POLÍTICA
O Prefeito de São Vicente assumiu o cargo para mais um mandato
Robson de Castro
25/02/2025 - terça às 10h48
O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) reconduziu ao cargo de presidente, o Prefeito de São Vicente, Kayo Amado.
A reunião ocorreu no Auditório do Grupo A Tribuna e contou com a presença dos nove prefeitos dos municípios da Baixada Santista e do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que esteve na região para anunciar investimentos na área de saneamento. Também estiveram presentes o Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab e a Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.
É a primeira vez, na história do Condesb, que um prefeito assume para um segundo mandato consecutivo. Kayo Amado falou sobre as prioridades para este ano:
"As prioridades são muito claras, a gente precisa avançar na questão de saúde pública regional. Sabemos que a regionalização é uma pauta do Estado, então a gente tem propostas a apresentar. Peruíbe tem um hospital pronto, precisando de apoio para abrir. Bertioga tem um hospital pronto, precisando de apoio para abrir. São Vicente tem uma maternidade quase pronta, precisando de apoio para abrir. Então, nós vemos que a Baixada, na verdade, tem uma capacidade de se organizar quando você olha todos de maneira regional. Saúde é uma prioridade, a questão de mobilidade urbana, a fase do VLT para a Área Continental é uma prioridade regional também, porque as pessoas se deslocam regionalmente. E, avançar nas questões, por exemplo, de consórcios, de discussões de compras públicas. São desafios que a gente tem que enfrentar. E claro, o que eu já seguia enfrentando nesse primeiro mandato, que é o 'Programa Rios Vivos'. Precisamos desassorear os nossos rios e canais. Os nossos canais estão soterrados de sentimentos. Nós temos um programa do Governo do Estado, conseguimos mais atenção e, agora, começaremos a utilizar aqui na Baixada Santista."
Ele também reforçou que seguirá o que já tem sido feito com relação às cobranças às concessionárias, como a Sabesp e ao Governo do Estado, em diferentes pautas.
"O Condesb é um órgão de planejamento, e, também, de pressão. Então, em diversos momentos e a todo instante, a gente questiona. Por exemplo, a Sabesp, se o serviço não está correto, não está funcionando bem, nós questionamos. A gente questiona o Governo do Estado em diversas pautas. É um órgão de planejamento, de pressão e de encontro dos prefeitos para que a gente consiga trazer mais recursos e investimentos para a Baixada."
Deixe a sua opinião
ver todos