Segunda, 31 de Março de 2025

DólarR$ 5,70

EuroR$ 6,17

Santos

28ºC

COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA

Marcos Caseiro: "Santos tem os piores indicadores de tuberculose do planeta"

O médico e vereador de Santos fez o alerta na sessão da Câmara da última terça-feira

Sandro Thadeu

29/03/2025 - sábado às 04h33

Marca negativa
Uma característica comum dos santistas é exaltar a qualidade de vida, a história e as belezas do Município. No entanto, algumas marcas negativas são desconhecidas e até mesmo ignoradas. Uma delas é que a Cidade possui o maior índice de tuberculose do planeta, segundo o vereador, professor universitário e médico infectologista, Marcos Caseiro (PT). 

Números alarmantes
O docente aponta que, em 2023, o Brasil registrou um coeficiente de incidência de 39 casos dessa doença por 100 mil habitantes. Em Santos, esse índice foi de 121 infectados por 100 mil pessoas. Ao analisar os dados por região do Município, os bairros da área central contabilizaram 350 casos por 100 mil habitantes e os da Zona Noroeste, 240 para cada 100 mil moradores. "Esses números envergonham a nossa cidade", lamentou. 

Esquecimento
Caseiro lamentou o fato de que a imprensa, de uma forma geral, não tenha dado destaque ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 24 de março. Criada em 1982 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a data foi instituída para marcar o centenário da descoberta do bacilo causador da doença, o Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch. 

Postura tímida
O vereador também criticou a postura da Prefeitura por não ter feito, segundo ele, nenhuma grande ação em relação à tuberculose na última segunda-feira. No ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde informou que registrou 458 casos da enfermidade, sendo 95 reincidências. Neste ano, foram contabilizados 75 casos, sendo 58 novos e 17 reincidências.  

Intervenção
O prefeito de Guarujá, Farid Madi (Pode), assinou ontem o Decreto 16.733, que determina a intervenção da Administração Municipal na City Transportes Urbano Intermodal Ltda., a concessionária do transporte coletivo da Cidade, pelo período de 90 dias, com a possibilidade de renovação por igual período. Essa medida foi tomada para assegurar a continuidade e a qualidade do serviço prestado à população, após a identificação de uma série de problemas relacionados ao controle de gastos, compras, contratos e recursos humanos.

Nova responsabilidade
O decreto estabelece que o interventor será o coronel reformado da Polícia Militar (PM) Renato Paulo Nicolaci Fincatti, que foi exonerado ontem do cargo de secretário municipal de Saúde e nomeado como adjunto da pasta de Meio Ambiente e Segurança Climática. A área da Saúde está sob o comando interino do médico epidemiologista Fábio Mesquita. 

Transparência total
A equipe liderada por Fincatti terá acesso irrestrito a todas as informações, documentos e instalações da empresa, assegurando a fiscalização adequada e o cumprimento das obrigações contratuais, regulatórias e legais. Além disso, esse comitê poderá realizar auditorias e implementar ajustes necessários no funcionamento da concessionária. O espaço segue aberto para que a City Transportes se manifeste. 

Fora do mandato
O vereador de Praia Grande Cadu Barbosa (PRD) solicitou ontem licença do cargo pelo período de um mês, a partir do dia 2 de abril. Durante esse período, a vaga do parlamentar será ocupada pelo primeiro suplente da sigla, Jefferson Lins Rodrigues, o Je Lins. 

Compromisso em Brasília
Atual presidente da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs), Barbosa também está à frente do Departamento da Causa Animal da União dos Vereadores do Brasil (UVB). Um dos compromissos do legislador neste mês será em Brasília, que receberá a 24ª edição da Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais entre os dias 22 e 25 do próximo mês.

Novo serviço
Na última quinta-feira, a Câmara de São Vicente aprovou o Projeto de Lei 7/2025, que busca instituir no Município a Central de Achados e Perdidos de Placas Veiculares. De autoria do vereador Jefferson Cezarolli (Pode), a proposta prevê que a entrega desses objetos ocorrerá mediante apresentação de documento pessoal. Para a retirada, será necessário a apresentação do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou Certificado de Registro do Veículo (CRV), em suas versões física ou digital, além da documentação de identificação pessoal do proprietário do veículo.

Inspiração
"Em pleno verão, temos visto nos noticiários e redes sociais inúmeros casos de alagamentos por toda nossa região. Pegos de surpresa, muitos motoristas acabam enfrentando os trechos com acúmulo de água nas vias, e alguns destes acabam perdendo suas placas veiculares", destacou o parlamentar, mencionando que essa iniciativa já é uma realidade em outras cidades brasileiras. Agora, o texto segue para a sanção do prefeito Kayo Amado (Pode). 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA

TCESP julga irregular contrato de gestão do AME Santos

COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA

PSB elege novos diretórios municipais

COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA

Caseiro defende que secretários tenham formação na área de atuação

2
Entre em nosso grupo