Segunda, 25 de Novembro de 2024

DólarR$ 5,80

EuroR$ 6,08

Santos

19ºC

LEIA A COLUNA

Guarujá: Marcelo Pepe, Nicolaci e Sidnei Aranha estarão na disputa pela Prefeitura

O empresário do PSB e o advogado do PCdoB tiveram as candidaturas homologadas ontem. O ex-vereador do PL terá o médico e ex-prefeito Waldyr Tamburus (Republicanos) como vice

Sandro Thadeu

30/07/2024 - terça às 02h00

Pronto para a estreia
O empresário Marcelo Pepe (PSB) teve a candidatura à Prefeitura de Guarujá confirmada na noite de ontem, durante a convenção partidária realizada na ADC Dow Química Guarujá, no Jardim Conceiçãozinha. A coligação será composta por mais três legendas: Agir, PDT e PMB. O nome do vice da chapa ainda segue em aberto. Essa será a primeira vez que Pepe entra em uma disputa eleitoral. 

Prestígio
O ex-governador e ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB), está muito empolgado com a campanha do colega de partido. Ele fez questão de participar do evento de ontem, assim como o deputado estadual Caio França (PSB) e o vice-presidente nacional do PDT, Antonio Neto, que também comanda a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).  

Apoio tricolor
Uma das paixões de Pepe é o São Paulo Futebol Clube. O presidente do tricolor paulista, Júlio Casares, gravou um vídeo para declarar apoio ao candidato do PSB ao Executivo da Pérola do Atlântico. "O Marcelo Pepe é um cara trabalhador e dinâmico, que certamente vai contribuir muito nessa eleição municipal. Ele tem a habilidade de reunir todos na mesma sintonia para trabalhar e trazer resultados para o Guarujá", ressaltou. 

Aranha na disputa
Outra candidatura à Prefeitura de Guarujá homologada na noite de ontem foi a do advogado e ex-secretário municipal do Meio Ambiente, Sidnei Aranha (PCdoB). Realizada no Restaurante Al Mare, a convenção da federação Brasil da Esperança, formada por PCdoB, PT e PV, contou com a presença de importantes lideranças comunistas, incluindo o deputado federal e ex-ministro do Esporte, Orlando Silva (PCdoB), e o presidente estadual da sigla, Rovilson Brito.

Referência
Aranha se destacou à frente da pasta de Meio Ambiente e, em 2021, foi eleito presidente do Fórum Nacional de Gestores de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, órgão ligado à Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Naquele período, ele já atuava como diretor de Oceanos, Recursos Hídricos e Saneamento da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma). De novembro do ano passado a junho deste ano, o advogado trabalhou como superintendente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho da Autoridade Portuária de Santos.

Pintou o vice
O PT indicou o líder comunitário João Feitoza, mais conhecido como Chaulin, como vice na chapa. Militante histórico do partido da estrela vermelha, ele vinha se preparando para se lançar candidato a vereador nas eleições deste ano. Essa possibilidade ainda precisa ser referendada.

Cabo eleitoral de peso
No último sábado, o ex-presidente da Câmara de Guarujá Tenente Nicolaci foi oficializado como candidato a prefeito pelo PL. Ontem, ele divulgou nas redes sociais um vídeo do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), no qual parabeniza o ex-vereador por topar o desafio de concorrer ao Executivo. "Estamos juntos. Conta com a gente. Eu tenho certeza de que você será bem-sucedido", frisou o gestor paulista.

Ponto de equilíbrio
O vice de Nicolaci será o médico e ex-prefeito Waldyr Tamburus (Republicanos). O partido é presidido no Município pelo ex-deputado federal Marcelo Squassoni, que teve um papel crucial no alinhamento entre a sigla e o PL. "Somos o equilíbrio e a reação que Guarujá precisa diante da falta de segurança e da estagnação que identificamos na Cidade. Tenho certeza de que minha experiência e minha atuação em Brasília serão fundamentais para o próximo chefe do Executivo", ressaltou o ex-parlamentar.

Alternativa à esquerda
"O PSOL aparece como uma efetiva resposta ao sistema de nefasto compromisso, barganha e cumplicidade entre o prefeito e os vereadores". A declaração é do advogado e candidato a prefeito de São Vicente pelo partido, Rui Elizeu, cujo nome foi aprovado para disputar o Executivo, durante a convenção da federação PSOL/Rede realizada no último domingo, no Ilha Porchat Clube. 

Povo deixado de lado
Na avaliação do jurista, "a aliança entre Executivo e Legislativo impõe aos vicentinos o preterimento de iniciativas políticas que visam ao interesse público para priorizar projetos particulares de poder, o que dissocia a gestão do combate à desigualdade social e o real desenvolvimento do Município".

Vida de militância
A vice da chapa de Rui será a artesã e estudante de Letras Venusta Mie Fukushima Trindade. Atual secretária de Direitos Humanos e Minorias do PSOL de São Vicente, ela iniciou a militância política de esquerda em 1990, quando fazia parte do movimento estudantil. Após viver por cerca de 15 anos no Japão, a integrante da legenda retornou ao Brasil em 2010 e tem hoje uma forte atuação nas áreas ambiental e de economia solidária. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

LEIA A COLUNA

Paulo Corrêa Jr. cobra maior fiscalização de caminhões na Rodovia dos Imigrantes

LEIA A COLUNA

Futuro da pesca de São Paulo será discutido amanhã na Alesp

LEIA A COLUNA

Sincronismo dos semáforos de Santos estão em fase final de ajustes

2
Entre em nosso grupo