LEIA A COLUNA
Convenções municipais do PL e do MDB movimentam o cenário político no Litoral Sul
Sandro Thadeu
21/07/2024 - domingo às 01h20
Terceira chance
Segundo colocado nas duas últimas eleições de Peruíbe, o engenheiro civil Emer Jaoude foi confirmado como candidato a prefeito pelo PL, durante a convenção partidária realizada na Câmara Municipal, na manhã de ontem. A coligação contará com a participação de mais três legendas: Avante, PMB e Rede. O Novo também manifestou apoio ao grupo.
Chapa pura
O evento contou com a participação do deputado estadual Tenente Coimbra, um dos coordenadores regionais do PL. O vice da chapa será o policial militar da ativa Sargento Anderson (PL), terceiro colocado na disputa pelo Executivo municipal, em 2016.
Surpresa
Um dos momentos marcantes da convenção foi a presença do atual vice-prefeito, André de Paula (sem partido), que declarou apoio a Emer. Ambos foram vereadores juntos de 2009 a 2012. O candidato a prefeito do PL e Anderson agradeceram o gesto do novo aliado e deixaram claro que ele "não encontrará traíras no grupo".
Ação e reação
No último dia 3, André havia divulgado nas redes sociais a desfiliação do PSD, porque não foi o nome escolhido pelo Governo para disputar a Prefeitura de Peruíbe nas eleições deste ano. Em vários momentos, o prefeito Luiz Maurício (PSD) já havia sinalizado que pretendia apoiá-lo na disputa pelo Executivo, mas o gestor municipal acabou optando em lançar o ex-chefe de gabinete, Felipe Bernardo (PSD), como candidato da situação.
Time azul e branco
O MDB de Peruíbe também realizou a convenção municipal ontem e oficializou o nome do ex-prefeito Gilson Bargieri como candidato ao Executivo. A coligação será formada por mais seis legendas: Agir, Mobiliza, PDT, Podemos, PRD e PRTB. Os participantes do evento foram orientados a usar roupas nas cores branco e azul.
Olhar técnico
A vice de Bargieri será a engenheira civil Wanessa Matos (Pode), que comandou as secretarias de Obras Particulares e de Licenciamento da Prefeitura de São Vicente durante a gestão do prefeito Kayo Amado (Pode). De 2009 a 2012, ela esteve à frente da pasta de Obras, em Peruíbe. De 2017 a 2020, presidiu a Associação de Engenheiros e Arquitetos do Município.
Apoio irrestrito
Como apontado anteriormente, o PSD terá uma candidatura ao Executivo na Cidade, mas o deputado estadual Paulo Corrêa Júnior, que lidera a agremiação na Assembleia Legislativa, decidiu apoiar o integrante do MDB na disputa por essa prefeitura do Litoral Sul. "O Gilson Bargieri e a Wanessa Matos são líderes com experiência, conhecimento e amor necessários para que Peruíbe reconquiste o destaque que merece", ressaltou o parlamentar durante a convenção.
Presença ilustre
Na tarde de ontem, o vereador de Cubatão Rodrigo Alemão (PSB) foi oficializado como candidato a prefeito, durante a convenção do partido realizada na Associação Comercial e Industrial de Cubatão (Acic). O vice da chapa será o parlamentar Fábio Roxinho (Avante). O evento foi prestigiado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que chegou ao local acompanhado pelo deputado estadual Caio França (PSB).
Nova era
Durante rápido discurso, Alckmin afirmou que o século 21 é o das cidades e do governo local e elogiou o colega de partido. "Fico muito feliz de estar aqui hoje. O Rodrigo é um menino humilde, trabalhador, competente e que ama o povo. Conte conosco para a gente fortalecer a indústria, o polo petroquímico, o polo industrial e o turismo", ressaltou ele, que é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Ato de amor
O vice-presidente fez questão de saudar os postulantes ao Legislativo dos partidos que integram a comissão liderada por Alemão (Avante, PSB e Republicanos). "Ser candidato é um ato de amor ao próximo, de amor à Cidade. Meu saudoso pai dizia que não bastava viver, era necessário conviver e participar. Vocês estão dando um exemplo de amor a Cubatão", destacou.
Deixe a sua opinião
ver todos