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini.
Deixe a sua opinião
ver todos