LEIA A COLUNA
O vereador se licenciou da Câmara para assumir a pasta de Infraestrutura e Serviços Públicos
Sandro Thadeu
04/01/2025 - sábado às 03h40
Transparência total
Os dois mandatos do vereador de Santos Fabrício Cardoso (Pode) ficaram marcados pelas constantes fiscalizações nos bairros e pela forte presença nas redes sociais. Agora, ele terá a caneta na mão para resolver os problemas ao ter aceitado o convite do prefeito Rogério Santos (Republicanos) para comandar a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos. O parlamentar licenciado promete manter a mesma postura de transparência no Executivo para divulgar as ações da pasta e dialogar com a população. Por esse motivo, pretende ser o secretário mais próximo do cidadão santista.
Primeiro problema
Ontem, o titular da pasta divulgou um vídeo para falar sobre o seu primeiro desafio na Administração Municipal: uma cratera aberta por problemas na rede de esgoto na Avenida Pinheiro Machado (Canal 1) - sentido Praia-Centro, quase na esquina com a Rua Evaristo da Veiga, no Campo Grande. Cardoso foi até o local e abriu diálogo com os representantes da companhia de saneamento, que explicaram que esse trecho da via terá de ficar interditado de 30 a 40 dias. Ele solicitou que a empresa mantenha equipes trabalhando de segunda a segunda no local e que a obra seja finalizada em até 20 dias.
Da teoria para a prática
Graduado em Finanças e pós-graduado em Gestão Pública, o secretário terá a oportunidade de colocar em prática o que estudou e de trazer melhorias à Administração Municipal com base em sua experiência de oito anos no Legislativo. Após atuar no Executivo pela primeira vez, Cardoso espera voltar ao Parlamento com mais subsídios para defender as demandas da população.
Em busca de um sonho
O parlamentar licenciado já confidenciou a pessoas próximas que um dia gostaria de ser prefeito de Santos. Esse desejo ficou evidente em uma live realizada na última quinta-feira. "Assumir a secretaria vai ser uma experiência importante na minha vida, já que eu pleiteio, busco e sonho ter voos mais altos. Para isso, eu preciso ter uma passagem pelo Executivo", destacou.
De volta ao poder
O ex-vereador e ex-prefeito de São Vicente Pedro Gouvêa assumiu ontem a Secretaria de Habitação de Guarujá. Nas eleições de 2024, o ex-gestor municipal foi um dos coordenadores da campanha do empresário Marcelo Pepe, o Pepe da City (PSB), que concorreu ao Executivo e apoiou Farid Madi (Pode) na disputa do segundo turno.
Experiência administrativa
Antes de comandar a prefeitura vicentina, Gouvêa foi secretário municipal de Turismo e Cultura de 2000 a 2008 e presidiu a Câmara no biênio 2011/2012. De abril a novembro de 2023, ele fez parte do Conselho Fiscal do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, por indicação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Naquele período, o Ministério de Portos e Aeroportos estava sob o comando do ex-governador Márcio França (PSB).
Novo titular do Esporte
A nomeação de Gouvêa para o comando da pasta saiu na edição de ontem do Diário Oficial. Outro nome que foi confirmado no primeiro escalão do novo governo é o do professor Alcides Magri Júnior, titular da pasta de Esporte e Lazer.
Time entrosado
O novo chefe do Executivo de Bertioga, Marcelo Vilares (União), decidiu manter 13 dos 14 secretários da gestão do antecessor, Caio Matheus (PSD). A exceção é a pasta da Saúde, onde a médica especialista em Gestão de Clínicas, Auditoria de Contas e Regulação em Saúde Fabiana Paviani substituirá a enfermeira Rebeca Barufi, que aceitou o convite para assumir essa mesma área na Prefeitura de Mogi das Cruzes.
Melhoria contínua
"Essa equipe é fruto de um projeto que o Caio e eu iniciamos lá em 2012, quando saímos com uma derrota nas eleições majoritárias municipais, mas mantivemos a lealdade ao propósito. Em 2017, quando iniciamos na Prefeitura, começamos a lapidar esse timaço que hoje é responsável pelo resultado da nossa gestão. A população mostrou nas urnas que quer a continuidade, então vamos manter nosso time", ressaltou.
Deixe a sua opinião
ver todos