Sexta, 11 de Abril de 2025

DólarR$ 5,86

EuroR$ 6,66

Santos

24ºC

LEIA A COLUNA

Mourão quer discutir gestão das 
filas de cirurgias eletivas do SUS

O deputado federal do MDB solicita a realização de uma audiência pública para debater medidas para aprimorar a eficiência e transparência do sistema público de saúde do País

Sandro Thadeu

12/04/2024 - sexta às 02h00

Eficiência do SUS em debate
O deputado federal Alberto Mourão (MDB) apresentou, na última terça-feira, o pedido para realizar uma audiência pública para discutir a gestão das filas de cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a implementação do Sistema de Demanda, Regulação e Transparência (Sideretra-SUS), cujo objetivo é monitorar a oferta de consultas e exames de alta complexidade, cirurgias eletivas e vagas de internação de emergência.

Pai da ideia
O Sideretra-SUS está previsto no Projeto de Lei 992/2024, de autoria do parlamentar. Apresentada no mês passado, a matéria será analisada pelas comissões de Saúde e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. A propositura busca enfrentar as lacunas e melhorar a eficiência no gerenciamento das filas hospitalares, fortalecendo a transparência e a eficiência do SUS. 

União de forças
"A integração entre os diferentes atores que constroem o SUS, incluindo o Parlamento e a sociedade civil, é essencial para promover uma gestão participativa capaz de enfrentar os desafios e encontrar soluções inovadoras", destacou Mourão. 

Time qualificado
Ex-prefeito de Praia Grande, o deputado sugeriu os seguintes nomes para participar da audiência pública: Carlos Amilcar Salgado, diretor do Departamento de Regulação Assistencial e Controle do Ministério da Saúde; Carlos Augusto Grabois Gadelha, professor titular da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca; Eleuses Paiva, secretário de Saúde de São Paulo; Fábio Baccheretti Vitor, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); e Hisham Mohamad Hamida, presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).

Na liderança
O Instituto Paraná Pesquisas divulgou ontem um levantamento sobre a corrida eleitoral em Guarujá. Nos dois cenários estimulados, método no qual os entrevistados têm acesso ao nome dos concorrentes, o ex-prefeito Farid Madi (Pode) lidera com uma vantagem superior a 30 pontos percentuais em relação aos demais adversários. A sondagem foi realizada entre os dias 5 e 10 deste mês com 700 eleitores. 

Diferença considerável
No cenário 1, Farid aparece na dianteira com 44,7%. Na disputa pelo segundo lugar, há um empate técnico entre vários nomes, já que a margem de erro dessa consulta é de 3,8 pontos percentuais para cima ou para baixo. Nesse segundo pelotão, o vereador Raphael Vitiello (PP) surge em vantagem numérica (11,1%), seguido por Cláudio Fernando (Novo - 4,3%), Tenente Nicolaci (PL - 4,1%), Thaís Margarido (União - 3,9%), Coronel Rogério (PRTB - 3,6%), Marcelo Pepe (PSB - 3,4%), Edilson Dias (PT - 2,9%) e Adilson de Jesus (PSDB - 2,1%). Outros 12,9% disseram que votarão nulo ou em branco e 7% não sabem ou não quiseram responder os entrevistadores. 

Panorama semelhante
O panorama é muito semelhante no cenário 2, com Farid Madi atingindo 47,6% das intenções de voto. Em um patamar mais abaixo, aparecem Raphael Vitiello (12,4%), Cláudio Fernando (4,7%), Coronel Rogério (4,6%), Pepe (4%), Edilson Dias (3,1%) e Adilson de Jesus (2,3%). Brancos e nulos somam 14,4% e 6,9% não sabem/não responderam. Essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-08778/2024.

Nova política municipal
O prefeito santista Rogério Santos (Republicanos) sancionou, ontem, a Lei 4.465/2024, que institui a Política Municipal de Cuidados Paliativos para garantir a atenção integral de saúde das pessoas com doenças sem possibilidade de cura, assim como a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares, mediante alívio de dor e do sofrimento, estendendo, inclusive, ao luto. 

Respeito ao paciente
De autoria do presidente da Câmara, Cacá Teixeira (PSDB), a matéria tem como diretrizes a capacitação de profissionais para qualificá-los em cuidados paliativos, a multidisciplinaridade profissional, o fortalecimento de políticas públicas, assim como o respeito à dignidade da pessoa e à liberdade na expressão da vontade do paciente de acordo com seus valores, crenças e desejos. 

De olho no Legislativo
Importante liderança comunitária do bairro do Japuí, em São Vicente, e ex-presidente municipal do Podemos Mulher, a cabeleireira Inês do Espírito Santo Barros, mais conhecida como Tia Inês, é uma das apostas do Novo para conquistar uma cadeira no Legislativo nas eleições deste ano. A professora e servidora pública Mara Valéria, em 2004, foi a última mulher eleita para a Câmara vicentina.

Dedicação ao próximo
Após apoiar outros nomes em pleitos anteriores, ela decidiu concorrer à Câmara após ficar indignada com o descaso para com a população da Cidade. Há 35 anos, Tia Inês realiza um trabalho social voluntário junto à comunidade e aos moradores em situação de rua e atuou por oito anos na Pastoral da Criança. Além disso, a pré-candidata ao Parlamento faz parte do Conselho Municipal de Saúde. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

HORA DO VOTO

Novas eleições são marcadas em Mongaguá, Panorama e Bocaina para o dia 8 de junho

COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA

Allison Sales propõe criação de CEI para apurar atos da secretária de Segurança

COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA

Justiça afasta Carlos Ticianelli da presidência da Câmara de Bertioga

2
Entre em nosso grupo