COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA
André Mendonça ministrará aula magna na Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Sandro Thadeu
07/04/2025 - segunda às 02h15
André Mendonça em Santos
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça estará em Santos no próximo dia 25. O magistrado ministrará a aula magna sobre "Direito e Justiça no Brasil" na Universidade Santa Cecília (Unisanta). A atividade será realizada a partir das 18 horas, no auditório do Bloco E da instituição (Rua Cesário Mota, 8, Boqueirão - 4º andar).
Referência no combate à corrupção
Nascido em Santos, Mendonça é mestre e doutor em Direito pela Universidade de Salamanca (Espanha) e passou a ganhar evidência durante o Governo Bolsonaro, atuando como advogado-geral da União (AGU) e, posteriormente, ministro da Justiça e Segurança Pública. Em dezembro de 2021, foi empossado ministro da mais alta corte do País. Em 2011, ele recebeu o prêmio especial do Instituto Innovare por idealizar e coordenar um grupo na AGU responsável, naquele ano, pela recuperação de R$ 329,9 milhões desviados em esquemas de corrupção por meio de ações judiciais.
Unidos pelo futebol
O integrante do STF também é torcedor do Santos Futebol Clube, que é presidido por Marcelo Teixeira. O dirigente também tem a responsabilidade de comandar o Conselho de Administração da Unisanta. Além de Mendonça, o STF possui outro membro que é apaixonado pelo Peixe: Gilmar Mendes.
Baixada Santista em pauta
Na última quinta-feira, o ex-prefeito de Mongaguá Márcio Cabeça (Republicanos) foi recebido pelo presidente estadual da legenda, Roberto Carneiro. Durante o encontro realizado na sede do diretório paulista do partido, na Capital, ambos conversaram a respeito de desafios e oportunidades para a Baixada Santista.
Novo desafio à vista?
"O Márcio Cabeça é um líder experiente, que trouxe contribuições importantes e compartilhou sua visão sobre os desafios da região. Nosso encontro foi marcado por um diálogo produtivo, troca de experiências e alinhamento em torno de projetos para fortalecer ainda mais o Republicanos na Baixada Santista", destacou o dirigente partidário.
Sem comando
O Republicanos está sem um coordenador regional na Baixada Santista e no Vale do Ribeira. Apesar disso, ainda consta no site a informação que esse cargo é exercido por Fábio Moura, que foi afastado da função no dia 10 de março por determinação do presidente nacional da agremiação, o deputado federal Marcos Pereira. Essa decisão foi tomada, após a coluna ter divulgado em primeira mão que o então dirigente local agrediu a esposa. No último dia 25, ele também foi exonerado do gabinete do parlamentar.
Domingo na Paulista
A deputada federal Rosana Valle (PL) e os parlamentares estaduais da legenda ligados à Baixada Santista, Paulo Mansur e Tenente Coimbra, participaram do ato realizado ontem na Avenida Paulista para defender a anistia dos envolvidos nos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro de 2023.
Festa na praia
Já o deputado federal e ex-prefeito de Santos Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) aproveitou o dia de ontem na Cidade e curtiu ao lado da família o show do cantor Thiaguinho, na Praia do Gonzaga. Ele ficou em evidência em três momentos: durante a exibição de um vídeo da Prefeitura sobre o Carnaval santista minutos antes de começar a apresentação musical; na homenagem feita ao ex-jogador de futebol José Macia, o Pepe, que comemorou 90 anos, em fevereiro; e no final do evento, quando foi celebrado os 479 anos do Município - o show iria ocorrer no dia 26 de janeiro (data do aniversário de Santos), mas foi adiado em razão das fortes chuvas.
Continuidade em Eldorado
O prefeito interino de Eldorado, Professor Noel Castelo (SD), venceu as eleições suplementares realizadas ontem, conquistando 41,87% dos votos válidos (3.092 sufrágios). O pleito teve mais dois concorrentes: Doutor Galindo (PSD - 37,85%) e Dra. Débora (PT - 20,27%).
Chapa de vereadores
Ex-líder quilombola, Castelo estava no comando do Município desde o dia 1º de janeiro, quando assumiu como vereador e foi eleito presidente da Câmara. Como Elói Fouquet (PSDB), o nome mais votado para o Executivo no ano passado, teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o docente passou a exercer, de forma provisória, a função de chefe do Executivo. O vice eleito é o vereador Professor Joel (União).
Deixe a sua opinião
ver todos