Quarta, 03 de Julho de 2024

DólarR$ 5,56

EuroR$ 6,08

Santos

25ºC

LEIA A COLUNA

Filiados do PL não serão obrigados a deixar cargos na Prefeitura de Santos

Informação é do deputado Tenente Coimbra, um dos coordenadores da sigla na região

Sandro Thadeu

01/07/2024 - segunda às 02h00

Liberdade
Coordenador do PL na Baixada Santista ao lado da deputada federal Rosana Valle, o parlamentar estadual Tenente Coimbra afirmou à coluna, na última quarta-feira, que não há uma determinação para que os filiados ocupantes de cargos comissionados na Prefeitura de Santos deixem os postos de trabalho, pois eles não estão representando a sigla na gestão municipal. "Obviamente, essas pessoas se afastam do partido. Mas, no PL, defendemos a liberdade de cada um escolher. Alguns escolhem por crenças, outros por dinheiro", admitiu. 

PL no Governo
Há três integrantes da legenda que estão no primeiro escalão da atual Administração Municipal: Odair Gonzalez, presidente da Prodesan; Antonio Carlos Silva Gonçalves, responsável pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET); e Raquel Gallinati, que assumiu recentemente a Secretaria de Segurança no lugar de Sérgio Del Bel Junior, que vinha exercendo essa função desde 2013. 

Desconhecimento
Coimbra criticou a decisão do prefeito Rogério Santos (Republicanos) de nomear a delegada da Polícia Civil, que é a primeira suplente do PL na Assembleia Legislativa. "Surpreende terem tirado o coronel Del Bel, que tem tantos anos à frente da secretaria, para tentar fazer política com alguém que não conhece nem a Cidade. Infelizmente, eles rifam as secretarias para se perpetuarem no poder. Foram mais de dez secretarias alteradas nos últimos meses. Um caos total", justificou. 

Sem surpresas
A coluna apurou que a possibilidade de Raquel assumir a Secretaria Municipal de Segurança começou a ser articulada em fevereiro deste ano. O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, inclusive deu sinal verde para a delegada atuar na Prefeitura de Santos e mostrar serviço em sua área de atuação. 

Sempre presente
A direção nacional do PL sempre manteve boas relações com o deputado federal e ex-prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). A sigla esteve nas duas gestões do tucano e seguiu na base de apoio de Rogério. Por vários anos, o partido foi coordenado na Baixada Santista por Odair Gonzalez, que é próximo de Costa Neto.  

Recordar é viver
No dia 31 de agosto de 2019, o Parque Balneário Hotel, em Santos, recebeu a 1ª edição da Conferência Estadual do PL Mulher Paulista, que contou com a presença do então presidente nacional da sigla, José Tadeu Candelária, que, atualmente, comanda a agremiação no Estado. Ao ser questionado por este colunista sobre a possibilidade de Rogério Santos se filiar à legenda para disputar a Prefeitura de Santos no ano seguinte, o dirigente partidário respondeu da seguinte forma: "O PL está de portas abertas para recebê-lo. É um excelente nome para ser o próximo prefeito de Santos. (...) Vejo o Rogério como um jovem capacitado e preparado para fazer uma gestão pró-ativa na Cidade". 

Pronto para a disputa
Candidato à Prefeitura de Santos pelo PV, em 2020, o jornalista e consultor empresarial Moysés Fernandes usou as redes sociais, ontem, para informar o lançamento da pré-candidatura a vereador pelo PSB. Ele se comprometeu em fazer uma discussão qualificada junto aos eleitores sobre diversos assuntos, com foco especial na área ambiental. 

Pautas essenciais
Ao longo dos últimos meses, Fernandes foi uma das principais vozes contrárias à implantação de uma usina de incineração de resíduos sólidos na Área Continental do Município, devido aos riscos que serão causados à saúde da população da região. Ele também tem defendido a adoção de medidas de mitigação de danos aos eventos extremos decorrentes das mudanças climáticas e a realização das podas inteligentes das árvores. 

Sob nova direção
O ex-presidente da Câmara de Itanhaém e da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs), Rogelio Salceda, não é mais o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico. A partir de hoje, a pasta está sob o comando do empresário e professor de surf Antonio Pierre Pugliese Musacchio.

Nova responsabilidade
O ex-vereador deixou o Governo por ter aceitado o convite para coordenar o setor de Comunicação da futura campanha à reeleição do prefeito Tiago Cervantes (Republicanos). "Que venha este novo ciclo. Minha vida sempre foi feita de desafios e, desta vez, não será diferente", destacou ele.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

LEIA A COLUNA

Turismo deverá representar 10% do PIB paulista ainda este ano

REI PELÉ

Lei institui 19 de novembro como Dia do Rei Pelé

POLÍTICA

Deputada quer desburocratizar importação de medicamentos para doenças raras

2
Entre em nosso grupo