Sábado, 16 de Novembro de 2024

DólarR$ 5,79

EuroR$ 6,10

Santos

23ºC

LEIA A COLUNA

Escolas municipais de Santos podem ter portas giratórias com detector de metal

Medida está prevista no projeto de lei do vereador Adriano Piemonte (União) aprovado ontem pela Câmara. Texto segue para a sanção do prefeito Rogério Santos (Republicanos)

Sandro Thadeu

15/11/2024 - sexta às 02h15

Mais segurança
Por 10 favoráveis e 5 contrários, a Câmara de Santos aprovou ontem, em segunda discussão, o Projeto de Lei 69/2023, que prevê a obrigatoriedade da instalação de portas giratórias com detectores de metais nas 86 unidades municipais de Educação (UMEs). De autoria do vereador Adriano Piemonte (União), a proposta gerou intenso debate na sessão da última terça-feira e, agora, segue para a sanção do prefeito Rogério Santos (Republicanos).

Problemas à vista
Os parlamentares contrários à propositura - Audrey Kleys (Novo), Benedito Furtado (PSB), Chico Nogueira (PT), Débora Camilo (PSOL) e Telma de Souza (PT) - entendem que essa não é a melhor resposta para combater a violência e levantaram questionamentos sobre a eficácia da ideia, considerando a arquitetura das escolas. Fabrício Cardoso (Pode) disse que a proposta é inconstitucional e optou em se abster, assim como Paulo Miyashiro (Republicanos). 

Olhar diferenciado
Sérgio Santana (PL) elogiou Piemonte e reiterou que "só sabe apresentar um projeto desse quem vive o trabalho da segurança pública, que é muito difícil". O autor da matéria ressaltou que a porta giratória é uma medida preventiva e representa uma proteção adicional para estudantes, trabalhadores e professores. "A gente não pode esperar o pior acontecer para depois fazer passeata, gritar e aparecer na televisão. A gente tem que prevenir", desabafou.

Caminho diferente
Ao participar do programa Ponto de Vista, da TV Santa Cecília, na última quarta-feira, o ex-secretário municipal de Segurança Pública e ex-comandante da PM na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, Sérgio Del Bel Júnior, afirmou ser totalmente contrário ao projeto de lei. "Se a gente quer aumentar a segurança nas escolas, a gente precisa tomar outros tipos de medida, a começar pelo diálogo com os pais e com os alunos, e promover uma cultura de paz. E a partir daí, adotar, se for necessário, medidas mais enérgicas", explicou. 

Saindo na frente
O prefeito eleito de Peruíbe, Felipe Bernardo (PSD), foi o primeiro da Baixada Santista a anunciar nomes que farão parte do primeiro escalão do novo governo. Ontem, ele confirmou que o ex-diretor de Fiscalização de Postura e da Defesa Civil e ex-assessor parlamentar dos deputados Capitão Telhada e Coronel Telhada (ambos do PP), Cristhian Rodrigues, comandará a Secretaria de Defesa Social.

Mulheres em evidência
Com mais de 30 anos de experiência em gestão pública, a advogada Patrícia Oliveira seguirá à frente da pasta de Administração. A futura primeira-dama, Glaucia Regina Arranjo, assumirá a presidência do Fundo Social de Solidariedade. Já Danielle Mamede (PSD) será a primeira mulher a chefiar o gabinete de um prefeito na Cidade. O atual presidente da Câmara, Rafael Vitor (PP), será o secretário de Governo. 

Mudanças no Legislativo
Rafael e Danielle foram eleitos para o Legislativo nas eleições deste ano. Com a nomeação deles para o primeiro escalão da Prefeitura, serão convocados os primeiros suplentes de cada sigla: o atual vereador Sérgio Teté (PP) e o ex-vice-prefeito Nelsinho do Posto (PSD).

Novo prefeito
O prefeito reeleito de Itanhaém, Tiago Cervantes (Republicanos), saiu de férias na última quarta-feira e retornará ao cargo no dia 24 deste mês. Durante esse período, a Cidade será governada pelo presidente da Câmara, Professor Fernando (PSD), que agradeceu ao chefe do Executivo pela confiança e parceria. "Vou continuar desempenhando minhas funções como representante da população, lutando pelo bem do Município", garantiu.

Rompimento político
O substituto natural de Cervantes seria o seu vice e ex-presidente do Legislativo municipal, Rodrigo Dias (PP), que abriu mão de comandar a Cidade por questões de saúde. No entanto, ambos romperam politicamente. Vale lembrar que o ex-integrante do Parlamento foi o candidato a vice de Marco Aurélio Gomes (PL) nas eleições deste ano. 

Dia de luta
O movimento Mães de Maio promoverá hoje um ato público contra a violência policial na Baixada Santista. Mais de 100 pessoas morreram em confrontos com a PM desde julho de 2023, quando a corporação deflagrou as operações Escudo e Verão. O evento ocorrerá a partir das 19 horas, na Estação da Cidadania de Santos, que fica na Avenida Ana Costa, 340, Campo Grande.  

Vítima
Uma das vítimas mais recentes das ações da PM foi o garoto Ryan Santos, de apenas 4 anos. No último dia 5, o garoto foi alvo de uma bala perdida enquanto brincava na calçada. O caso revoltou a comunidade. O porta-voz da instituição, o coronel Emerson Massera, afirmou que "provavelmente" o tiro que matou a criança saiu da arma de um policial.  

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SEGURANÇA PÚBLICA

Denarc prende 'alto escalão' de organização criminosa responsável pelo tráfico na Baixada Santista

LEIA A COLUNA

PL sobre Passe Livre Vestibular avança na Assembleia Legislativa

LEIA A COLUNA

Alesp aprova PEC que flexibiliza o orçamento paulista para a educação

2
Entre em nosso grupo