LEIA A COLUNA
A codeputada estadual pelo PSOL pode recorrer da decisão em segunda instância
Sandro Thadeu
13/09/2024 - sexta às 03h15
Para tudo
Um dia após a Justiça Eleitoral barrar a candidatura ao Executivo do ex-prefeito de Itanhaém, João Carlos Forssell (PV), o juiz da 189ª Zona Eleitoral, Paulo Alexandre Rodrigues Coutinho, proferiu decisão similar ao acolher o pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) para impugnar o registro de inscrição no pleito da codeputada estadual Profª Poliana Nascimento (PSOL). Ela faz parte do mandato coletivo Monica do Movimento Pretas, que é representado na Assembleia Legislativa por Monica Seixas (PSOL).
Contas em aberto
A promotora de Justiça Eleitoral do Município, Ana Claudia Budal Arins, apontou que a docente não apresentou a prestação de contas da campanha de 2020, quando disputou o Executivo municipal pela primeira vez. A falta dessa documentação é um obstáculo significativo para a diplomação dos eleitos e afeta a condição de elegibilidade.
Problema adicional
O mesmo magistrado já havia indeferido o pedido de registro da federação PSOL/Rede para concorrer na eleição de Itanhaém, sob o argumento de que a Rede está suspensa, o que impede a federação de participar do pleito deste ano.
Contestação
Poliana poderá contestar a decisão de primeira instância no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) para tentar obter autorização do Judiciário para concorrer ao Executivo.
Sinal verde
Por outro lado, o ex-prefeito de Guarujá Farid Madi (Pode) foi o último dos nove concorrentes ao Executivo municipal a ter a candidatura deferida pela Justiça Eleitoral. A decisão foi proferida pelo juiz da 212ª Zona Eleitoral, Cândido Alexandre Munhóz Perez.
Confiança na Justiça
“Estou muito satisfeito com o deferimento da minha candidatura e da nossa coligação. Essa decisão confirma que a verdade prevalece e esperamos que isso ponha fim às 'fake news', que em nada contribuem para a democracia e só servem para confundir o eleitor. Desde o início, tivemos plena confiança na Justiça e agora seguimos, todos os partidos coligados, firmes no propósito de fazer um Guarujá feliz de novo”, destacou Farid, que vem liderando as pesquisas de intenção de voto para a Administração Municipal.
Contestação
Apesar dessa vitória em primeira instância, o promotor eleitoral Nilton de Oliveira Mello Neto apresentou ontem um recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Ele argumenta que Farid não pode participar do pleito deste ano, devido a uma condenação por improbidade administrativa em órgão colegiado, resultando na suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito.
Haja água gelada
Desde maio, os aparelhos de ar condicionado dos gabinetes dos vereadores de Santos estão inoperantes. Ontem, os assessores e parlamentares tiveram dificuldades de trabalhar por causa das altas temperaturas registradas ao longo de todo dia. Débora Camilo (PSOL) lembrou que as salas não são arejadas e cobrou providências do presidente da Casa, Cacá Teixeira (PSDB). O tucano se comprometeu a apresentar uma resposta na próxima sessão.
Agenda na Baixada Santista
Hoje, a deputada federal Adriana Ventura (Novo) terá uma série de compromissos partidários na Baixada Santista. Às 9 horas, a parlamentar visitará o comitê central do candidato a prefeito de Itanhaém pela legenda, o vereador Silvinho Investigador, e da vice, Irene Freitas Charif (PRTB). Na sequência, ela terá uma conversa com os candidatos ao Legislativo da coligação e participará de uma caminhada pelo Centro.
Aquela força
Adriana também estará hoje em São Vicente para gravar vídeos com o candidato a prefeito pelo Novo, Marcelo Rocha, e com postulantes ao Legislativo pelo partido. Amanhã, a deputada federal terá mais alguns compromissos partidários em Santos. Em menos de uma semana, essa é a segunda vez que uma importante liderança da agremiação visita a Baixada Santista. Na última terça-feira, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve na Associação Comercial de Santos.
Deixe a sua opinião
ver todos