Quarta, 18 de Dezembro de 2024

DólarR$ 6,15

EuroR$ 6,45

Santos

27ºC

LEIA A COLUNA

Grupo do PSOL de São Vicente deixa o partido e processa dirigentes locais

O advogado Rui Elizeu é um dos autores desses pedidos protocolados na Justiça

Sandro Thadeu

17/12/2024 - terça às 02h20

Racha
O advogado Rui Elizeu, nome escolhido pelo PSOL para disputar a Prefeitura de São Vicente nas eleições deste ano, ingressou na Justiça com uma queixa-crime por difamação contra o presidente da sigla, Antônio Bravini, e demais integrantes do diretório municipal da legenda. O jurista pediu para se desfiliar da agremiação, assim como outros cinco candidatos a vereador (Artur Calunga, Edna Santos, Herica Moura, Mayara Natale e Soares da Lotação). que também estão processando a cúpula local do partido pelo mesmo motivo.

Reputações manchadas
No dia 21 de setembro, Elizeu e o grupo desses postulantes ao Legislativo participaram de um ato conjunto dos concorrentes ao Executivo municipal de oposição, realizado na Praça Coronel Lopes. Durante o evento, os prefeituráveis discutiram os problemas da Cidade e apresentaram propostas à população. A participação desses filiados do PSOL não foi bem aceita pelo comando local do partido, que emitiu uma nota pública para criticá-los. Eles se sentiram ofendidos por terem sido associados a candidatos "fascistas" e ligados à extrema-direita. 

Fora da disputa
"Há clara imputação difamante de conduta que nos associa, liga e alinha a 'fascistas',
comportamento altamente reprovável na sociedade atual", destaca um dos trechos do pedido de Elizeu, que milita na área de Direitos Humanos, com foco na violência policial. Dias depois dessa atividade pública, a vice da chapa do PSOL, Venusta Fukushima, desistiu da disputa e a legenda ficou sem um nome para a eleição majoritária.

Ofensa
O advogado também apresentou uma queixa-crime por injúria contra Bravini. No dia 1º de setembro, Elizeu questionou a tesoureira estadual do PSOL, Karina Fernandes, sobre a demora para o envio de recursos de campanha para os candidatos a vereador de São Vicente. Ela respondeu que o presidente municipal ainda não havia encaminhado a planilha com os valores a serem recebidos. Diante disso, o advogado encaminhou um ofício ao presidente para solicitar providências urgentes para resolver a questão. No dia seguinte, Elizeu foi chamado de "canalha" e "ridículo" pelo dirigente da sigla no grupo de WhatsApp do diretório municipal. 

Desconhecimento
Bravini afirmou à coluna que não tinha conhecimento dos processos, assim como os demais dirigentes municipais da legenda. O presidente da agremiação afirmou que vai se manifestar após serem formalmente notificados sobre as queixas-crime que tramitam na 1º e na 2ª Vara Criminal de São Vicente. 

Liberou
O prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), assinou ontem o Decreto 10.634, que trata de medidas destinadas a garantir a segurança nos festejos de Ano-Novo. Após pressão de vários vereadores, a Administração Municipal autorizou que as barracas credenciadas pela Secretaria Municipal de Esportes atendam ao público das 19 horas do dia 31 de dezembro até às 3h30 de 1º de janeiro.

Busca pelo diálogo
Além disso, o horário de funcionamento do comércio ambulante será até as 22 horas do dia 31. A venda de bebidas alcoólicas em garrafas de vidro estará proibida nos quiosques a partir das 21 horas. Ao longo dos últimos dias, a Prefeitura vinha dialogando com a Polícia Militar, permissionários de quiosques e ambulantes para tentar encontrar a melhor solução possível diante dos impasses.

Companheiro de luta
O deputado federal Vicentinho (PT) teve uma série de atividades na Baixada Santista ao longo do último sábado. Em Santos, o parlamentar participou da plenária da Associação dos Anistiados Políticos Metalúrgicos da Baixada Santista, no Sindicato dos Metalúrgicos. 

Rodinhas nos pés
O petista também esteve em Peruíbe, onde esteve em uma reunião com representantes do diretório municipal da sigla, apoiadores e cidadãos. Durante a atividade, ele ganhou uma peteca de presente de um garoto. Vicentinho ainda passou por Itanhaém e Mongaguá, onde conversou com militantes do PT. À noite, o deputado participou das celebrações da 24ª Festa em Homenagem a Iemanjá, em Santos.

Sessão adiada
A sessão extraordinária da Câmara de Cubatão realizada ontem terminou mais cedo, devido à falta de quórum. A justificativa para o encerramento antecipado dos trabalhos legislativos foi o incêndio de grandes proporções que atingiu a Vila dos Pescadores, no início da manhã. 

Solidariedade
Para ajudar as cerca de 100 famílias que ficaram desabrigadas, a Prefeitura está centralizando as arrecadações na sede do Fundo Social de Solidariedade (FSS), que fica no Vão Cultural do Parque Anilinas, com entrada pela Rua Assembleia de Deus, 435, Jardim São Francisco. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13 horas às 16h30, em dias úteis.
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

LEIA A COLUNA

Câmara de Cubatão desiste de mudar o nome do plenário

EMPREENDEDORISMO

Brasil e Colômbia reforçam cooperação bilateral em apoio às MPEs e artesanato

LEIA A COLUNA

Bertioga quer entrar para a Rota Turística do Tiro Esportivo                               

2
Entre em nosso grupo