Quarta, 08 de Janeiro de 2025

DólarR$ 6,13

EuroR$ 6,31

Santos

27ºC

LEIA A COLUNA

Justiça Eleitoral nega pedido de Rodrigo Casa Branca para assumir Prefeitura

Segundo colocado na disputa pelo Executivo de Mongaguá, o empresário refuta existência de racha com o colega de sigla e chefe do Executivo interino, Luiz Berbiz de Oliveira, o Tubarão

Sandro Thadeu

07/01/2025 - terça às 01h40

Solicitação negada
O juiz da 189ª Zona Eleitoral de Itanhaém, Paulo Alexandre Rodrigues Coutinho, indeferiu o pedido de liminar apresentado pelo União Brasil, no dia 30 de dezembro, para que o empresário Rodrigo Casa Branca fosse diplomado prefeito de Mongaguá. A decisão foi proferida no dia seguinte. O político justificou a medida como necessária para "garantir a continuidade administrativa, especialmente considerando o período de alta temporada no Município, caracterizada pela grande quantidade de turistas".

Passando para o próximo
Casa Branca argumentou que, por ser segundo nome mais votado para o Executivo, deveria assumir a gestão municipal, uma vez que o primeiro colocado na disputa, Paulinho Wiazowski (PP), teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em decisão monocrática do ministro André Mendonça que ainda precisa ser referendada em plenário. 

Equipe preparada
O magistrado apontou que o período de alta temporada não configura situação excepcional que justifique a subversão do processo eleitoral. Afinal, o Município conta com "estrutura administrativa permanente e servidores efetivos capacitados para manter o funcionamento dos serviços públicos essenciais, independentemente da transição política".

Fogo amigo?
Coutinho negou o pedido do partido político, pois o entendimento do TSE e do Supremo Tribunal Federal (STF) é o oposto do requerido. Além disso, explicou que, em situações como a de Mongaguá, o presidente da Câmara assume interinamente o comando da cidade. Por esse motivo, Luiz Berbiz de Oliveira, o Tubarão, que é do mesmo partido de Casa Branca, está provisoriamente como prefeito.

Fechado com o Tubarão
O empresário afirmou à coluna que ingressou com esse pedido da Justiça Eleitoral, devido ao receio em relação à futura decisão sobre a formação da nova Mesa Diretora. Tubarão venceu a disputa pela presidência do Legislativo contra Osvaldo de Freitas Ferreira, o Dr. Osvaldo (PL), por apenas um voto de diferença (7 a 6). "O Tubarão é meu irmão, meu parceiro. A qualquer momento, se ele precisar da minha colaboração na gestão interina dele, eu estarei à disposição ", ressaltou Casa Branca.

Mudança de peças
O prefeito interino de Mongaguá decidiu substituir titulares de pasta que foram anunciados na última quinta-feira. O jornalista e secretário adjunto de Saúde, Eduardo Rodrigues, assumiu o comando dessa área no lugar da enfermeira Ana Paula Camargo. A professora de carreira Marina Paiva ficará no comando da Educação, substituindo o também docente Márcio Carlos Rodrigues.

Baianinho no Executivo
Tubarão também divulgou mais três novidades no primeiro escalão. Candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Casa Branca, o ex-vereador Antonio Eduardo dos Santos, o Baianinho (MDB), ficará à frente da pasta Gestão e Inovação. Paulo Roberto Pereira Filho será o responsável pela área de Administração e Governo. O Turismo estará nas mãos de Eduardo Menucci. 

Eles ficam
O chefe do Executivo também decidiu manter os responsáveis pelos setores de Cultura (Pedro Saletti), Desenvolvimento Econômico (Max Ovídio de Souza Oliveira), Esporte e Lazer (Rafael Passueli), Planejamento e Finanças (Nely São Pedro dos Santos) e Segurança (Sérgio Aparecido).

Caminhos diferentes
Os três candidatos ao Executivo de Guarujá que apoiaram o atual prefeito Farid Madi (Pode) na disputa do segundo turno - o ex-vereador e policial militar (PM) reformado Ronald Nicolaci (PL), o empresário Marcelo Pepe (PSB) e a jornalista Thaís Margarido (União) - decidiram trilhar caminhos distintos. O integrante do PL disse à coluna que está tranquilo neste momento, resolvendo pendências pessoais. 

Eleições à vista
Além da política partidária, o integrante do PSB tem outra ambição para 2026: ser eleito presidente do São Paulo Futebol Clube. Apaixonado pelo tricolor paulista, Pepe foi diretor comercial da instituição em 2014 e em 2015 e faz parte do grupo político do atual responsável pelo clube, Julio Casares. Nas últimas semanas, o empresário recebeu sondagens de alguns partidos políticos e está pensando seriamente em concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa. 

Cidadã metropolitana
Thaís aceitou o convite de Farid para comandar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário. Única mulher a concorrer ao Executivo da Pérola do Atlântico neste ano, a jornalista foi uma das integrantes da Comissão de Transição e já atuou como titular da pasta de Turismo de Guarujá e de Cubatão. Além disso, trabalhou na Prefeitura de Santos como diretora do Escritório de Assuntos Metropolitanos e secretária adjunta de Governo.

Sonho realizado
A psicóloga Claudia Alonso (Pode) e o médico Adriano Catapreta (PSD) tomaram posse ontem como vereadores de Santos. A primeira está ocupando a cadeira de Fabrício Cardoso, que assumiu a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. Já o segundo está na vaga de Bruno Orlandi, que retornou ao comando da pasta de Assuntos Portuários e Emprego. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

LEIA A COLUNA

Epidemiologista Fábio Mesquita está de volta à Prefeitura de Guarujá

LEIA A COLUNA

Kayo Amado determina que secretarias reduzam 10% das despesas de custeio

LEIA A COLUNA

Débora Camilo: "Precisamos fazer as pazes com a história"

2
Entre em nosso grupo