LEIA A COLUNA
Divulgação dos nomes desses integrantes do primeiro escalão do governo foi feita ontem
Sandro Thadeu
31/12/2024 - terça às 02h30
Referência na Cultura
O prefeito eleito de Guarujá, Farid Madi (Pode), anunciou, na noite de ontem, que o ator e produtor cultural Marcelo Wallez será o novo secretário de Cultura. Formado em Artes Visuais e pós-graduado em Políticas Públicas, Educação e Sociedade, o artista exerceu a presidência do Conselho Municipal de Política Cultural e tem se destacado na defesa dos trabalhadores do setor, além de lutar pela ampliação de investimento público nesse segmento.
Mudança de planos
Inicialmente anunciada como nova titular da pasta de Gestão Administrativa, a professora Leila Silva de Oliveira pediu ao chefe do Executivo para permanecer na Educação. A solicitação foi aceita e ela ficará como secretária adjunta dessa área, que será liderada por Mohamad Rahim. Em seu lugar, o docente Valter Batista de Souza, suplente de vereador pelo Podemos, foi confirmado como responsável pela Gestão Administrativa.
Retorno ao Executivo
Ex-diretor da Faculdade de Guarujá e ex-coordenador geral do Colégio Adélia Camargo Corrêa, o educador exerceu o cargo de secretário municipal de Turismo durante a primeira gestão de Farid (2005-2008) e foi um dos profissionais escalados pelo futuro gestor para integrar a Comissão de Transição de Mandato. Em 2016, Batista concorreu a prefeito pela Rede e, quatro mais tarde, pelo PSOL.
Novo passo
Na última segunda-feira, mais um passo foi dado no sentido de, finalmente, viabilizar a construção do túnel Santos-Guarujá. O Ministério de Portos e Aeroportos encaminhou o projeto para análise do Tribunal de Contas da União (TCU). Trata-se da maior obra do novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), lançado pelo Governo Federal, em agosto do ano passado. Avaliada em cerca de R$ 6 bilhões, ela será custeada com recursos da União e Governo do Estado.
Meta cumprida
No dia 8 de novembro, o titular da pasta, Silvio Costa Filho (Republicanos), esteve em Santos para participar da abertura da temporada de cruzeiros marítimos 2024/2025 e garantiu que essa proposta seria enviada até o final de dezembro para avaliação do órgão de fiscalização. A expectativa é que a licitação para iniciar a construção dessa ligação seca seja lançada e concluída até junho do próximo ano.
Estrutura
O túnel imerso será o primeiro desse tipo na América Latina e terá 860 metros de extensão, com 21 metros de profundidade, ligando o bairro de Outeirinhos, em Santos, ao distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá. Serão seis pistas, sendo três para cada sentido - uma delas poderá ser adaptada para receber o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) -, além de ciclovia e passagem para pedestres.
Missão cumprida
Após três mandatos consecutivos na Câmara de Praia Grande (2013-2024), o administrador de empresas Roberto Andrade e Silva, o Betinho (Republicanos), anunciou ontem que encerrou o seu ciclo como vereador na Cidade. "Cada etapa dessa caminhada foi guiada pela fé em Deus, com o amor da minha família e pelo voto de confiança de uma população que sempre me inspirou a responsabilidade de dar o melhor de mim", ressaltou.
Trajetória marcante
Com 26 anos de vida pública, Betinho começou como assessor parlamentar na Câmara Municipal (2001-2004). De 2005 a 2008, trabalhou no gabinete do prefeito Alberto Mourão (MDB). Durante a gestão de Roberto Francisco (2009-2012), atuou como secretário executivo e subsecretário de Educação. Ele também presidiu a Câmara no biênio 2015/2016. "Deixo o Legislativo municipal com o coração tranquilo, certo de que fiz o meu melhor. Cumpri minha missão com amor e dedicação. E, acima de tudo, com a certeza de que os praiagrandenses sempre poderão contar comigo", afirmou.
Olhar metropolitano
Betinho também desempenhou um importante papel de articulação e na discussão de temas metropolitanos como presidente da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) entre 2019 e 2022. Além disso, foi o responsável por comandar o Parlamento Regional da Região Metropolitana da Baixada Santista no biênio 2022/2023.
De volta a Mogi
A enfermeira e gestora de saúde pública Rebeca Ribeiro Barufi está deixando o comando da Secretaria de Saúde de Bertioga. Ela aceitou o convite da prefeita eleita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli (PL), para dirigir essa mesma pasta na cidade, onde é servidora pública concursada desde 2010.
Grande responsabilidade
Após passar por vários setores da Saúde em Mogi das Cruzes, Rebeca passou a atuar, em 2020, como secretária adjunta dessa área. Nesse período, a enfermeira foi a responsável técnica do hospital de campanha instalado para atender os pacientes com covid-19.
Deixe a sua opinião
ver todos