POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA
Ações foram apresentadas pelo ex-prefeito Gilson Bargieri (MDB) e pelo Podemos
Sandro Thadeu
26/04/2025 - sábado às 04h15
Segue o jogo
O juiz Guilherme Pinho Ribeiro, da 295ª Zona Eleitoral de Peruíbe, julgou ontem improcedentes os pedidos para anular o resultado do pleito do ano passado para o Executivo, vencido por Felipe Bernardo (PSD) por uma diferença de apenas 81 votos sobre o ex-prefeito Gilson Bargieri (MDB). As ações foram movidas pelo candidato derrotado e pelo Podemos, que indicou Wanessa de Matos como vice da chapa. Ambos podem recorrer da decisão.
Disparo em massa
No pedido encaminhado à Justiça Eleitoral, os autores apontaram que, na madrugada do dia da eleição, foi disseminado para a população, via WhatsApp, a informação inverídica que Bargieri estava inelegível. Eles alegaram que três servidores comissionados da gestão anterior teriam participado desse esquema.
Provas frágeis
O magistrado avaliou que não foram apresentadas provas cabais para comprovar o disparo em massa do documento falso, tampouco a existência de uma estrutura organizada para este fim a ponto de configurar abuso de poder. "A análise minuciosa das provas produzidas não permite estabelecer, com o grau de certeza necessário, a autoria da fabricação do documento falso, tampouco a responsabilidade direta dos requeridos por sua disseminação", afirmou na sentença.
Ação rápida
Ribeiro citou, ainda, que as testemunhas não trouxeram elementos concretos que ligassem o envolvimento dos três servidores na divulgação de fake news. Além disso, ele mencionou na sentença que, no início da manhã do pleito, antes mesmo do início da votação, uma nota de esclarecimento foi expedida pela Justiça Eleitoral para desmentir a informação falsa.
Sem resposta
A coluna pediu um posicionamento de Bargieri a respeito da decisão judicial, mas não obteve retorno do ex-prefeito. O espaço segue aberto para manifestação dele.
Alma lavada
Ex-chefe do Executivo de Peruíbe e principal cabo eleitoral de Felipe Bernardo, Luiz Maurício (PSD) usou as redes sociais para lembrar que a pesquisa realizada pelo Instituto Badra já apontava a vitória do seu ex-chefe de gabinete. "A maior fake news foi fazer as pessoas acreditarem que a eleição seria anulada. Tudo não passou de uma aventura jurídica, coisa de quem não sabe perder", ressaltou ele, que complementou: "enquanto alguns tentam reescrever o passado, seguimos focados em transformar o presente e construir um futuro melhor para a nossa cidade".
Promessa não realizada
O vereador Cristen Charles, mais conhecido como Cristen na Mira (MDB), aproveitou a manifestação de Luiz Maurício para criticá-lo. "O ex-prefeito comemorando que a eleição foi anulada e falando de fake News é engraçado demais. Foi ele que cravou para população que 'até dezembro de 2024, o hospital estará funcionando em parceria com o Governo do Estado'. Obviamente, uma mentira", ressaltou.
Lançamento
O PSB de São Paulo lançará hoje a pré-candidatura do ex-prefeito de São Vicente e ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB), para o Governo do Estado. O anúncio será feito durante o congresso paulista da legenda, que ocorrerá a partir das 9 horas na Assembleia Legislativa.
Apoio declarado
Na última quinta-feira, o prefeito de Recife e futuro presidente nacional da sigla, João Campos, participou de uma atividade na Fundação FHC, na capital paulista. Na ocasião, o socialista reiterou que o partido apoiará a intenção de França entrar na disputa pelo comando do Palácio dos Bandeirantes. O representante do Executivo federal exerceu o mandato de governador entre abril e dezembro de 2018.
Olhar estratégico
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante (PT), recebeu ontem, na sede paulista da instituição financeira, em São Paulo, o prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), o secretário municipal de Governo, Fábio Ferraz, e o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). Durante a audiência, foi firmado o compromisso de o banco custear um grande estudo no Município para o enfrentamento dos impactos provocados pelas mudanças climáticas.
Linha especial
Santista de nascimento, Mercadante mencionou que o BNDES possui um setor para tratar de temas relacionados à sustentabilidade e acenou positivamente sobre a liberação de recursos para a realização das obras necessárias que serão indicadas nesse planejamento estratégico.
Fim do cartão-postal?
Barbosa defendeu que o dinheiro dessa instituição financeira possa ser destinado para o reposicionamento dos prédios tortos da orla. Segundo a Prefeitura, os 65 edifícios com declividade mais acentuada estão concentrados entre os canais 2 e 6, ou seja, nos bairros do Gonzaga, Boqueirão, Embaré e Aparecida.
Saindo na frente
A presidente do PP Mulher de Mongaguá, Cristina Wiazowski, terá a candidatura ao Executivo confirmada no próximo dia 5, às 19 horas, no Clube Itapoã (Avenida Marina, 39, Centro), onde ocorrerá a convenção do partido. O vice da chapa será o empresário Julio da Imobiliária (PDT).
Deixe a sua opinião
ver todos