COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA
Primeira semana do recesso de julho em algumas escolas será suspensa devido à greve dos professores. Prefeito aciona a Justiça após fala do presidente do sindicato da categoria
Sandro Thadeu
13/04/2025 - domingo às 02h00
Recesso sob risco
A Prefeitura de São Vicente decidiu suspender a primeira semana do recesso escolar de julho para as escolas da rede municipal que não tenham registrado a média diária de 50,1% dos estudantes matriculados entre os dias 3 e 11 deste mês. Essa medida está prevista em uma portaria assinada pelos secretários de Gestão e de Educação, Yuri Camara Batista e Nívea Costa Marsili, respectivamente.
Efeito colateral
O Executivo justificou que essa decisão foi necessária para readequar o calendário escolar a fim de garantir o atendimento das necessidades pedagógicas dos estudantes, devido à greve dos trabalhadores da Educação. A paralisação da categoria teve início no último dia 3, pois os servidores do setor rejeitaram a proposta de reajuste salarial e nos benefícios apresentados pela Administração Municipal.
Novo diálogo
Sob a liderança do Sindicato dos Trabalhadores no Magistério e na Educação Municipal (Sintramem), a categoria fará amanhã dois atos na Área Continental, sendo um pela manhã e outro à tarde. Na próxima terça-feira, haverá uma audiência de conciliação entre as partes no Tribunal de Justiça de São Paulo.
Indignado
Na última sexta-feira, o prefeito Kayo Amado (Pode) informou ter acionado a Justiça e a Polícia Civil em razão da seguinte declaração do presidente do Sintramem, Roberto Cicarelli Filho, contra ele durante assembleia dos professores: "se eu não desopilar o fígado hoje, aqui com vocês, eu vou lá na Prefeitura, invadir e dar uns tapas naquele desgraçado. (...) Ele tem que continuar sangrando!".
Comportamento inaceitável
"Esse cidadão nem parece um professor falando, uma pessoa que xinga, ameaça, que diz que vai invadir a Prefeitura e me agredir. Presidente, quem está sangrando não sou eu, mas são as mães e as crianças que estão sem aula", ressaltou o chefe do Executivo. A coluna pediu um posicionamento do dirigente sindical, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para a manifestação.
Bertioga em destaque
A secretária de Segurança e Mobilidade de Bertioga, Thalita Walperes, foi eleita vice-presidente do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana. A escolha da nova diretoria foi definida na última sexta-feira, durante a 92ª reunião desse grupo, em Hortolândia.
Novas possibilidades
"Sem dúvidas, compor o Fórum Paulista vai trazer outro olhar para o município de Bertioga, além de atrair investimentos que aprimorarão a nossa mobilidade urbana", destacou a titular da pasta.
Derrota em segunda instância
Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) manteve a decisão de primeira instância que rejeitou o pedido do ex-prefeito de Mongaguá Paulinho Wiazowski (PP) para tornar inelegível o engenheiro, ex-vereador e atual secretário municipal de Obras Públicas, Carlos Cafema (MDB).
Efeito limitado
O ex-chefe do Executivo alegou que o ex-parlamentar praticou abuso de poder durante a última campanha eleitoral, pois teria reproduzido e divulgado um jornal com uma matéria com conteúdo falso e difamatório sobre Paulinho, o nome mais votado para a Administração Municipal ao obter 42,47% dos votos válidos. Esse material foi encontrado no comitê de campanha de Cafema. Os desembargadores entenderam que a distribuição do material ocorreu de maneira pontual e foi prontamente interrompida por ordem judicial, não atingindo a gravidade necessária para comprometer a legitimidade do pleito.
Pendências
Das 88 unidades municipais de Educação (UMEs) de Santos, 56 delas ainda estão em processo de obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCBs). Outras 32 já possuem essa documentação. Essas informações constam em uma resposta do chefe do Departamento Administrativo, Financeiro e de Infraestrutura da Secretaria de Educação, Reinaldo de Sá Cirilo, ao requerimento do vereador Rui De Rosis Júnior (PL).
Deixe a sua opinião
ver todos