LEIA A COLUNA
Durante a sessão de ontem, os vereadores trouxeram à tona vários problemas do setor
Sandro Thadeu
12/02/2025 - quarta às 02h00
Problemas de sobra
A sessão de ontem da Câmara de Santos foi marcada por diversos pronunciamentos e pela apresentação de requerimentos dos vereadores sobre falhas na área da Educação, secretaria sob a responsabilidade da vice-prefeita Audrey Kleys (Novo). Entre os problemas levantados, destacaram-se a falta de climatização nas salas de aula, dificuldades na matrícula dos alunos em escolas próximas às suas residências e os atrasos na entrega de uniformes e materiais. Essas questões foram apontadas tanto pelos parlamentares de oposição quanto pelos da base governista.
Desafio lançado
Débora Camilo (PSOL) esteve nesta semana nas unidades municipais de educação (UMEs) Professor Mário de Almeida Alcântara, no Valongo, e Professora Maria de Lourdes Borges Bernal, no Castelo, onde constatou que vários espaços estão com os aparelhos de ar condicionado quebrados. "Deixo o convite para que o prefeito Rogério Santos e a secretária de Educação passem a despachar nessas escolas para ver se a gente realmente está falando da Cidade Educadora", afirmou.
Ambiente insalubre
Allison Sales e Rui De Rosis Jr. (ambos do PL) estiveram juntos na UME dos Andradas II, na Aparecida, após receberem queixas sobre o atraso na entrega dos materiais e uniformes aos estudantes. Durante a visita, eles ficaram surpresos ao constatar que o refeitório das crianças não é climatizado e é considerado insalubre pelos próprios trabalhadores da unidade por causa da presença de pombos.
Pane no sistema
Fábio Duarte (PL) criticou o sistema de distribuição de vagas dos estudantes, que tem gerado diversas reclamações das famílias. "Parece que os responsáveis não conhecem geograficamente a Cidade. As crianças estão sendo matriculadas em escolas distantes de suas residências. Pior: irmãos que estudavam juntos estão sendo colocados em UMEs diferentes e no mesmo horário", lamentou. Chita Menezes (PSB), integrante da bancada governista, também abordou o problema apontado pelo colega de Parlamento.
Merenda prejudicada
Ex-líder do Governo e atual presidente da Câmara, Adilson Junior (PP) também apresentou um requerimento para cobrar explicações da Administração Municipal sobre a falta de profissionais da cozinha na UME Margareth Buchmann, no Embaré. Essa situação tem comprometido o atendimento pleno das crianças em tempo integral.
Dia D
O prefeito de Cubatão, Cesar Nascimento (PSD), tem agenda cheia em Brasília hoje. Às 15h30, ele será recebido pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos). O assunto principal é o pedido para que a Autoridade Portuária de Santos não dê continuidade à proposta de construir um pátio regulador de caminhões na Ilha do Tatu, que fica próxima ao Viaduto Mario Covas.
Encontro com socialistas
Na parte da manhã, o chefe do Executivo terá uma audiência com o vice-presidente e titular da pasta do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB). Além disso, o gestor municipal conversará com o ex-governador e atual ministro de Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB).
União faz a força
A sessão de ontem da Câmara de Cubatão foi encerrada em questão de minutos por falta de quórum. O presidente da Casa de Leis, Alexandre Mendes da Silva, o Topete (PSD), e outros seis vereadores - Alessandro Oliveira (Republicanos), Daniel Barbosa de Assis Silva, o Xuxa (PSDB), Edson Mota (União), Guilherme do Salão (PSB), José Elan dos Santos Gomes, o Batoré (Agir), e Marcio Silva Nascimento, o Marcinho (PSB) - estão em Brasília para participar das audiências com os representantes do Governo Federal.
De volta ao PT
Integrante do Parlamento Jovem Paulista 2007-2008, o santista João Matheus está de volta ao PT após 13 anos. Muito bem relacionado com Lurian da Silva, a primogênita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ele teve a ficha de filiação assinada ontem pelo deputado estadual Emidio de Souza (PT).
Foco na religião
Apesar de acompanhar bem a política regional desde criança por ter um contato próximo com a ex-deputada estadual e federal Mariângela Duarte (falecida em 2020), Matheus está muito focado atualmente no campo religioso, atuando como babalaô (sacerdote) da Religião Tradicional Yorùbá e utilizando o nome de Ifádẹ̀rọ̀.
Recurso para Guarujá
Emidio anunciou ontem a destinação de uma emenda parlamentar de R$ 100 mil para a saúde de Guarujá. A vinda desses recursos para a Pérola do Atlântico foi articulada pela biomédica e empresária Hélida Duarte, que faz parte do PT de São Vicente.
Pedido negado
O juiz da 189ª Zona Eleitoral de Itanhaém, Paulo Alexandre Rodrigues Coutinho, extinguiu a ação de impugnação de mandato eletivo apresentada pelo empresário Paulinho Wiazowski (PP) contra o vereador eleito e prefeito interino de Mongaguá, Luiz Berbiz de Oliveira, o Tubarão (União). A decisão é da última sexta-feira.
Perda do objeto da ação
No processo, Wiazowski alegou que, durante as eleições do ano passado, houve abuso de poder econômico por parte de Tubarão, que teve as contas desaprovadas na Justiça Eleitoral. Porém, a sentença foi reformada por meio de embargos de declaração, fazendo com que a principal acusação perdesse fundamento.
Deixe a sua opinião
ver todos