LEIA A COLUNA
Em entrevista exclusiva à coluna, o ministro do Empreendedorismo citou que a privatização da Autoridade Portuária de Santos atrasaria a realização dessa obra estratégica à população
Sandro Thadeu
01/03/2025 - sábado às 04h20
Diferenças cruciais
O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB), afirmou que o lançamento do edital para a construção do túnel Santos-Guarujá, na última quinta-feira, representa a vitória de um pensamento em defesa dos serviços de caráter estratégico para o País, como a gestão dos portos. A privatização da Autoridade Portuária de Santos, defendida pelo então ministro da Infraestrutura do Governo Bolsonaro e atual governador, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), foi impedida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Modelo acertado
A mudança de rumos foi fundamental para viabilizar mais rapidamente as obras da ligação seca, que devem ser iniciadas em 2026. "No modelo defendido pelo Tarcísio, o túnel começaria a ser construído pela empresa vencedora da concessão apenas no sétimo ano de contrato. Antecipamos a construção do túnel Santos-Guarujá em cinco anos", ressaltou França em entrevista concedida ontem à coluna.
O articulador
Ex-governador, o socialista iniciou o Governo Lula como ministro de Portos e Aeroportos, cargo que ocupou até o início de setembro de 2023, quando mudou para a atual pasta. Além do túnel, ele teve um papel importante na articulação de mais dois projetos aguardados há anos pela população da Baixada Santista: a revitalização dos armazéns do Valongo, em Santos, e a conclusão das obras do Aeroporto Civil Metropolitano, em Guarujá, que poderá receber os primeiros voos ainda este ano.
Força política regional
"Eu sempre digo que a Baixada Santista precisa ter mais força política. Eu me lembro quando o Paulo Alexandre Barbosa (atual deputado federal), Bruno Covas (já falecido) e eu estávamos no secretariado do governador (Geraldo) Alckmin, nós insistimos na questão do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que era um investimento muito alto. Ele acabou cedendo, mas, certamente, se a gente não estivesse ali, o VLT não sairia do papel", relembrou.
Argumentos convincentes
Durante a primeira reunião ministerial, França destacou que a construção do túnel Santos-Guarujá deveria ser uma das prioridades do governo Lula e reforçou que o presidente sabia muito bem as dificuldades enfrentadas diariamente pela população por ter morado na infância em Guarujá. "Estamos falando de uma obra com um custo muito alto, mas eles não sabiam que a Autoridade Portuária de Santos tinha quase R$ 3 bilhões em caixa. Além disso, havia uma tese no Governo Federal que essa ligação seca seria para melhorar o mundo urbano e não o portuário. O túnel vai favorecer o desenvolvimento econômico, a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população. Esses argumentos ajudaram a convencê-los sobre a importância desse investimento", ressaltou .
Passando do ponto
Na sessão da última quinta-feira da Câmara de Santos, o vereador Allison Sales (PL) fez um comentário desrespeitoso sobre Lula, referindo-se ao petista como "nove dedos". A expressão incomodou parte dos colegas, que consideraram a fala inadequada.
Separando joio do trigo
O primeiro a se manifestar sobre o ocorrido foi o decano da Casa de Leis, Benedito Furtado (PSB). Ele criticou a fala do integrante do PL e relembrou que o presidente perdeu o dedo mínimo da mão esquerda em um acidente de trabalho. "Divergência política é uma coisa. Ofensa é outra", frisou o socialista.
Direto ao ponto
Marcos Caseiro (PT) também foi enfático na crítica: "Isso é capacitismo (discriminação contra pessoas com deficiência)". O parlamentar mencionou que acionaria a Comissão de Ética, Decoro e Corregedoria Parlamentar. Chico Nogueira (PT) considerou que a fala de Sales envergonha o Parlamento santista. Para Débora Camilo (PSOL), o pronunciamento do colega marca de uma forma negativa "as pessoas que deveriam ser tuteladas pela Câmara".
Erro reconhecido
Sales disse que não teve a intenção de ofender Lula e ainda justificou que o presidente também já teve falas capacitistas. "Eu peço desculpas. A gente reconhece quando erra e eu estou aqui para aprender com vocês", afirmou.
Gratuidade no transporte
De hoje até segunda-feira, das 14 horas às 18h30, os adultos que estiverem acompanhados de crianças estarão isentos de pagar a tarifa dos ônibus municipais de Cubatão. Essa medida busca garantir a participação desse público nas festividades de Carnaval "Matinê Kids", que serão realizadas no Parque Anilinas.
Lista de reivindicações
O prefeito de Bertioga, Marcelo Vilares (União), e os demais chefes do Executivo dos municípios do Litoral Norte (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) foram recebidos no Palácio dos Bandeirantes pelo governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), na última quarta-feira, e reforçaram o pedido por mais recursos para ajudar no custeio da saúde durante a alta temporada de verão e melhorias nas estruturas das escolas da rede estadual.
Cobrança necessária
Os gestores municipais também reforçaram a necessidade de mais investimentos no setor de saneamento e da duplicação de alguns trechos da Rodovia Rio-Santos, incluindo ciclovias. A expectativa é que as obras no trecho entre Caraguatatuba e Ubatuba tenham início ainda este ano.
Deixe a sua opinião
ver todos