Domingo, 24 de Novembro de 2024

DólarR$ 5,80

EuroR$ 6,04

Santos

22ºC

LEIA A COLUNA

Operação especial da PM garantirá acesso de candidatos a comunidades

A garantia foi dada pelo secretário de estado da Segurança Pública, Guilherme Derrite, em entrevista exclusiva concedida ontem ao programa ZR News, da rádio Santa Cecília FM

Sandro Thadeu

05/09/2024 - quinta às 01h30

Sem restrições
O deputado federal licenciado e secretário de Estado da Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL), esteve em Santos ontem e garantiu que, se necessário, a Polícia Militar fará operações especiais para assegurar que candidatos a prefeito e a vereador nas eleições deste ano possam fazer campanhas livremente em qualquer localidade da Baixada Santista. Essa medida tem o objetivo de garantir que o crime organizado não vai interferir no exercício da cidadania e no direito de campanha dos postulantes a cargos públicos.

Compromisso
"Qualquer candidato que tiver dificuldade para entrar em qualquer bairro ou comunidade tem que levar essa informação para o comando de policiamento local. Independente do partido, avisem os policiais. Se preciso for, vamos montar uma operação", afirmou o titular da pasta, durante entrevista exclusiva concedida ao programa ZR News, da rádio Santa Cecília FM.

Vítima do sistema
Em resposta ao jornalista Zerri Torquato, Derrite mencionou que esse tipo de iniciativa já é uma realidade na Capital, pois sempre há uma viatura da PM acompanhando todos os concorrentes à Prefeitura de São Paulo nas atividades de campanha. "Em 2022, depois de ter passado a eleição, eu ouvi dizer que não poderia entrar o santinho do '22' (número do PL), porque 'era do partido do deputado que acabou com a saída temporária. Fui prejudicado por isso e não vou permitir que isso aconteça, mas precisamos ficar sabendo (dessas situações)", justificou.

Triste realidade
Nas duas últimas eleições, candidatos ao Executivo e ao Legislativo vinculados a partidos e coligações liderados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelos ex-governadores João Doria e Rodrigo Garcia (ambos eram do PSDB) foram impedidos de fazer campanha em áreas de favela e de morros da Baixada Santista por determinação do crime organizado. 

Confiança plena
Composta por PCdob, PT e PV, a federação Brasil da Esperança, em Praia Grande, decidiu não lançar candidatura ao Executivo e apoiar o jornalista Pai Roblez (PDT) na disputa pela Prefeitura. "O Roblez é o candidato da oposição mais preparado, comprometido com o povo e tem propostas factíveis. Lutaremos para levá-lo ao segundo turno", ressaltou o presidente municipal do PV, Afonso Ueno.

Sintonia fina
Graduado em História, Pedagogia, Filosofia e Ciências Sociais, Ueno chegou a colocar o nome à disposição da federação para concorrer à Administração Municipal, mas optou em tentar uma vaga no Legislativo. "O PV abriu mão de insistir em uma candidatura própria em nome do consenso dos partidos federados. O PDT está alinhado com as demandas dos verdes", explicou.

Cannabis em pauta
Hoje, a Câmara de São Vicente discutirá o veto do Executivo ao Projeto de Lei 49/2024, que trata da criação do programa municipal de uso da cannabis para fins medicinais e distribuição gratuita nas unidades de saúde de medicamentos prescritos à base de planta inteira ou isolada que contenha em sua fórmula o canabidiol. A proposta é de autoria do vereador Gustavo Palmieri (PSB). 

Tratamento diferenciado
Os vereadores também irão analisar se aceitam, ou não, o veto ao Projeto de Lei 149/2023, do parlamentar Benevan Souza (Republicanos), que trata do atendimento prioritário de pais, mães ou responsáveis que possuem filhos com algum tipo de deficiência nas unidades de saúde do Município. 

Homenagem a Edmur Mesquita
O viaduto localizado no Km 62,350 da Via Anchieta, em Santos, recebeu o nome de "Deputado Edmur Mesquita", conforme previsto na Lei 17.786/2024. No último sábado, foi instalada a placa com o nome do político santista, que morreu em 12 de fevereiro de 2022, aos 67 anos, devido a complicações da covid-19. A proposta de fazer essa singela homenagem partiu da deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB). Santista de nascimento, ela vive e tem um trabalho focado na região de Sorocaba. 

Dedicação ao serviço público
Fundador do PSDB, em 1998, Edmur foi vereador e secretário municipal de Cultura. No Governo do Estado, trabalhou como chefe de gabinete e secretário adjunto da Secretaria de Cultura, vice-presidente da Fundação Casa, assessor especial do governador, diretor-executivo da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) e subsecretário de Desenvolvimento Metropolitano. Em 2020, ele retornou à Prefeitura de Santos como assessor técnico da Secretaria de Governo, facilitando a interlocução do Município com os governos estadual e federal.  

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

LEIA A COLUNA

Futuro da pesca de São Paulo será discutido amanhã na Alesp

LEIA A COLUNA

Sincronismo dos semáforos de Santos estão em fase final de ajustes

LEIA A COLUNA

Policiais e GCMs aposentados podem reforçar as equipes do CCO de Santos

2
Entre em nosso grupo