Segunda, 21 de Outubro de 2024

DólarR$ 5,69

EuroR$ 6,15

Santos

22ºC

INVESTIMENTOS PÚBLICOS

Em Brasília, Kayo Amado busca recursos de diferentes projetos para projetos de São Vicente

Porto das Naus, Encenação 2025 e mais investimento em saúde foram as pautas principais

Robson de Castro

20/10/2024 - domingo às 11h44

Em viagem à Brasília, nesta quinta-feira (17), o Prefeito de São Vicente, Kayo Amado, teve uma extensa agenda de compromissos na busca por recursos para a cidade. 

 

Logo na chegada à Capital Federal, a primeira parada foi na Câmara dos Deputados, buscando mais emendas parlamentares: 

 

"No Congresso Nacional eu tive a oportunidade de ir até o gabinete da Deputada Renata Abreu, que é uma grande parceira da cidade. Ali já fiz alguns pedidos de mais recursos para podermos custear a saúde de São Vicente.  Também fui até o plenário da Câmara, conversei com alguns deputados, em especial com o Jonas Donizetti, que foi prefeito de Campinas e hoje é Deputado Federal, estreitando um pouco o relacionamento. Mas, só a visita ao plenário em si também já é algo, fazia tempo que eu não ia até lá, um local de grandes tomadas de decisões nacionais.  É sempre um prazer estar ali", afirma o Prefeito de São Vicente, Kayo Amado. 

 

Outra visita realizada foi ao Ministério da Fazenda, no Tesouro Nacional. O objetivo foi avaliar planos de equilíbrio fiscal e analisar formas para que o Município possa recuperar a capacidade de investimento e se organizar financeiramente. 

Já com o Ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, um dos principais organizadores do Governo Federal, os assuntos incluíram a Encenação da Fundação da Vila de São Vicente 2025 e a Saúde da Primeira do Brasil: 

 

"O Ministro Alexandre Padilha sempre atende aos nossos pleitos, está atento à nossa cidade e disse que nos apoiará na organização da Encenação. Também falamos sobre as nossas dificuldades financeiras para custear a saúde em São Vicente, que precisamos de mais ajuda", afirma Kayo Amado. 

 

Outro assunto tratado foi a localidade do Instituto Federal, que já está definida e será no Centro de Convenções: "O Ministro Padilha ficou bastante animado, porque muitos municípios que receberam a indicação do Instituto Federal, do Governo Federal, ainda não apresentaram áreas e São Vicente já apresentou um local bom, organizado, com documentação, que vai transformar tudo mais rápido", ressalta o Prefeito de São Vicente. 

 

O último compromisso foi no Ministério dos Portos e Aeroportos, em uma agenda organizada pelo Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto Lucena, com o Ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, para falar sobre um dos principais patrimônios históricos da cidade, o Porto das Naus: 

 

"O Porto das Naus é o primeiro porto alfandegado do Brasil, um porto que faz parte da história do nosso país, para além da história portuária. Mas, antes disso, do início do povoamento, da formação de vila, então, ele precisa ser recuperado. Hoje nós temos aprovado um projeto no PAC de 100 mil reais para fazermos toda a parte técnica, no entanto estamos trabalhando com várias possibilidades e vários caminhos para que os Governos Estadual e Federal coloquem a chancela de ambos no Porto das Naus, como um patrimônio do Brasil", declara o Prefeito de São Vicente, Kayo Amado.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

LEIA A COLUNA

Debate sobre o número de cadeiras na Câmara de Praia Grande voltará à tona

ELEIÇÕES 2024

Saiba como foi a votação para prefeito de Santos em seu colégio eleitoral (1º turno)

LEIA A COLUNA

Ações judiciais buscam anular as eleições para a Prefeitura de Peruíbe

2
Entre em nosso grupo